Aracaju, 29 de março de 2024

PC DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE COBRAVA “PEDÁGIO”  NO SANTA MARIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quatro suspeitos foram presos, cinco adolescentes apreendidos e um adulto morreu em confronto

Após nove meses de investigações, a equipe da 9ª Delegacia Metropolitana desarticulou uma organização criminosa responsável pelo cometimento de homicídios, tráfico de drogas, roubos e extorsão a comerciantes do bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju.

De acordo com o delegado Gilberto Guimarães, que coordenou a operação, as investigações foram iniciadas no mês de março do ano passado, quando pessoas que foram vítimas de crimes contra o patrimônio resolveram denunciar a existência de um grupo criminoso que vinha aterrorizado os moradores do bairro, especificamente dos conjuntos Padre Pedro e Paraíso do Sul.

De posse de tais informações, os agentes iniciaram o trabalho de campo e confirmaram que alguns dos denunciados vinham, há alguns anos, extorquindo comerciantes a pretexto de garantir que seus estabelecimentos comerciais não fossem alvo de assaltos. Aqueles que se negavam a pagar eram roubados por integrantes do próprio grupo, via de regra assaltos praticados por adolescentes.

“Paralelamente à cobrança de “pedágio”, os suspeitos cometiam homicídios, traficavam drogas e corrompiam adolescentes, muitos dos quais arregimentados para execução de tarefas dentro na organização como a arrecadação de taxas; entrega de entorpecentes e execução de roubos”, explicou o delegado.

Com apoio da Divisão de Inteligência (Dipol) da Polícia Civil, toda atuação do grupo foi devidamente mapeada e, com base na prova coletada, foram solicitados à Justiça os mandados de prisão, todos devidamente cumpridos. Foram presos Márcio Dourado dos Santos; Adrian Alexandre Matos Rezende; José Franca da Silva Rocha e Adson Gabriel Batista dos Santos. Um quinto integrante da organização identificado como Guilherme Nunes dos Santos foi alvejado durante um confronto com os policiais civis e veio a óbito.

Também foram identificados e devidamente apresentados à Justiça, cinco adolescentes que integravam o grupo e praticaram condutas análogas aos crimes de roubo, tráfico de drogas e extorsão.

O delegado Gilberto Guimarães informou, ainda, que desde que assumiu a titularidade da Delegacia do Santa Maria, ouvia comentários de que um grupo criminoso comandava as ações no bairro e achacava comerciantes no intuito de dar proteção a seus estabelecimentos. “Esses suspeitos impunham o terror na região, cometendo homicídios como forma de estabelecer o poder pela força e impor o medo à população. Aos poucos fomos identificando algumas dessas lideranças e retirando-as do convívio social. Alguns foram presos, outros entraram em confronto com a polícia e não resistiram. Mesmo encarcerados, observamos que alguns desses líderes continuavam a manter contato com seus “subordinados,” determinando a cobrança do chamado pedágio, dinheiro com o qual adquiriam droga e armas para manter um ciclo pernicioso do crime na localidade”.

Gilberto enalteceu o trabalho dos investigadores e disse que “esta operação representa um marco para uma delegacia de bairro, cujas dificuldades estruturais são imensas, mas toda a equipe não mediu esforços para, durante mais de quatro meses, se debruçar sobre uma investigação deste porte. Não à toa, os resultados estatísticos há quatro anos consecutivos, desde que assumimos a unidade, revelam queda vertiginosa nos índices de criminalidade na região”, comemorou.

Apreensão

Além das prisões e apreensões, os investigadores apreenderam em poder dos criminosos: um veículo Palio Weekend e duas motocicletas, roubadas; três revólveres calibre 38, meio quilo de maconha e quatro aparelhos celulares produtos de roubo.

Fonte e foto SSP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também