Aracaju, 28 de março de 2024

Análise de folhas do ITPS recebe nota máxima em programa de qualidade da USP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Nota foi dada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP)

O serviço de análise de folhas, tecnicamente chamado de análise foliar, ofertado pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS) recebeu nota máxima e obteve pela sexta vez o Certificado de Controle de Qualidade do Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal (PIATV), que é coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

O Laboratório de Ensaios Inorgânicos do ITPS, que é o responsável pela análise foliar, participa anualmente do Programa Interlaboratorial. Apesar de conquistar o certificado de qualidade em todas as participações, esta é a primeira vez que ITPS obtém o conceito “A”, que é considerado a nota máxima.

“A participação no Programa Interlaboratorial possibilita que o ITPS garanta uma análise correta e confiável a seus clientes. O bom desempenho ao longo desses anos e agora o recebimento da nota máxima são a prova que o ITPS tem um diferencial de mercado, baseado na qualidade de suas análises, no aprimoramento de suas metodologias e na capacidade técnica dos seus colaboradores”, comenta a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

De acordo com a coordenadora do Laboratório de Ensaios Inorgânicos, Carolina Mangieri de Oliveira Prado, a avaliação é feita ao longo do ano, quando o Programa Interlaboratorial envia ao ITPS amostras de tecido vegetal de várias culturas. “As amostras chegam ao nosso laboratório sem nenhum tipo de identificação. A partir de então, realizamos as análises de macro e micronutrientes e enviamos os resultados nos prazos estabelecidos. Para que possamos obter a aprovação, nossos resultados têm que estar dentro de uma faixa de porcentagem de acerto. Somente os laboratórios que obtém conceito A ou B, têm direito a um certificado de aprovação e ao uso dos selos de qualidade”, detalha.

Com a aprovação no Programa Interlaboratorial, o Laboratório de Ensaios Inorgânicos do ITPS receberá um Certificado de Controle de Qualidade, e a partir de então, todos os resultados de análise foliar – emitidos pelo Instituto em 2020 – terão um selo de qualidade para o biênio 2018-2019.

Análise foliar

A análise foliar é um procedimento que permite avaliar o estado nutricional das plantas e que, aliado à análise de fertilidade do solo, serve de ferramenta aos agricultores para melhoria da produtividade da lavoura. O ensaio, que pode ser aplicado a todas as culturas, oferece dados para correção, por meio de adubação, de possíveis excessos ou deficiências no estado nutricional das plantas.

Em Sergipe, o ITPS é a única instituição pública que oferta o serviço à população. Para obter informações relacionadas à coleta da folha e valores dos serviços, o cidadão deve utilizar o Serviço de Atendimento ao Cliente do ITPS por meios dos números (79) 3179-8087 e 8080 ou se dirigir à sede da instituição, que fica na rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de Julho, Aracaju.

Por Verlane Estácio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também