Aracaju, 5 de julho de 2025
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Correios oferece serviço de Achados e Perdidos; Sergipe, no momento, 531 documentos

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Durante feriados prolongados e festas populares, quando há um aumento no trânsito de pessoas e aglomerações, a perda de documentos pessoais é bastante comum. Para ajudar o cidadão a localizá-los, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos. Documentos encontrados podem ser entregues em qualquer agência dos Correios, e a retirada é feita em uma agência centralizadora ou na unidade de atendimento indicada pelo interessado, após contato com a estatal.

Em Sergipe, no momento, 531 documentos – CNHs, RGs, carteiras de trabalho, certidões de nascimento, registros profissionais, passaportes, carteiras de estudante, documentos de veículo, títulos de eleitor, entre outros – estão disponíveis para retirada na Agência Central dos Correios, em Aracaju (Calçadão da Laranjeiras, 229 – Centro). Em 2019, foram cadastrados no sistema da empresa mais de 196 mil documentos em todo o Brasil. Desses, cerca de 5 mil foram devolvidos.

O documento perdido é entregue somente ao próprio interessado ou representante legal devidamente reconhecido, mediante pagamento da taxa de R$ 5,95 por retirada. O valor se refere ao custo de recebimento, registro, guarda e procedimentos de entrega do objeto. Para a entrega de vários documentos a uma mesma pessoa, é cobrada uma única taxa. Documentos de menores de 18 anos podem ser retirados apenas pelos pais ou responsáveis, que devem apresentar documento de identidade.

Os documentos ficam à disposição nos Correios pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Após o término do prazo de guarda, são devolvidos aos órgãos emissores. Nesse serviço, são cadastrados apenas documentos. Outros objetos, como bolsas, óculos, chaves e assemelhados não são aceitos pelos Correios. Cartões de débito ou crédito podem ser recebidos e entregues, desde que acompanhados de outro documento do mesmo titular.

Para saber se o documento perdido foi encontrado e está em uma agência dos Correios, é preciso acessar o endereço http://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm ou entrar em contato com a Central de Atendimento Correios – CAC através dos telefones 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas); 0800 725 7282 (Demais localidades); 0800 725 0898 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva).

Balcão do Cidadão – O serviço Achados e Perdidos é mais uma conveniência disponível nas agências dos Correios. A empresa presta vários outros serviços ao cidadão, como a emissão, regularização e alteração de CPF; emissão de certificado digital; e solicitação de pagamento do seguro por acidente de trânsito (DPVAT).

Por meio da iniciativa Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando parcerias com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, por meio da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.

Coordenação de Comunicação-SE

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