Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Vendedores de votos

19

Em todo período eleitoral, como o que teremos este ano, surgem campanhas contra a compra de votos, orientando o povo para não aceitar propostas indecorosas e advertindo os políticos sobre as punições aplicadas a quem tenta corromper o cidadão. Talvez para ser simpático à população, ninguém admite que também existe, por parte do eleitor, um clientelismo explícito. Quando muitos se aproximam do candidato, o fazem pensando em levar vantagem pessoal. E os pedidos são os mais diversos, desde emprego até dinheiro mesmo. É uma hipocrisia negar que, em muitos casos, a proposta de venda do voto parte do eleitor e é feita diretamente ao político. Ora, enquanto houver um mercado para a venda, haverá sempre alguém disposto a comprar. O lastimável nisso tudo é que os candidatos sérios, dispostos a trabalhar em favor da coletividade, que não aceitam o jogo da compra de votos, acabam sendo derrotados. Claro que é necessário punir os maus políticos, mas enquanto parte do povo continuar vendendo a consciência por alguns trocados, o comércio de votos permanecerá florescente. Só Jesus na causa!

Direita, volver!

Sergipe não terá nenhuma escola enquadrada no perfil cívico-militar criado pelo governo Jair Bolsonaro. A relação das instituições públicas de ensino selecionadas para participar do programa foi divulgada no twitter pessoal do ministro da Educação Abraham Weintraub. São 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal. A implementação do modelo ocorrerá ao longo do ano, em edição piloto. Vixe!

Polícia sem pistas

Passado mais de um mês do crime, a Polícia ainda não prendeu o empresário Rodrigo Rocha, principal suspeito pelo assassinato do empregado dele Jorge Alexandre Souza Santana, 28 anos. O homicídio aconteceu em Lagarto, no dia 24 de janeiro passado. O empresário acusado tem uma robusta ficha policial. No final da década de 90, ele matou a tiros o vigilante José dos Santos, de 59 anos. Foragido, Rodrigo só foi preso em 2001 no Maranhão, graças à uma ação conjunta das Polícias Federal e Civil. Homem, vôte!

Maioria masculina

Os homens são maioria absoluta entre os desembargadores brasileiros. Reportagem da Folha de São Paulo mostra que para cada cinco magistrados de instância superior apenas uma é mulher. Esse percentual se aplica a Sergipe, onde só três magistradas integram o Pleno do Tribunal de Justiça, composto por 13 desembargadores. O levantamento revela, ainda, que na Justiça estadual as juízas são 37,5%, percentual que cai para 20% na 2ª instância. Cruzes!

Pulando a cerca

E o MDB corre o risco de ficar sem representação na Câmara de Aracaju. É que os vereadores emedebistas doutor Gonzaga e Bigode do Santa Maria estão de malas prontas para trocar de legenda. Ambos aguardam apenas a abertura da janela partidária (5 de março a 3 de abril) para efetuarem a troca de endereço. Tanto Gonzaga quanto Bigode acham que terão mais chances de reeleição fora do MDB. Misericórdia!

Deixou o aquário

E Clóvis Silveira aproveitou o carnaval para deixar a presidência do PSC de Aracaju. Ele entregou o comando do partido dos peixinhos ao genro Antônio Fernandes Noronha e foi presidir o Avante em Sergipe. Clóvis assumiu o compromisso com a direção nacional da sigla de organizá-la no estado visando eleger um bom número de vereadores. Há quem garanta que, mesmo no Avante, Silveira continuará dando seus pitacos no PSC. Ah, bom!

De olho na Assembeia

O suplente de Robson Viana (PSD) torce que o parceiro de chapa de Edvaldo Nogueira (futuro PDT) seja um deputado estadual. Para ele, os melhores nomes para disputar a vice-prefeitura de Aracaju são os dos deputados Garibalde Mendonça (MDB) e Maísa Mitidieri (PSD). Sendo um dos dois e Edvaldo se reelegendo, Robson herdará o mandato de deputado estadual por dois anos. É, pode ser!

Imobilidade urbana

O vereador Lucas Aribé (PSB) está preocupado com as abandonadas calçadas de Aracaju. Segundo ele, obstáculos como hidrômetros dificultam a circulação dos pedestres. “A Prefeitura não fala em melhorar as calçadas para garantir o direito de ir e vir”, se queixa o parlamentar deficiente visual. É, e ainda dizem que Aracaju se destaca nacionalmente em mobilidade urbana. Que lorota!

Marcação serrada

O senador Rogério Carvalho (PT) exerce uma marcação serrada ao governo Jair Bolsonaro. O petista defende que os líderes das instituições democráticas se posicionem de forma clara às inferências, se comprovadas, o presidente da República contra o Congresso. “Como líder do PT no Senado estamos alinhados à todas as forças contra este crime de responsabilidade”, afirma o petista. Também é de Rogério o requerimento convocando o general de pijama Augusto Heleno para dizer quais são os congressistas que estão chantageando o governo Bolsonaro. Crendeuspai!

Cadê o reajuste?

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) defende que o governo reajuste os salários dos servidores. Segundo ele, a recuperação financeira do estado permite a concessão do benefício, esperado há mais de sete anos pela categoria. Georgeo lembra que o próprio governo admite que a receita estadual cresceu cerca de R$ 650 milhões. O deputado lamenta que, apesar da melhoria econômica, o Executivo vai deixar o funcionalismo sem reajuste. É muita maldade!

Frutas e legumes

De um bebinho, numa bodega de na zona norte de Aracaju: De tanto chupar laranjas, o ministro do turismo está descascando abacaxi. Que quiabos!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 29 de novembro de 1908.

Leia também