Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

A sensatez do governo

19

Atingidos em cheio pela pandemia do coronavíris, os comerciantes insistem para o governo de Sergipe afrouxar o decreto que, praticamente, fechou tudo no estado. Alegam, com razão, que se as empresas não abrirem logo, boa parte delas vai à falência, causando desemprego em massa e atingindo de morte a economia sergipana. Ninguém nega tal hipótese. Acontece que se o governo amolecer agora, muitos empresários podem não falir e centenas de empregos serão preservados, porém, em contrapartida, milhares de sergipanos morrerão vítimas do terrível Covid-19. Seria, portanto, uma irresponsabilidade com a população autorizar a reabertura do comércio e da indústria antes de a pandemia atingir seu pico. Portanto, atender ao apelo das empresas é condenar famílias inteiras à morte, como ocorreu na Itália, na Espanha e está acontecendo nos Estados Unidos. Misericórdia!

Quem me quer?

Presidentes de partidos correm contra o tempo para atrair pré-candidatos fortes. Eles só têm até amanhã (3) para filiar quem deseja participar das eleições de 4 de outubro. Sem poder sair às ruas por causa do coronavírus, os chefes políticos não largam as redes sociais e, na falta de nomes de peso, estão abonando as fichas de gatos e cachorros. Pelo visto, o nível dos candidatos este ano vai ao rés-do-chão. Marminino!

Fogo amigo

Eleitor do presidente Jair Bolsonaro, o senador Alessandro Vieira (Cidadania) está por aqui com o capitão de pijama, que insiste em demorar a combater o coronavírus: “Ao retardar sanções e implementação do auxílio emergência, o governo está empurrando as pessoas para a contaminação. Se é intencional, é crime. Se é falta de capacidade, chamem gente competente para ajudar. Urgente”. Crendeuspai!

Até que enfim

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está comemorando a redução dos preços cobrados pelo Detran. Segundo ele, as taxas deveriam ter diminuído em janeiro, contudo a autarquia insistiu em descumprir a lei. Renovar a habilitação, tirar uma segunda via, alterar dados ou mudar da permissão para a carteira definitiva agora estão mais baratos. Há muito tempo, Passos vinha brigando contra a carestia do Detran. Aff Maria!

Pataquada

E Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, está sugerindo à população LGBT que se adapte para oferecer serviços virtuais. Segundo cartilha editada pelo Ministério, para evitar a contaminação pelo coronavírus, os profissionais do sexo devem conversar com seus clientes: “Tente a opção do serviço virtual”, ensina. Não seria mais humano, o governo de Damares admitir que o Convid-19 não é uma gripezinha qualquer e socorrer rapidamente os brasileiros mais vulneráveis? Tenha dó!

Caindo fora

A Petrobras está virando as costas para Sergipe em meio a pior crise enfrentada pelo estado. Pensando unicamente nos lucros, a estatal anunciou a hibernação de suas plataformas em operação nos campos de águas rasas. Várias delas estão em Sergipe. O Tecarmo, na Atalaia, também deve ser desativado, assim como já aconteceu com a Fafen, de Laranjeiras. Antes de ser parceira, a Petrobras é uma grande amiga da onça. Vade-retro!

Zé Tesoura

A turma do PT não perde uma oportunidade para atacar o ainda presidente Jair Bolsonaro. O senador petista Rogério Carvalho é deles. Segundo o sergipano, enquanto a oposição luta no Congresso para garantir uma renda mínima para o povo, Bolsonaro só pensa em cortar o salário dos trabalhadores. Carvalho conclui dizendo que o comportamento do presidente é grave. E bota grave nisso, senador. Homem, vôte!

Porta aberta

Todos os presos cuja liberdade provisória tenha sido condicionada ao pagamento de fiança vão sair da cadeia. A decisão do ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça, foi motivada pela pandemia do coronavírus. Segundo o magistrado, o quadro de precariedade do sistema carcerário apresenta riscos graves de disseminação da doença no interior dos presídios. É vero!

Luto

Sergipe registrou, nesta quinta-feira, as duas primeiras mortes causas pelo coronavírus. Trata-se de uma mulher e um homem, respectivamente, com 61 e 60 anos, que estavam internados em hospitais de Aracaju. A paciente era diabética, hipertensa e com histórico de doença vascular periférica. O homem era hipertenso e havia chegado de São Paulo há 15 dias. Lastimável!

Novo endereço

O PDT segue atraindo lideranças políticas. De uma vez só, três vereadores de Aracaju assinaram a ficha pedetista: Anderson de Tuca, Seu Marcos e Isac Silveira. O vereador Vinícius Porto também já ingressou no PDT, seguindo a orientação do prefeito Edvaldo Nogueira, que trocou o PCdoB pelo partido dirigindo em Sergipe pelo deputado federal Fábio Henrique. Então, tá!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 27 de junho de 1922.

Leia também