Aracaju, 28 de março de 2024

Pesquisa mostra população quer reabertura do comércio atendendo normas de saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Pesquisa mostra que população quer reabertura do comércio atendendo normas de saúde

Com a necessidade de promover ações de combate a expansão do Coronavírus (Convid-19), os poderes públicos estadual e municipal adotaram várias medidas, sendo a principal delas o fechamento da maior parte do comércio e das feiras livres. Mas essa decisão parece não ter agradado a população. É o que evidencia o levantamento feito pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese).

A entidade realizou uma pesquisa de opinião pública online entre os dias 27 de março e 1º de abril. O questionário foi respondido por 2399 pessoas de 43 cidades do Estado – sendo grande parte da Capital, Aracaju. E a maioria delas disse querer o funcionamento do comércio e também das feiras livres, desde que se adotem as medidas de segurança de saúde e higienização necessárias.

A pesquisa promoveu dois questionamentos. No primeiro, sobre a proibição da realização de feiras livres diante da ameaça do Coronavírus, 75,4% responderam que são a favor da abertura, desde que respeitem as regras sanitárias e os protocolos de saúde. Somente 25,6% disseram que são a favor do fechamento total das feiras.

Já o segundo indagação era sobre o fechamento do comércio. E, mais uma vez, a maioria dos que se manifestaram foi a favor do retorno às atividades: 47,1% desejam a abertura total, desde que se respeitem as regras sanitárias e os protocolos de saúde. Já 28,6% acham que a melhor medida é a abertura parcial, também respeitando as normas de saúde, enquanto 24,3% acreditam que o comércio tenha que ficar fechado.

O levantamento expõe que a vontade popular vai de encontro às decisões do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, além da recomendação conjunta feita pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), para que seja penso o funcionamento de estabelecimentos que não são considerados essenciais pelas regras federais.

Marco Pinheiro, presidente da Acese, analisa que a pesquisa de opinião evidencia que é preciso ouvir a sociedade. “Sabemos da importância da ação de combate ao Coronavírus, mas é preciso entender que tanto o comércio quanto às feiras livres atentem necessidades básicas da população. Por isso, como esse levantamento demonstra, as pessoas querem a retomada desses serviços o quanto antes”, assegura.

O presidente entende que é viável atender a esse apelo, desde que sejam adotadas regras de segurança. “Estudamos várias normas que podem ser adotadas também pelos lojistas quanto pelas feiras livres. O setor produtivo tem debatido muito e ouvido especialistas. Agora, cabe a Prefeitura e ao Estado dialogarem ouvindo o clamor que não somente nosso, mas da população como um todo, como mostra essa pesquisa”, finalizou Marco Pinheiro.

Por Daniel Almeida Soares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também