11/05/20 - 07:03:00

Sergipanos que testaram positivo covid-19 apelam para população ficar em casa

Travar uma batalha contra um inimigo invisível foi um desafio que dona Maria Celeste não esperava. “A princípio eu não acreditava muito. Eu não parava para assimilar o que era o coronavírus, até que um dia ele chegou com força na minha vida”, conta a mulher diagnosticada com o novo coronavírus.

Celeste teve alta do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) no dia 27 de abril após ficar internada na UTI por 21 dias. A luta e o carisma dela conquistaram médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Quando eu cheguei aqui, sinceramente, eu encontrei anjos. Encontrei um hospital que era oposto a tudo o que eu imaginava na minha vida”, relatou durante sua saída da unidade de saúde.

Celeste deixou um recado para que as normas de distanciamento social e de higiene sejam respeitadas. “Fiquem em casa, usem a máscara”, pediu Maria Celeste.

Aos poucos a cena se repete nas unidades hospitalares de Sergipe. Até o momento, 107 sergipanos receberam alta hospitalar.

No Hospital Regional Jessé de Andrade Fontes, uma das unidades referenciadas para o atendimento à população no município de Estância, Dona Eleildes é uma das pacientes curadas. Na saída do hospital ela foi carregada em uma cadeira de rodas por um enfermeiro. A máscara escondia o sorriso, mas não as lágrimas.

Segurando um cartaz escrito “venci esta luta”, a estanciana foi surpreendida pela equipe médica com balões coloridos, cartazes e aplausos.

A cada vitória contra a Covid-19, é plantada no coração das pessoas a esperança de que, com a cooperação de todos os sergipanos, logo a pandemia será apenas uma lembrança triste.

Em Sergipe, o primeiro registro de contaminação pela Covid ocorreu no dia 14 de março. Neste domingo, 10 de maio, já são 1.588 pessoas infectadas e 33 mortes.

O governo do Estado vem ampliando o numero de leitos específicos para tratar os pacientes. Já são 100 leitos de UTI e 232 de enfermaria em toda rede pública e privada. “ Entre maio e junho, será o pico de crescimento do coronavírus no Estado de Sergipe. Por isso, estamos mobilizando toda nossa rede, e também buscando outras redes de assistência, para garantir mais leitos a esses pacientes. Faço um apelo para que as pessoas evitem sair de casa para evitar que mais pessoas sejam contaminadas ”, declarou o governador Belivaldo Chagas.

Informações e foto ASN