Aracaju, 18 de abril de 2024

TERMINA HOJE O PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA NOVO PROCESSO SELETIVO DA EBSERH

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1

Poderão ser contratados aproximadamente 6 mil profissionais temporários, dependendo da necessidade dos hospitais.

Termina nesta quinta-feira, 4, às 22h, o prazo de inscrição para mais um processo seletivo emergencial (PSE) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O certame é voltado à contratação temporária de pessoal para o enfrentamento à Covid-19. Desta vez, estão previstos novos cargos: médico plantonista, médico (Medicina do Trabalho), farmacêutico, assistente social, biomédico e técnicos em Análises Clínicas, Radiologia, Necropsia e Farmácia. O extrato foi publicado no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO e o edital está disponível no PORTAL DA REDE EBSERH.

O diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Rodrigo Barbosa, explica que se trata de cadastro reserva, e que o total possível de contratações desses novos cargos já foi previsto no primeiro processo seletivo, ou seja, somadas ambas as seleções, poderão ser contratados aproximadamente 6 mil profissionais temporários, dependendo da necessidade dos hospitais. “Não houve alteração na totalidade do número possível de contratações, que permanece o mesmo. Esse novo processo seletivo é exclusivamente voltado para a inclusão de novos cargos para a atuação no enfrentamento à pandemia, mas deverá se limitar à mesma quantidade registrada no processo anterior”, esclareceu o diretor.

A contratação de profissionais dos novos cargos do PSE possibilitará a reposição do quadro de pessoal e o reforço necessário em áreas sensíveis para o combate à Covid-19. “À medida que percebemos as demandas dos hospitais e como se estabeleceram os fluxos de trabalho, identificamos novas necessidades e atuamos imediatamente para supri-las. Temos a obrigação de agir com rapidez e de maneira efetiva, para que o nosso trabalho reflita no atendimento de excelência à população que precisa dos nossos serviços “, pontuou Barbosa.

O diretor destacou ainda que esses processos seletivos não impactam nos concursos públicos realizados em 2019, que estão em andamento e continuam seguindo seus trâmites normais. As vagas dos processos seletivos são exclusivas e temporárias para enfrentamento à Covid-19.

Saiba mais

No primeiro processo seletivo, foram autorizados os cadastros reserva para médicos nas especialidades de Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva, para enfermeiros (incluindo as especialidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência), para técnicos em enfermagem, para fisioterapeutas, para engenheiros (clínico e mecânico) e para arquitetos.

Nessa etapa, foram registradas 225 mil inscrições, com mais de 6 mil profissionais convocados e 1.349 profissionais temporários contratados para o combate à pandemia. Aliado aos profissionais que já atuavam nos hospitais e a outras ações da Ebserh – como investimentos em medicamentos, infraestrutura e equipamentos –, o reforço de pessoal já possibilitou, até agora, a oferta de 1.810 leitos exclusivos para o atendimento e apoio a pacientes suspeitos ou contaminados pelo coronavírus. As convocações de profissionais desses cargos também continuarão a depender da demanda dos hospitais.

Atuação da Rede Ebserh

Para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia

Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

Por Andreza Azevedo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também