Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Chuva de junho já passa de 50% da média em capitais do NE

As capitais Recife, João Pessoa e salvador já acumularam mais de 50% do volume médio de chuva para o mês de junho. Esse é o mês tradicionalmente de bastante chuva na costa leste do Nordeste e eventos de chuva forte ou chuva moderada e prolongada são comuns neste mês.

Nas capitais Recife, João Pessoa, Natal e Maceió, o mês de junho é o que tem a maior média de chuva climatológica na escala anual.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em 16 dias Recife acumulou 251,1 mm, o que representa 65% da média de chuva para junho que é de 391,1 mm.

Em João Pessoa o volume de chuva em 16 dias foi de 191,5 mm, que correspondem a 54% da média de chuva para junho, que é 355,2 mm

Salvador recebeu 151,7 mm de chuva em 16 dias. Isso representa 62% da média de chuva para junho que é de 245,6 mm.

Chuva aumenta no litoral da Bahia

Toda a costa leste do Nordeste vai continuar tendo pancadas de chuva até o final desta semana. As áreas de instabilidade tendem a enfraquecer entre Aracaju e Natal, mas a tendência é de aumento de chuva no litoral da Bahia.

O inverno 2020 começa oficialmente em 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31

Para esta quarta-feira, 17 de junho, a previsão é de chuva frequente e moderada no litoral entre o Rio Grande do Norte e de Pernambuco, em todo o litoral da Bahia e de Sergipe.

Durante a quinta-feira todo litoral entre o Rio Grande do Norte e Sergipe terá sol e chuva rápida mas na região de Salvador o tempo fica chuvoso. o litoral sul da Bahia tem chuva moderada e persistente

Para sexta-feira, a previsão é de tempo chuvoso em quase todo o litoral da Bahia. A região de Salvador tem chuva moderada e frequente. O sol aparece forte e chove rápido no litoral de Sergipe e de Alagoas.

Entre o litoral de Pernambuco de Natal, a nebulosidade e a chuva voltam a aumentar, mas ainda ocorrem períodos com sol.

No restante da semana, há condições para pancadas de chuva na costa norte do Nordeste, mas não há expectativa de tempestades.

O sol e o tempo seco predomina o pelo interior do Nordeste.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Assessoria de Comunicação da Climatempo

Leia também