Aracaju, 29 de março de 2024

O passado lhe condena

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
19

Responsável pela pior administração que Aracaju já teve, o DEM está de olho grande na Prefeitura da capital. Sem nomes de peso para disputar o comando da cidade, a legenda espicha os olhos para as outras siglas, na esperança de que elas topem apoiar um candidato demista ou aceitem um seu filiado como postulante a vice. Esta semana, o partido se reuniu com o PSB e o Patriotas visando discutir uma aliança forte o suficiente para enfrentar o prefeito e candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PDT). O passado do DEM, contudo, é um grande complicador para a concretização da sonhada coligação. Bem viva na memória dos aracajuanos, a terrível gestão do ex-prefeito João Alves Filho (DEM) é o grande complicador para convencer outros partidos a firmarem a pretendida aliança. Aff Maria!

Noventa com Bolsonaro

E quem tomou café da manhã, ontem, com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi o deputado federal Valdevan Noventa (PSC). Ele e os demais congressistas cristãos foram ajustar o “toma lá, dá cá” para apoiarem o governo no Congresso. Valdevan disse ter pedido a conclusão das obras da BR-101 em Sergipe. Os deputados do PSC aproveitaram o rega-bofe para se queixar que continuam a pão e água. Além do bem servido café do Alvorada, Bolsonaro prometeu nutri-los com outras guloseimas. Marminino!

Imprensa de luto

Vítima de um câncer, morreu, ontem, a radialista Lígia Gama, profissional que durante muitos anos produziu o programa televisivo de “Bareta”. O Sindicato dos Radialistas emitiu nota se solidarizando com a família enlutada, com os colegas e amigos de dona Lígia. O corpo da comunicadora está sendo velado no Velatório Osaf, à rua Itaporanga, e o sepultamento será logo mais às 10 horas no Cemitério Santa Isabel, em Aracaju. Descanse em paz!

Roupa suja

Os vereadores aracajuanos Nitinho Vitale (PSC) e Vinicius Porto (PDT) só não foram aos empurrões porque a sessão era virtual. A briga foi motivada pelo requerimento para votar com urgência o reajuste salarial dos futuros prefeito, vice e vereadores. Durante o bate-boca, Nitinho disse que, quando presidiu a Câmara, Porto realizou obras armengadas e encheu o Legislativo de comissionados. Vinicius prometeu processá-lo. O bafafá só acabou porque a sessão virtual foi suspensa. Misericórdia!

Auxílio em debate

O auxílio emergencial foi tratado durante reunião virtual entre os presidentes do MDB estadual e nacional, respectivamente, Sérgio Reis e Baleia Rossi. O sergipano defendeu a continuidade da ajuda federal aos desempregados e trabalhadores informais, pleito apoiado anteriormente por seu irmão e deputado federal Fábio Reis. Baleia Rossi disse que o MDB defende a renovação do auxílio no valor de R$ 600 por mais dois meses. Tomara!

Aliança costurada

O Democracia Cristã do prefeiturável Paulo Márcio tenta atrair para seu projeto político os PSDB, PMB e PTC. A ideia é que os tucanos apresentem o candidato a vice na chapa encabeçada pelo delegado de polícia. As conversas estão bem adiantadas, podendo o martelo ser batido já na próxima reunião, marcada para segunda-feira da semana que vem. Aguardemos, portanto!

Abuso de poder

Veja o que publicou o portal O Antagonista: “O procurador-geral de Justiça de Sergipe, Eduardo Barreto d’Avila Fontes, queria obrigar os promotores do estado a participar de um grupo de WhatsApp. Quem não quisesse poderia responder a processo disciplinar. O corregedor do CNMP, Luciano Freire, proibiu. Considerou a ordem abuso de poder. Freire também autorizou os promotores sergipanos a deixar o grupo sem pedir permissão à Procuradora”. Crendeuspai!

Fake news na pauta

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), confirmou para esta quinta-feira a votação do projeto das fake news. O autor da proposta, senador Alessandro Vieira (Cidadania), jura de pés juntos que a ideia é combater a disseminação de notícias falsas pela internet e desestimular a manipulação de informações que possa provocar danos individuais ou coletivos. Esta é a quarta vez que o polêmico projeto entra em pauta. Será que agora vai? Homem, vôte!

Beabá

A pesquisa Retrato da Leitura revela que 44% da população não leem e 30% nunca comprou um livro. Segundo a consulta, temos analfabetos funcionais entre 27% dos brasileiros que concluíram o ensino fundamental. Também apurou que somente 23% dos entrevistados dominam a leitura. Em resposta à questão sobre como leem, 64% informam que costumam largar um livro sem terminar, e 62%, que leem somente parte ou capítulos de um livro. Santo Cristo!

Corte proibido

Os vereadores aracajuanos aprovaram em 2ª discussão o projeto proibindo a Energisa de cortar a luz dos consumidores em débito. De autoria do pessedista Américo de Deus, a proposta valerá durante a calamidade pública provocada pela Covid-19. Emenda do vereador Juvêncio Oliveira (PSD), estende a proibição de corte a todas as parcelas da população. Aliás, já existe uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica proibindo o desligamento da energia por causa de atraso de pagamento. Ah, bom!

No estaleiro

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), foi infectado pelo coronavírus. Pelas redes sociais, o governador Belivaldo Chagas (PSD) desejou a pronta recuperação do emedebista, “que está entre os mais de 20 mil sergipanos que testaram positivo para a Covid-19”. Chagas conclui alertando a população sobre a pandemia: “Este vírus não é brincadeira, não escolhe ninguém”. Portanto, se puder, fique em casa!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Gazeta do Povo, em 31 de março de 1926.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também