Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Eleições: PSDB abre conversas e está dividido em composições com o DC, PSB e Cidadania

A sede do PSDB foi movimentada no final da semana passada, com a presença de pré-candidatos a prefeito de Aracaju a busca de composição e entendimento com o partido. Estiveram por lá, na quinta-feira (25), a delegada Danielle Garcia, que disputa a Prefeitura pelo Cidadania, acompanhada do presidente municipal do PL, Milton Andrade, e mantiveram contato com o presidente municipal tucano, Acácio Cardoso.

Na sexta-feira (26) o dia foi mais agitado: estiveram na sede do PSDB em Aracaju membros do Democracia Cristão (DC), inclusive o pré-candidato a prefeito pelo partido, Delegado Paulo Marcio. E logo em seguida com o também pré-candidato a prefeito pelo PSB), ex-deputado  federal Valadares Filho. Todas as conversas trataram sobre composições com os três partidos para apoio nas eleições municipais deste ano.

No encontro com o DC, o presidente regional do PSDB, Eduardo Amorim, ao lado do presidente municipal, esteve com o pré-candidato a prefeito, delegado Paulo Márcio, e com o presidente do partido, Airton Costa, o ex-senador disse que vinha conversando com a pré-candidata do Cidadania, delegada Danielle Garcia e com o presidente municipal do PL, Milton Andrade, desde o final do ano passado, sobre a possibilidade de uma aliança para apoiá-la.

Segundo ainda Eduardo Amorim, já em relação ao DC, tendo a pré-candidatura do delegado Paulo Marcio a prefeito, com quem tem afinidade há anos, o PSDB também demonstrou sua pretensão de apoio, exatamente diante da aproximação que havia politicamente.

Ainda na conversa, Eduardo Amorim disse que iria levar para análise do seu grupo, ao tempo em que mostrou simpatia da possibilidade de uma parceria política, levando em consideração a relação pessoal que tem com o delegado Paulo Márcio, candidato a prefeito pelo Democracia Cristã.

A conversa entre PSDB e DC foi amena, sem firmar compromissos e tanto Airton Costa quanto Paulo Márcio disse que o ex-senador ficasse bastante à vontade, para uma decisão amadurecida e tiveram de manter encontros posteriormente.

Eduardo e Valadares – Logo após a conversa com membro do DC, o ex-senador Eduardo Amorim recebeu o pré-candidato a prefeito pelo PSB, ex-deputado federal Valadares Filho. Eduardo teria se surpreendido, positivamente, com o que o pré-candidato conversou. O encontro foi considerado “proveitoso”.

No início do “bom diálogo”, o ex-senador Eduardo Amorim confidenciou que logo no início, quando ainda se fala em eleição municipal, tinha pensado do PSDB não apoiar ninguém para a Prefeitura de Aracaju e lançar a chapa proporcional a vereador, mas com o início das conversas o partido não ficará fora.

Valadares e Eduardo admitiram a convergência de muitos pensamentos neste momento e um deles foi que “o único dos atuais pré-candidatos que poderia aglutinar para viabilizar uma disputa pela Prefeitura de Aracaju, com boas chances de levar o pleito para o segundo turno seria exatamente oex-deputado Valadares”.

Essa chance se dá pelo aumento do tempo de televisão, pela presença de Valadares Filho em disputas anteriores ao mesmo mandato e a governador do Estado e por sua presença política constante como parlamentar. O PSDB seria mais um partido de porte no bloco onde também estaria o DEM e o Patriotas e teria um protagonismo no processo eleitoral deste ano. É possível que nesta segunda-feira os dois entrem em contato por telefone, para agenda um novo encontro.

Sobre Cidadania – O ex-senador Eduardo Amorim não conversou participou da conversa com a pré-candidata do Cidadania, Danielle Garcia, e nem com o presidente municipal do Partido Liberal, Milton Alves, na quinta-feira (25). O encontro ocorreu com o presidente municipal do PSDB, Acácio Cardoso.

Segundo o presidente municipal do PL, empresário Milton Andrade, a conversa na sede tucana foi sobre a candidatura de Danielle Garcia. “onde se discutiu alguns ítens sobre Aracaju, levando em consideração os problemas atuais e crônicos”.

Milton admitiu que até as convenções vão circular várias especulações sobre a posição do PSDB, mas lembrou que foi o ex-senador Eduardo Amorim quem procurou a pré-candidata Danielle Garcia para tratar sobre composição e que os dois almoçam sempre para tratar do assunto, muitas das vezes também com o próprio Milton.

De fato, em conversa com o Faxaju Online, em fevereiro, o presidente do PSDB, Eduardo Amorim, disse textualmente que apoiava Danielle Garcia, mas em reunião com o presidente do DC, Arton Costa, teria dito claramente que desistira do apoio, pela falta da sintonia com o ex-senador Alessandro Garcia (Cidadania), que ainda não havia conversado com ele.

Milton Andrade, entretanto, insiste que o PSDB tem total interesse em apoiar Danielle Garcia, junto com o PL. Andrade lembrou que o ex-vereador Dr. Êmerson continua com o nome citado para vice e não ver nenhum problema com uma chapa puro-sangue. Disse ainda que o PL tomará decisões “presidencialistas”, explicando que “como presidente municipal ele não terá intervenções nas posições do partido em Aracaju.

Leia também