29/06/20 - 16:45:35

Lacen libera mais de dois mil resultados para o coronavirus

Para dar mais agilidade aos resultados dos testes para o coronavírus, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) finalizou no último sábado, 27, a liberação de 2.168 resultados de amostras que foram processadas na Fiocruz.

“A parceria do Lacen com a Fundação Oswaldo Cruz visa garantir o acesso de forma mais rápida aos resultados dos testes que são realizados com a metodologia RT-PCR de biologia molecular. Por esse processo a amostra passa pelo processamento, extração e amplificação do RNA do vírus para confirmação ou não do coronavirus”, explica o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

Cliomar informa ainda que as equipe do Lacen prosseguem com as análises no mesmo ritmo de trabalho, ou seja, durante 24 horas. “A logística para realização das testagens que inclui equipamentos, insumos e profissionais conta com o total apoio dos gestores da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Secretaria de Estado da Saúde e o Governo de Sergipe”, salienta o gestor.

O Laboratório Central recebeu uma média diária de 800 amostras na última semana das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e maternidades no Estado. Após o cadastro das amostras, o material é encaminhado para o Laboratório de Biologia Molecular do Lacen para os testes.

Amostras

Segundo dados do serviço de Biologia Molecular, de março a até 28 de junho, a unidade já processou mais de 30.000 amostras de material coletado de pacientes para detecção da Covid-19. Todo o material que chega à unidade é oriundo das unidades de saúde que atende o Sistema Único de Saúde (SUS), além dos hospitais que atendem pacientes de planos de saúde.

Fonte e foto assessoria