Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Nova eleição pós-pandemia

Diógenes braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Há expectativa em relação à transferência das eleições para o mês de novembro. A votação acontece hoje na Câmara Federal e a tendência é que seja aprovada a mudança de data. O centrão já teria concordado, desde que houvesse compensação aos prefeitos que foram prejudicados com a pandemia, através dos repasses do FPM (Fundo de Participação Municipal). Ainda não está definido se o adiamento também chega às medidas adotadas na legislação, ou se tudo será mantido como se não houvesse qualquer alteração.

Sabe-se, neste momento, que por enquanto apenas as convenções devem ocorrer em setembro, o que abre margem para aprofundar conversas e adotar posições em relação às alianças e aos próprios nomes que devem ser cabeça de chapa. Há mais tempo para análises e reflexões em relação a um pleito que será realizado após um período longo de pandemia, com isolamento social, medo da contaminação, nervosismo, transtorno de ansiedade generalizada e toda uma confusão mental, para ter que escolher candidatos a prefeito e vereador.

Há toda uma interrogação em torno desse comportamento pós-pandemia – pode-se não chegar lá – porque outros problemas virão, algumas readaptações a uma realidade nova, onde cada um pensará em si próprio e até com receio de ser vítima em novos casos que levem ao horror. Como entender a razão de eleger alguém para mandatos, depois de ter perdido familiares dolorosamente para o invisível? Ou que esteja em uma posição social abaixo da que vivia no antes pandemia? Preocupa muito o perfil do novo eleitor, que se sente amedrontado e perdido em meio a uma série de mudanças inexplicáveis.

Provavelmente o eleitor aprendeu muito com a pandemia (todos aprenderam) e quer esquecê-la o mais rápido possível. Não pretende mais ser refém de lideranças políticas e nem ter compromissos com as urnas. Certamente vai querer readquirir o equilíbrio emocional e, mais que isso, escolher o político que tenha melhores condições de atuar a favor do povo, nos momentos de que mais necessita, exatamente do tipo de pandemias e catástrofes, que geralmente atingem mais diretamente aos necessitados.

Com absoluta certeza o discurso dos pré-candidatos devem ter um outro tom, conteúdo diferente e força de convencimento do que podem fazer, principalmente pela vida de cada cidadão. Projetos e programas têm que transmitir credibilidade e não criar expectativas e expor ilusões. As eleições serão de outro tempo e, com absoluta certeza, com muito voto nulo e excesso de abstenções. “Nada nunca mais será como já foi um dia” (Lulu Santos).

Síndrome do pânico

Segundo um cardiologista, o isolamento social vem causando depressão, ansiedade e síndrome do pânico, em razão de uma mudança brusca na rotina de vida.

*** O médico é favorável ao isolamento e aconselha caminhadas nas praias e exercícios de respiração.

*** O cardiologista disse ainda que os próprios médicos estão com transtorno de ansiedade e alguns já com pânico e reduziram o atendimento aos pacientes.

Medo do Covid-19

– As pessoas esqueceram que existem outras doenças, inclusive do coração, com receio de irem ao hospital com medo do Covid-19 e terminam sofrendo infarto, disse o cardiologista.

*** Os médicos estão atendendo aos seus pacientes, nos consultórios, com todos os EPIs possíveis, hora marcada e sem funcionamento do ar condicionado.

Adiamento das eleições

As eleições serão adiadas para novembro e as convenções vão acontecer em setembro. A votação na Câmara Federal pode acontecer hoje, dentro de um acordo com o centrão.

*** o Governo deve fazer a compensação das perdas do FPM às Prefeituras Municipais para solução de problemas causados pela pandemia.

Sérgio disputa Prefeitura

Fábio Reis (MDB) anunciou ontem que o seu irmão, Sérgio Reis (MDB), será o candidato do grupo à Prefeitura de Lagarto nas eleições desse ano.

*** Sergio será apresentado oficialmente como candidato a prefeito na convenção do partido, que será realizada dia 30 deste mês.

Fábio recuou da disputa

Fabio Reis diz que nem ele, nem o pai, Jerônimo Reis, e nem a tia, deputado Goretti Reis, optaram pela candidatura a prefeito, inclusive porque Sérgio já havia sido escolhido alguns meses antes.

*** Sérgio Reis já vem atuando como pé-candidato a prefeito junto com o seu grupo, em oposição à prefeita Hilda Ribeiro, candidata à reeleição.

Sukita lança candidata

Clara Sukita, do Republicanos, será a candidata à prefeita de Capela, lançada ontem à noite por seu irmão, ex-prefeito Manuel Messias Sukita, em reunião com poucas pessoas, realizada em sua residência.

*** O vice-prefeito será Carlos Alberto Ribeiro.

*** Participaram do evento, além da família Sukita, os deputado Fábio Mitidieri (PSD), Adailton Martins (PSD) e o ex-deputado Heleno Silva (Republicanos).

*** Todos gravaram vídeo de apoio à pré-candidata Clara Sukita, devidamente paramentados com máscaras, para evitar a expansão do vírus.

Única da oposição

A pré-candidata à Prefeitura de Aracaju pelo Cidadania, Danielle Garcia, deixa bem clara a sua absoluta inexperiência da prática política, durante conversa com o radialista Narciso Machado.

*** Quando diz “até acho que a única candidata da oposição sou eu”, coloca contra ela todos os demais pré-candidatos, que também tentam chegar à Prefeitura e disputam o cargo ocupado por Edvaldo Nogueira (PDT).

*** Com declaração do tipo, Danielle demonstra soberba, se isola e dificulta contatos para alianças.

Vai mais longe

Danielle acrescenta que provavelmente estaria faltando humildade e desorganização por parte da oposição, o que a coloca como candidata única.

*** O Cidadania deve fazer com que Danielle tenha algumas instruções políticas, para não provocar ruptura com pessoas que podem chegar a ser aliadas.

Surpresa em Glória

Serginho Oliveira provoca uma grande surpresa política na cidade de Nossa Senhora da Glória. Desistiu de ser candidato a prefeito e lançou sua irmã, ex-prefeita Luana Oliveira (PSD).

*** Uma outra surpresa foi o lançamento da vice: vereadora Vaneide (PSD), formando chapa puro sangue.

*** Serginho preferiu ser candidato a vereador de Glória…

PT tem reclamado

O prefeito de Glória, Chico do Correio (PT), que sempre apoiou Sérgio Oliveira, não indicou ninguém, o que tem provocado mal estar entre a militância.

*** Nas conversas políticas da cidade o assunto é a “chapa puro sangue” e alguns petistas, chateados por não indicar o vice, falam em não votar em Luana.

Valdevan é PL

O deputado Valdevan Noventa já há algum tempo integra a bancada do Partido Liberal (PL) e participa de reuniões da sigla para decisões políticas na Câmara Federal.

*** Valdevan segue orientação da liderança do PL, inclusive com benefícios do Planalto para parlamentares do partido.

Rogério critica

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, diz que  saída do Decotelli representa o descompromisso do Bolsonaro com a Educação. “Ou seja, com o futuro do Brasil”.

*** – Em um ano e meio de governo, quatro ministros passaram pela pasta!

*** E mais, “todos saíram por inabilidade, ou incompetência, e até mesmo suspeita de plágio. A juventude do país pede socorro”!

Espera conversa

Setores do Partido Liberal (PL) estão esperando uma conversa com o presidente regional, Edvan Amorim, e lembram que o PSDB tem conversado bastante “e precisamos ir juntos”.

*** Observação: as conversas variadas do presidente do PSDB, Eduardo Amorim, não direcionam o partido a uma composição com o Cidadania.

*** Segundo ainda o Liberal, “o senador Alessandro implodiu a candidatura da delegada Danielle”.

Mantém candidatura

O deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos) já tomou a decisão: será candidato a prefeito de Aracaju e para viabilizá-la terá que formar um bloco de apoio.

***Acha que a candidatura se torna viável dentro de uma estrutura que vise construir um projeto para Aracaju e que tenha aceitação da sociedade.

Para vice de Edvaldo

Há certo silêncio em torno da escolha do candidato a vice de Edvaldo Nogueira na disputa pela reeleição. Os nomes mais expostos são os de Jorginho Araújo e da delegada Catarina Feitosa, ambos do PSD.

*** Mais tem crescido conversas para que seja indicado o deputado Luis Garibaldi (MDB), sem esquecer que o nome de Henri Clay (Rede) também é citado.

Também pelo PT

Aliás, o ex-presidente da OAB-SE, Henri Clay, também tem conversado com Márcio Macedo, pré-candidato a prefeito pelo PT.

*** Teria interesse em Clay também para vice. Mas o Henri prefere falar sobre pandemia.

Uma boa conversa

Médicos preocupam – Há um visível receio dos médicos em relação à epidemia para não contrair a doença e alguns profissionais da saúde estão ficando doentes.

Com a síndrome – A síndrome do pânico tem atingido alguns médicos e profissionais da área de psiquiatria estão sedo recomendados para tratamento.

Rabo preso – Deputado Coronel Tadeu aponta ‘rabo preso’ com o STF de 50 senadores denunciados na Lava Jato.

Subtenente Edgard – “O povo do bem, precisa usar as urnas para mandar esses partidos de esquerda, todos pra casa da gota. Vamos extirpar esses vermes da política”.

Para acalmar – Os lagos da orla, na praia de Atalaia, tem uma boa frequência nos finais de tarde. É um passeio aconselhado por médicos para acalmar da quarentena.

Sobre eleições – Segundo o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), adiamento das eleições está ‘bem encaminhado’ para ser votado nesta quarta-feira.

Nada é tão ruim – Do senador Rogério Carvalho, líder do PT no Senado: “Nada é tão ruim no governo Bolsonaro que não possa piorar”!

Devolve cão – Até o lulu da Primeira Dama teve que ser devolvido. Pior: fazem solenidade para isso no Alvorada. Sinceramente…

Sem o Fundeb – Aloísio Mercadante (PT) diz que sem o novo Fundeb, estamos na iminência de uma tragédia educacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também