Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Dúvidas sobre o pleito

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Há quase unanimidade sobre o adiamento das eleições para novembro. Ainda bem! A situação atual não convida a uma batalha eleitoral. Está mais para um combate ao vírus que provocou mudanças radicais nas vidas das pessoas. Não há tanta certeza de que o pleito aconteça mesmo este ano. Muita gente acredita, inclusive médicos e técnicos da Saúde, que até lá não haverá segurança em relação ao fim da pandemia. Ainda não existe um medicamento eficaz e se fala em vacina para dentro de mais três meses.

Não está definido que a pandemia tenha data certa para acabar. Seria bobagem pensar assim. Pior imaginar que o vírus vai se ‘desintegrar’ e deixar de existir. Nada disso vai acontecer. A ciência é que tem de produzir o antivírus eficaz para imunizar pessoas. E isso parece que ainda vai demorar. A população não segue a orientação para um confinamento duradouro e a tendência é ir mais adiante com todo esse problema, que depende da consciência de cada um para se expandir menos.

Sobre o adiamento do pleito, até novembro muita coisa pode acontecer. Tantas que a fotografia do cenário atual pode perde a cor e se tornar preta e branca. Com certeza, alguns que já estão em pré-campanha hoje para a Prefeitura de Aracaju, podem até desaparecer do radar, exatamente por perder espaço, luz e foco. Outros surgirão e a sociedade pode se surpreender com alterações em um cenário que deve ser desmontado para exibição de peça com outros atores. A formação de chapas será complicada e a escolha dos vices, que hoje ainda é dúvida, será extinta até se encontrar novos caminhos.

Além de tudo isso, as convenções vão acontecer em setembro e a campanha presencial de outubro em diante, após homologações. E como será o contato direto com o eleitor? Por vídeo conferência? Depende muito de como se comportará a pandemia, porque sem um recuo sólido poucos vão reconhecer os candidatos a prefeito e vereador, caso continuem usando máscaras. A possibilidade de tudo ou nada acontecer põe em dúvida, inclusive, como será a votação: com formação de filas? Ausência de vulneráveis? Enfim, uma absoluta incerteza de que tudo vai rezar pela cartilha da legislação eleitoral.

A homologação de hoje, pela aprovação da emenda que decide eleições para novembro, pode estar cumprindo apenas formalidades legislativas. Mas nada está tão seguro quanto à chance de se ter novos prefeitos e vereadores a partir de janeiro, como de acontecer só em 2022, com uma reviravolta em toda estrutura política dos Municípios, Estados e País.

Manda fechar tudo

O governador Belivaldo Chagas (PSD) teve acesso ao índice do isolamento social e se indignou: “é uma vergonha. Isso só agrava a situação”.

*** Segundo Belivaldo ele terá reuniões dias 13 e 14 próximos e diz que “se o número de leitos de UTIs disponíveis ficar abaixo de 60% mando fechar tudo.”

Cumprir orientações

Belivaldo deixa claro que se houver crescimento de infectados e queda de leitos nos hospitais, não hesitará em decretar o fechamento do que fora aberto.

** Isso sugere que tanto os setores que estão abertos, quanto à população tem que cumprir orientações que evitem o aumento do índice de contaminação.

Berço esplêndido

Belivaldo lamentou que a Assembleia não tenha votado no projeto do executivo que previa multa para quem descumprisse o decreto governamental.

*** – Em Sergipe o projeto dorme em berço esplendido na Assembleia, disse.

*** Explica que o projeto não pretende sacrificar o cidadão “e sim responsabilizar e sensibilizar para a necessidade de manter o isolamento”.

Dedé deixa UTI

O ex-prefeito de Malhador, Dedé do Inhame, que foi contaminado pelo Civid-19 e esteve na UTI do Hospital Primavera, recebeu alta ontem e saiu aplaudido pelos profissionais da saúde.

*** Dedé é pai da atual prefeita de Malhador, Elayne (PSC), que vibrou porque o pai conseguiu vencer a luta contra o vírus.

Samuel com Dengue

Deputado Capitão Samuel (PSC) levanta “uma lebre”: diz que todos estão preocupados com o covid 19, mas “acabei de pegar uma Dengue no município de São Cristóvão, que  está com um surto grande”.

*** E sugere: “autoridades de saúde precisam tomar medidas preventivas com urgência”.

Felizola otimista

O secretário Geral de Governo, José Carlos Felizola, posta: “encerramos o mês de junho mais triste de nossa história”.

*** E mais: “o sergipano atravessa junho dançando forró, confraternizando o amor, a paz e a união”.

*** E exorta: “esse ano foi de provações, lutas pela sobrevivência e renovações de fé e esperança. Sergipe jamais se renderá”!

Alerta dos psicólogos

Está nas redes: O fato de você, que está em isolamento, estar conversando com as plantas ornamentais em sua casa é um fenômeno normal. Não há necessidade de nos ligar.

*** Ajuda profissional deve ser procurada apenas nos casos em que as plantas comecem a responder.

Troca de vices

O pré-candidato a prefeito pelo Podemos, deputado Zezinho Sobral, conversou com o também pré-candidato pelo PT, Márcio Macedo, sobre composição.

*** Da reunião participaram o senador Rogério Carvalho e a vice-governadora Eliane Aquino. Sugeriu que Zezinho fosse o vice de Márcio.

*** Zezinho Sobral respondeu que, da mesma forma, também aceitaria Marcio como o seu vice.

Acha importante

Candidato à reeleição, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), considera importante o adiamento da eleição para novembro, face dos perigos que a campanha eleitoral poria em marcha no calendário atual, por conta da pandemia.

*** Seja por causa  do dia a dia dos atos da campanha, que no Brasil é marcada por uma tradição de relacionamento entre o candidato e o eleitor, e que também se consolidou por grandes atos públicos que, ao que parece, não terão lugar este ano.

*** Seja por causa do próprio dia da eleição que concentra grande número de pessoas nas seções e zonas eleitorais.

*** Então, o adiamento para novembro permite ter maior espaço de tempo, no qual a pandemia possa já ter arrefecida e, por isso, a campanha possa ser desenvolvida sem colocar em risco a população.

Decisão prudente

Pré-candidato a prefeito por Socorro, grande Aracaju, o deputado federal Fábio Henrique (PDT) votou favorável à mudança das eleições para novembro: “é uma decisão prudente,” admitiu.

*** – Para Fábio, por causa da pandemia seria uma temeridade fazer campanha e eleição de agosto a outubro.

Preferia unificar

Mas o deputado Fábio Mitidieri (PSD) disse que é a favor da unificação do pleito em 2022, mas essa opção não foi dada.

*** – Entre manter a eleição em outubro ou novembro, preferi a segunda opção por entender que quanto mais distante, mais a chance de menos mortes, disse.

Apresenta emenda

O deputado federal Fábio Mitidieri aproveitou e apresentou emenda à PEC 18/20, que prevê o adiamento das eleições de outubro para novembro.

*** – Entendo que o voto deve ser facultativo para os eleitores acima de 60 anos que sejam do grupo de risco, incluindo indivíduos com doenças crônicas renais, respiratória, diabetes…

*** – A vida em primeiro lugar! – defende.

Adiamento pertinente

Valadares Filho, pré-candidato a prefeito pelo PSB, admitiu que o adiamento seja pertinente e o Congresso acerta ao aprová-lo, levando em consideração as orientações técnicas e científicas.

*** Acha que agora o diálogo pode ser mais lento, porque as convenções acontecerão em setembro.

Roberto e Alessandro

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) disse ontem que o senador Alessandro Vieira “chegou ao Senado com pose de político moderninho, de pessoa voltada ao combate à corrupção”.

*** – Não demorou muito e mostrou a cara: faz parte da esquerda envergonhada que se escondeu em grupos como o Renova BR. É esquerdista pintado com outras cores, acusou.

Maior segurança

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) disse que não leu o que postou Roberto Jefferson. Para ele, “a opinião de uma figura tão desclassificada é absolutamente irrelevante.”
*** Sobre o adiamento das eleições, Alessandro admitiu que é importante “para garantir maior segurança sanitária”.

Processo desconexo

O ex-deputado Heleno Silva (Republicanos) disse que a mudança de data das eleições foi correta: “o processo político está desconexo e nesse adiamento se constrói uma lógica”.

*** – Com a transferência tem mais tempo para a formação de chapa e vai desacelerar as conversas, disse.

Uma boa conversa

Protege a poucos – O adiamento das eleições fará com que candidatos que em comunicação só precisam deixar seus programas em setembro.

Médicos adoecem – Os hospitais cuidam de alguns médicos que estão internados com coronavirus, A maioria nas UTI,s.

Ficar em casa – As aglomerações ainda são os maiores transmissores do coronavirus. A população ainda não se conscientizou que deve ficar em casa.

Auxílio a mortos – TCU identificou mais de 17 mil beneficiários do auxílio emergencial que já estão mortos, fora milhares que não precisavam de qualquer ajuda.

Mais seguro – Manuel Messias Sukita resolveu lançar sua irmã como candidata à Prefeitura de Capela. Considerou mais seguro e definitivo.

Diz a Veja – Alexandre de Moraes prorroga inquérito das fake news no STF. Ministro manteve por mais 180 dias investigações sobre ofensas e ameaças à Corte.

Provoca medo – Percebe-se que houve um recuo da ação dos bolsonaristas. Estão em silêncio o próprio presidente e seus filhinhos inocentes. Pior é que esse silêncio provoca medo.

Poder360 – Tribunal de Contas da União determina que fraudes no auxílio emergencial sejam encaminhadas ao MPF.

Verdade e mentira – O ex-presidente Lula diz: “a verdade anda a passos de tartaruga. E a mentira vai a jato. É esse confronto que estamos vivendo agora”.

Leia também