Aracaju, 29 de março de 2024

Professora Rozana Rivas fala de seu projeto como candidata a vice-reitora da UFS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

1. Quem é a professora Rozana Rivas ?
Sou arquiteta e urbanista, formada na UFRGS e, mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR-UFRGS. Fiz pos-doc em Strasbourg-França na área de mobilidade urbana. Desde 2009 sou professora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, no Campus de Laranjeiras, fui coordenadora do Curso, vice-diretora e coordenadora pedagógica desse Campus. Fui conselheira do CONEPE e atualmente represento, por eleição, meus colegas no CONSU. Também fui membro do ComPIBIC e ComPq. Sempre procurei ser ativa na luta por uma Universidade de Qualidade. E foi neste processo de buscar melhores condições para o campus de Laranjeiras que conheci o Prof. André Maurício, na época vice-reitor, que sempre apoiou as reivindicações vindas do nosso campus.

2. Por que ser candidata a vice-reitora da UFS?
Aceitei o convite para ser a candidata a vice-reitoria na chapa junto com o Prof. André por entender que as propostas do nosso plano de gestão farão da UFS um lugar melhor para trabalhar e estudar. Por saber que posso contribuir para efetivação destas propostas, tenho a vontade, “a sede e a fome” por uma UFS de qualidade em todos os campi e centros; por acreditar na persistência e competência do grupo que apoia e constroi coletivamente a nossa candidatura, e, claro; pela certeza que o Prof. André é uma pessoa íntegra, competente, com larga experiência em gestão e pela sua grande empatia com todas e todos, independente do cargo que ocupa na UFS.

3. Quais os planos da chapa Andre/Rozana?
Nosso plano de gestão tem como título: “Por uma UFS inovadora, democrática e mais humana”. Elaboramos um documento que foi debatido com um grande grupo composto por técnicos, professores e alunos, com experiência em gestão universitária, dos diferentes centros e campi da UFS. São 188 propostas/compromissos e convido as leitoras e leitores acessarem nosso site www.inovaufs.com.br. Assumimos como base a busca de uma administração para uma UFS com DESCENTRALIZAÇÃO, para a garantia de AUTONOMIA dos Centros/Campi; com PARTICIPAÇÃO, através de mecanismos de consultas, para a inclusão de todas e todos no poder de decisão, e; com TRANSPARÊNCIA, tornando amplamente acessíveis as informações de planejamento, de execução e, dos resultados da gestão.

4. Qual sua opinião sobre a posição do atual reitor, Angelo Antoniolli, em convocar o colégio eleitoral para dia 15/7?
Entendemos que essa convocação é um atropelamento do processo democrático. O atual reitor está há 16 anos na reitoria (oito como vice e, oito como reitor) e sempre participou do processo de consulta à comunidade universitária, coordenado pelas entidades. Ficam dúvidas pairando no ar. Por que ele está antecipando a eleição no Colégio Eleitoral à consulta das entidades? Por que fazer uma eleição no Colégio Eleitoral sem ouvir e respeitar a decisão da comunidade universitária? Por que o candidato da gestão não se dignou a inscrever-se, apresentar plano de gestão e participar democraticamente dos debates com os(as) demais canditatos(a)s? São perguntas que somente o Prof. Ângelo deve responder.

5. Qual a mensagem que a Senhora gostaria de passar para seus colegas do colégio eleitoral?
Somos as vozes da comunidade universitária e há pelo menos 30 anos referendamos o resultado de uma consulta com voto paritário, organizado pelas entidades, onde há inscrição das chapas dos que se candidatam a reitoria, entregam o plano de gestão e debatem suas propostas com toda comunidade. Esta é uma conquista democrática histórica. Como representantes da comunidade universitária, somos os guardiões da democracia e devemos defender a consulta realizada pelas entidades, escolhendo os vitoriosos nas eleições. No caso extremo de não ser possível a realização da consulta, a partir da análise do perfil e das propostas, deveremos escolher umas das quatro chapas que se submeteram ao processo de consulta, e naturalmente, na minha opinião, a melhor opção é a chapa formada por mim e pelo prof. André.

Rozana Rivas
Profª do Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Campus Laranjeiras/UFS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também