Aracaju, 29 de março de 2024

VIGILÂNCIA DA SAÚDE ORIENTA CONDOMÍNIO NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Com o intuito de proteger as pessoas que estão em isolamento social e prevenir a propagação da covid-19 dentro dos condomínios em Aracaju, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta condomínios sobre o enfrentamento do covid-19, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e os decretos municipais vigentes.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental da SMS, Denilda Caldas, os condomínios devem cumprir algumas normas, como garantir que haja distanciamento entre as pessoas, a higienização constante do ambiente e o uso de máscaras.

“Os condomínios verticais e horizontais já devem ter interditado total ou parcialmente as áreas de lazer, como piscina, salão de festas e de jogos, quadra de esportes, sala de ginástica e outros espaços e proibir a realização de festas e eventos. Devem, ainda, disponibilizar álcool nas entradas dos elevadores e guarita principal, para a necessária higienização dos condôminos e colaboradores”, explica.

A recomendação é o resguardo das pessoas em suas casas. O síndico tem papel essencial no que diz respeito ao combate ao coronavírus nos condomínios. Já os moradores, que estão passando mais tempo em casa devido à pandemia, também precisam estar alentos.

“Além disso, adotar restrições aos serviços de delivery, para não permitir que os entregadores circulem até as unidades condominiais. Os produtos devem ser entregues na guarita de acesso e o resgate de responsabilidade do condômino. Os moradores devem também adotar normas disciplinares restritivas, no que diz respeito à convivência coletiva, com redução do número de pessoas durante o uso dos elevadores”, enfatiza.

A contribuição que a população pode dar é ficar em casa, para evitaro contágio e não sobrecarregar os serviços de saúde. “Também será preciso higienizar o ambiente e os equipamentos tocados por várias pessoas, além das medidas comuns, como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool em gel”, observa a coordenadora.

Fonte e foto SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também