07/07/20 - 05:36:50

Governo de Sergipe prepara ações em homenagem aos 200 anos de Emancipação

No próximo dia 08 de julho, Sergipe completa 200 anos de Emancipação Política ao celebrar a independência territorial da Bahia. Por conta da disseminação do novo coronavírus em todo o país, a agenda comemorativa alusiva ao Bicentenário precisou ser cancelada. No entanto, o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), consciente com o atual período delicado que a saúde pública enfrenta, anuncia o novo formato de ações que irão homenagear a data.

“São 200 anos de história independente e Sergipe avança no progresso. E, nestes tempos de pandemia, vamos pensar na vitória com a determinação que o povo sergipano possui. O 8 de julho é um dia de enaltecer a nossa cultura, tradição e o valor político-administrativo que conquistamos. Como a agenda comemorativa teve que ser adiada foi desenvolvido um vídeo institucional do Governo com o intuito de ser divulgado nos veículos de comunicação do Estado como também, preparamos um documentário que está dividido em três episódios apresentando os aspectos culturais das cidades históricas e as características das regiões do Sul, Baixo São Francisco e Alto Sertão. É um presente especial do Governo de Sergipe para o seu povo”, afirma a presidente da Funcap, Conceição Vieira.

A gestora reforça ainda que o vídeo institucional apresenta uma declaração sua e da professora Aglaé D’Ávila Fontes, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGS-, baseado no Bicentenário.

O documentário dividido em três etapas retrata os seguintes pontos:

* Dia 08/07- Episódio 1 (Cidades Histórias e Sul Sergipano): São Cristóvão, Laranjeiras, Santa Luzia do Itanhy e Estância. O vídeo enfatiza sobre a primeira missa realizada em Sergipe, a ocupação do território sergipano, o período pré-emancipação política, o artesanato de Santa Luzia do Itanhy e o desenvolvimento industrial em Estância.

* Dia 15/07 – Episódio 2 (Baixo São Francisco): Propriá, Santana do São Francisco, Brejo Grande, Pirambu e Pacatuba. O vídeo conta a respeito do surgimento de Propriá, o desenvolvimento e a importância econômica da cidade no passado, o artesanato em cerâmica de Santana do São Francisco, o restaurante Carapeba (Brejo grande), o passeio até a Foz do São Francisco, a passagem de Dom Pedro II pela região e a riqueza natural de Pirambu e Pacatuba, com destaques para a Reserva Santa Izabel e o Pantanal.

*Dia 22/07 – Episódio 3 (Alto Sertão): Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória. O vídeo apresenta o Museu Arqueológico de Xingó e seus achados, a hidrelétrica, Rota do Cangaço que leva ao local onde Lampião foi capturado pela polícia, a bacia leiteira de Nossa Senhora da Glória e os Cânions de Xingó.

Concerto especial da Orsse

No dia 08, às 18h, a Aperipê TV exibirá um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), produzido especialmente para os 200 anos de Emancipação Política do Estado. Com os efeitos da pandemia, a iniciativa adotou todas as medidas de distanciamento, higiene e com formação reduzida. A apresentação homenageia os compositores locais e celebra ainda os 35 anos de estabelecimento da Orquestra Sinfônica no Estado. O concerto será realizado no palco do Teatro Tobias Barreto (TTB), sem platéia.

Por Shis Vitória