Aracaju, 16 de abril de 2024

Para Gualberto, São Cristóvão deu grande colaboração para a independência de Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

A sessão remota desta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa foi dedicada ao aniversário de 200 anos de emancipação política do estado de Sergipe. Durante mais de duas horas o historiador Jorge Carvalho, que é professor doutor da UFS, palestrou sobre os episódios ocorridos na época em que Sergipe se separou da Bahia. Atendo à explanação, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) elogiou a palestra e disse que se sente prestigiado pelo apoio e atenção que Jorge Carvalho sempre o dedica. “Somente os grandes e generosos prestam atenção aos humildes”, disse.

O professor citou a luta de vários municípios sergipanos em busca da liberdade, dentre eles São Cristóvão, terra natal de Francisco Gualberto. “Arrisco dizer que São Cristóvão tem uma simbologia muito grande para o estado de Sergipe. Tornou-se a primeira capital e lá está um elenco do patrimônio histórico que é de grande importância para Sergipe. São várias igrejas e museus, além da praça São Francisco, que é patrimônio da humanidade. E independente da ação de outras cidades na época, São Cristóvão acabou tendo uma importância muito grande na independência, até hoje”, disse Gualberto.

“Penso que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) deve fazer um esforço junto ao governo federal para não deixar que museus, igrejas e outros monumentos de São Cristóvão sejam destruídos pelo tempo por falta de manutenção. Todos nós sabemos que a prefeitura sozinha não possui recursos suficientes para recuperar e manter todo aquele patrimônio histórico”, cobra Francisco Gualberto.

O deputado afirma que o auge de São Cristóvão na economia se deu com a indústria têxtil. Também citou políticos importantes da cidade como Lauro Rocha, Elísio Carmelo, Deoclécio Vieira, Vanderlei Correia e ele próprio. “São filhos de São Cristóvão que na política contribuíram e têm contribuído como o estado de Sergipe”, garante. Citou ainda esportistas como os jogadores de futebol Chicão, Paulo Preto, Anselmo, Edvaldo, além de Duda Lisboa, que já foi eleita a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo. Como referencia musical, citou a banda The Baggio.

Por fim, o deputado garante que tem orgulho de ter nascido e viver em Sergipe. Garante também que não trocaria esse estado por nenhum outro do Brasil. “Se tiver que morrer um dia, quero morrer no estado de Sergipe. Para mim o mais belo do Brasil, sem excesso de bairrismo. Vejo em Sergipe um grande potencial apesar de seu pequeno tamanho. Essa é a minha opinião”, aponta Gualberto, lamentando as mortes de sergipanos pela pandemia do covid-19. “Eu desejo que essa minha posição seja uma homenagem aos que estão nos deixando nesses tempos atuais de um Sergipe emancipado, e que também atinjam seus familiares e amigos em forma de conforto. É um momento de dificuldade de tristeza para muitos sergipanos”, disse.

Por  Gilson Sousa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também