Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

PSDB joga nova cartada

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O presidente municipal do PSDB, Acácio Cardoso, tem procurado conversar com lideranças políticas de outros partidos da oposição, mas não tem obtido êxito. Segunda-feira passada ele ligou para pelo menos dois deles e tentou marcar reunião para a formação de uma aliança política para disputar a Prefeitura de Aracaju, quando seria montada uma chapa de consenso. Ninguém concordou, em razão dos entendimentos que vêm sendo mantidos para fechar acordo com o Cidadania, que tem como pré-candidata à prefeita a delegada Danielle Garcia.

Segundo um pré-candidato da oposição, o objetivo do PSDB é incluir o Cidadania em um bloco, para consolidar apoio à Danielle Garcia, o que é absolutamente natural. Esse bloco seria fechado com os tucanos indicando o vice. O pré-candidato consultado foi rápido na resposta. Disse que não abriria mão de ser o cabeça de chapa e que faria isso mesmo que o seu partido fosse sozinho para a disputa. O assunto girou entre outras lideranças e uma delas foi clara: “o senador Alessandro não vai aceitar o nome indicado pelos tucanos para ser o vice de Danielle”.

Reforçam a informação de que Alessandro e Danielle não estão às turras, mas admitem que o senador não vá influenciar mais na formação da chapa, porque a delegada está tomando à frente para formação do bloco. Segundo ainda uma fonte bem avisada, o senador Alessandro teria compromisso em indicar o ex-vereador Dr. Emerson para vice, preferindo uma chapa puro sangue. Essa tese não é bem aceita por membros do partido e aliados, que preferem candidatos de partidos diferentes.

Acácio Cardoso teria ouvido do presidente municipal de outro partido, ainda na segunda-feira, um desabafo:“o PSDB usou as outras siglas da oposição para se cacifar e ser chamado por Danielle Garcia e Milton Andrade (PL) para retomar as conversas e formar a composição”. Isso teria ficado claro, tanto que na mesma segunda-feira já havia matéria circulando sobre a formação de bloco com o Cidadania e a indicação tucana para o vice.

Já o PSB sequer aceitou voltar a falar sobre política com o PSDB e deixou claro que com os tucanos a legenda não trata mais de qualquer assunto voltado a uma aliança. Além disso, o PSB não abre mão da candidatura do ex-deputado federal Valadares Filho para prefeito de Aracaju, em razão da participação dele em pleitos anteriores, onde obteve resultados compatíveis com o tamanho de uma liderança a nível estadual. A partir de agora, encontro onde se incluem PSDB e Cidadania é página virada, porque os demais partidos mantém conversam para consolidação de uma outra aliança sem subterfúgios.

Tem dedo político

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) vê “dedo político nessa operação da Polícia Federal em relação ao Hospital de Campanha, à busca de documentos”. Jackson diz que a administração de Edvaldo Nogueira “tem sido ética”.

*** Depois de vir realizando um trabalho sério à frente da Prefeitura, Jackson diz que “não seria agora que o prefeito Edvaldo Nogueira fosse deixar acontecer qualquer tipo de irregularidade em seu trabalho contra a Covid”.

Tudo fora aprovado

A denominada Operação Serôdio, que fez busca e apreensão no Hospital de Campanha, se torna estranha porque ocorreu “depois de aprovada pelo MPE, TCE e os documentos entregues à CGU”, disse Jackson Barreto.

*** – Por uma completa falta de protagonismo, os adversários políticos de Edvaldo Nogueira certamente buscam um discurso para a campanha, mesmo que não se encontre qualquer irregularidade na construção do hospital, disse.

Padrão de Curitiba

Rômulo Rodrigues (PT), que tem visão ampla da política nesse momento, fala sabre a ação da Polícia Federal e do Ministério Público na Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.

*** Diz que combate Edvaldo Nogueira por ter, na pandemia, “incorporado o estilo do coronel Mario Andreazza em sobreposição aos de Alexandre Padilha e Artur Chiorio, ex-ministros da Saúde que ele conhece muito bem”.

*** – Agora, a ofensiva desencadeada neste momento está parecendo retorno do protagonismo da Lava Jato, em período pré-eleitoral, onde tem delegada lavajatista envolvida na disputa.

*** E finaliza: “até prova em contrário, tenho Edvaldo Nogueira como honesto e espero comprovações fora do padrão de Curitiba”.

Fábio convicto

O deputado federal Fábio Mitidieri escreve que tem “absoluta convicção da idoneidade do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).

*** Para Fábio, “toda investigação é “mais uma oportunidade de comprovar a lisura de sua gestão. Os aracajuanos conhecem Edvaldo e confiam nele”.

Rogério solidário

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, deseja ao presidente Bolsonaro pleno restabelecimento, que tome todos os cuidados porque esta doença é perigosa e traiçoeira, e já levou a vida de milhões de brasileiros.

*** Rogério avisa que foi “vítima da Covid-19 e em instantes o quadro pode se tornar muito grave! Solidariedade”, conclui.

Suspende portaria

A juíza titular da 1ª Vara Federal de Sergipe, Telma Maria Santos Machado, decidiu suspender a portaria 86/2020, da SES sobre o Plano de Retomada Econômica.

*** – “Sem UTI, flexibilização só com taxa de ocupação de leitos de UTI igual ou menor que 70%.” (de tiotonitv)

Abrir o diálogo

O Republicanos vai continuar esperando por uma conversa com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), para apoiar sua candidatura à reeleição.

*** O partido deixa claro, entretanto, que isso não impede de dialogar com outras siglas que estão o procurando.

*** Tem filiados ao partido que lamenta o distanciamento e admite que há dificuldade para abertura do diálogo.

PT Puro Sangue

O Partido dos Trabalhadores em Sergipe pode lança chapa puro sangue, porque ainda não está conseguindo fechar composições com outras legendas.

*** Três partidos podem compor com Márcio Macedo: Psol, Pros e Rede, este último com menor – ou nenhuma – chance.

Henri e o PT

O PT chegou a conversar com o ex-presidente da OAB-SE, Henri Clay, e o convidou para integrar a chapa como vice. Ele não aceitou.

*** Aconteceu exatamente o contrário. Henri Clay propôs se filiar ao PT e ser o candidato a prefeito pela legenda.

*** Ainda houve conversas sobre isso, mas o partido não aceitou.

Aposta em Socorro

O Partido dos Trabalhadores espera eleger pelo menos 15 prefeitos nas eleições de novembro. O nome que atrai mais apostas é o de Clewerton Siqueira, pré-candidato à prefeitura de Socorro.

*** Clewerton está com apoio de três chapas a vereador e é bem aceito pelo eleitorado.

Amaral vive

Poeta e imortal Amaral Cavalcanti deixou a todos ontem. Mas estará sempre entre nós em cada esquina de Aracaju, Nos bares, nas praias, nos eventos culturais, nas boas conversas e em todos os momentos de uma cidade que tem suas digitais.

*** Foi uma das primeiras pessoas que conheci quando cheguei aqui, em um barzinho no ‘cu da madrugada’, tomando uma cervejinha e jogando conversa fora.

Grandes amigos

Fomos bons amigos. Desde a movimentada praia do Artistas, nas suculentas feijoadas em sua casa, na moderna ‘Folha da Praia’ e nas batidinhas na Atalaia.

*** Depois o vi junto a Lu Spinelli ajudando a Joel Silveira administrar a cultura. Fora as suas crônicas deliciosas do dia a dia [após um pileque] e o aproveitamento delas em um livro.

Encontro na livraria

Desde o ano passado que nos encontrávamos, sempre aos sábados, para um papo longo no cafezinho da livraria Saraiva, onde se colocava todos os papos em dia e falava-se da vida de todo mundo.

*** A coluna de hoje é dedicada a Amaral Cavalcanti, que sempre a inspirou e ficará vinculada a ele na memória.

Uma boa conversa

Deixa hospital – O coronel Rocha, pré-candidato a prefeito de São Cristóvão pelo Cidadania, pegou o coronavirus, mas já deixou o hospital Primavera.

Está em casa – Agora está em casa se recuperando e indignado com “gente desejando a morte de outra pessoa. Aonde vamos para?

Camila Bomfim – Brasília em teste pra Covid-19 após contaminação do presidente. 18 ministros, 11 parlamentares e inúmeros assessores estiveram c ele nos últimos 10 dias.

Esquerda e direita – Sergio Moro diz que extrema esquerda e extrema direita se parecem muito. A impressão é que se confundem.

Vidros escuros – O cantor Belo espera que os casais se inspirem. Mas lembra: só os que estiveram em carros com vidros bem escuros.

Revista Fórum – STJ inocenta Tarso Genro (PT) por unanimidade em processo que se arrastou por 18 anos.

TV Cultura – O presidente Bolsonaro havia revelado anteriormente que, que por conta dos sintomas da doença, estava utilizando o medicamento.

Poder360 – Cheque especial extorque e cartão de crédito deve ser reformulado, afirma presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Bolsonaro insiste – Em coletiva, Bolsonaro insistiu que somente quem tem mais de 60 anos ou possui comorbidades morre por covid-19.

Leia também