Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Advogado da morte

19

O governo de Sergipe vai recorrer contra a decisão da Justiça que o obrigou a voltar atrás no apressado relaxamento do isolamento social. Para justificar o recurso jurídico, o executivo alega que o Plano de Retomada da Economia foi iniciado obedecendo, rigorosamente, critérios técnicos e científicos. Ora, fosse isso verdade, os leitos de UTI da capital e do interior não estavam com uma ocupação bem acima de 70%. Frise-se que este percentual é o principal critério estabelecido pelo decreto do próprio governo para autorizar a flexibilização da economia. Não se entende porque, apesar do vertiginoso crescimento da pandemia, se queira afrouxar o isolamento social. Diante do grande número de sergipanos vitimados pela Covid-19, bem que o governo poderia contratar o advogado da morte para defender a sua malfadada proposta de abertura geral da economia. Ó Senhor, tende piedade de nós!

Tamo junto

Depois que a Polícia Federal deu um baculejo na Prefeitura de Aracaju à procura de irregularidades sobre o Hospital de Campanha, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) passou a receber solidariedade dos aliados. Um deles foi o governador Belivaldo Chagas (PSD), que fez questão de visitar o pedetista. O pessedista disse ter ido reiterar sua confiança na integridade do prefeito e no trabalho que ele desenvolve na capital. Então, tá!

Ferro velho

Anunciada outrora como o instrumento da redenção de Sergipe, a plataforma FPSO Piranema corre o risco de virar ferro velho. A Petrobras na anunciou que vai promover o seu descomissionamento ainda este ano. Esse palavrão acontece quando uma plataforma atinge sua fase final de produção, quando a produção de óleo e gás apresenta-se desvantajosa. Localizada a cerca de 37 quilômetros de Aracaju, Piranema foi o primeiro sistema flutuante e redondo de produção, armazenamento e exportação de óleo do mundo. A estatal também quer vender o campo de Piranema. Crendeuspai!

Síndrome de autoria

A maioria dos vereadores de Aracaju vota sim ou não a depender de quem é o autor do projeto. A grave acusação foi feita pela também vereadora Emília Corrêa (Patriota). A distinta ficou uma fera após os colegas terem rejeitado as 17 emendas apresentadas por ela à Lei de Diretrizes Orçamentárias da capital. Segundo Emília, os governistas se escudam numa falsa inconstitucionalidade para votar contra os projetos da oposição. Home vôte!

Fazendo política

A prefeiturável Danielle Garcia (Cidadania) discorda dos que a acusam de denunciar a administração de Aracaju para se beneficiar politicamente. “Se fazer política é denunciar irregularidades dessa natureza, então eu estou fazendo política”, discursa. Daniele garante que jamais vai estar diante de situações criminosas e achar que é normal e não fazer nada. “Se eu não fizer como delegada farei como cidadã”. Ah, bom!

Morte lamentada

O ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB) lamentou a morte repentina do jornalista e poeta Amaral Cavalcante, seu conterrâneo de Simão Dias. Vavá postou nas redes sociais que o desaparecimento de Amaral “foi uma grande perda para a cultura e o jornalismo de Sergipe. Homem culto, dedicado, cordial e generoso. Uma personalidade ímpar, que fará muita falta ao nosso meio”. É vero!

Mundo cão

Pesquisa mostra que 65% das gestantes condenadas poderiam cumprir prisão domiciliar, por ter cometido crimes de menor poder ofensivo, como porte de drogas e pequenos furtos. Realizado pela Fiocruz, o estudo indica que 40% das presas gestantes têm mais de quatro filhos, a maioria não desejava a gravidez, 5% tentaram fazer aborto e 50% tiveram depressão pós-parto. Pior, somente 3% tiveram acompanhamento durante o parto, enquanto 40% não receberam nenhuma visita durante a gravidez. Que horror!

Sem corruptos

Caso o PSC do ex-deputado federal André Moura feche mesmo o apoio à reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), o ex-governador Jackson Barreto (MDB) não sobe no palanque do aliado. Desde que a aliança entre os dois partidos começou a ser gestada, JB avisou que não concorda: “Não estarei onde estiver esse conluio de corruptos”, discursa. O que se observa, contudo, é que pelo andar da carruagem o apoio do PSC a Edvaldo são favas contadas, independente da queixa de Jackson. Misericórdia!

Sessão virtual

A Assembleia realiza, nesta quinta-feira, mais uma sessão plenária. A reunião parlamentar será virtual visando evitar a proliferação da Coviud-19. Na pauta dos trabalhos legislativo cerca de uma dezena de indicações dos deputados propondo melhorias em vários municípios. Há pedidos ao governo para recuperar rodovias, fazer manutenção de iluminação pública, contratar concursados, instalar mais leitos de UTI para as vítimas do coronavírus, promover operação tapa bucacos, etecetera e tal. Vixe!

Vocação pra vidente

E o prefeiturável Valadares Filho (PSB) jura que está acontecendo em Aracaju tudo que ele falou em 2016. Vavazinho lembra ter denunciado, naquele ano, que a atual gestão não sabia onde queria chegar. Segundo ele, os acordos políticos feitos pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) inviabilizaram a administração da capital, exatamente como ele previu há quatro anos. Vá ter vocação pra cartomante assim lá em Simão Dias. Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 26 de outubro de 1918.

Leia também