Aracaju, 28 de março de 2024

D. Maria e Valadares Filho conversam

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Brayner diogenesbrayner@gmail.com

As conversas avançam em relação às composições políticas para as eleições deste ano. É natural que elas aconteçam, mesmo com a pandemia que assusta os brasileiros. Mas o tempo não para e, se não se pode sair às ruas em excesso com objetivos de tratar da formação de alianças, tudo é feito através de telefonemas ou até em reuniões presenciais com respeito às medidas de proteção. Os partidos se relacionam bem e todos tentam a melhor saída para ter estrutura eleitoral forte no pleito de novembro.

No momento o que mais interessa é a formação de um bloco, com a indicação de um nome competitivo para união de todos em torno dele. E é o que está acontecendo em encontros de bastidores e conversas prolongadas, que se repetem a cada semana e vão se estreitando até chegar ao consenso, tanto para o cabeça de chapa, quanto para o vice. O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) é bem avaliado nesses contatos, em razão da sua trajetória de disputas por mandatos majoritários.

A impressão é que seu nome vem se fortalecendo nesse caminho. Tanto que ontem à tarde, Valadares Filho recebeu um telefonema de Brasília que o animou e surpreendeu: do outro lado à senadora Maria do Carmo Alves (DEM). Tratou sobre uma composição entre DEM e PSB para formação de um bloco, ampliado com a participação de outras siglas, para disputar a Prefeitura de Aracaju nas eleições deste ano. A conversa foi considerada boa e revelou-se a disposição de por o bloco na rua.

A senadora Maria do Carmo reconheceu que Valadares Filho tem “características de aglutinação” e perguntou pelas conversas com o presidente regional do DEM, ex-deputado federal José Carlos Machado, e com a pré-candidata à prefeita do partido, delegada Georlize Teles. O papo demorou algum tempo, entretanto o máximo que vazou foi o interesse da D. Maria em uma composição tendo Valadares Filho como candidato a prefeito e, naturalmente, Georlize Teles para vice.

A senadora ficou de tratar sobre isso com o DEM Nacional, através do presidente do partido, prefeito de Salvador ACM Neto, e com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM). Também vai tratar com José Carlos Machado e com Georlize, para ouvir opiniões e emitir a sua. Claro que não está nada certo, mas Maria do Carmo e Valadares Filho ficaram de ter uma nova conversa na próxima semana. É aguardar…

Covid retorna

Uma funcionária da SMTT se reinfectou com o coronavirus e está hospitalizada para tratamento. Ficou à vontade porque achava que estava imune.

*** Dez colegas da funcionária já começaram a fazer exames e já sentem sinais do Covid-19.

Sem data certa

Um médico de hospital privado disse ontem que é difícil deter o coronavirus. Segundo ele, os testes ainda não são confiáveis e nem há tratamento determinado.

*** Lamentou que vários colegas seus estejam internados com sintomas e opinou: “isso só chega ao fim quando houver uma vacina definitiva e medicamentos adequados”.

O vírus e Bolsonaro

Aliados de Bolsonaro publicaram banner no Twitter perguntando: “sabe por que vários países já superaram a pandemia”?

*** E respondem: “Porque se uniram contra o vírus e não contra o presidente”.

*** Há uma diferença: nos outros países os presidentes se comportaram com seriedade e responsabilidade contra o vírus. Bolsonaro expôs a população ao vírus por não acreditar nele.

Imprensa bandida

Bolsonarista de primeira linhagem, deputado estadual Capitão Samuel (PSC) acusa que o jornalismo no Brasil “perdeu a vergonha de vez”.

*** E diz: são “24 horas de politicagem e militância contra o governo. Uma verdadeira chantagem diária para que as ‘tetas’ voltem a dar leite”.

*** Enxerga banditismo da CNN Brasil, Rede Globo e Jovem Pan News, e implora: “que Deus continue protegendo Jair Bolsonaro”.

Eleição este ano

O deputado federal Fábio Henrique (PDT) diz que a eleição já está definida para o dia 15 de novembro: “aqui na Câmara, não há nenhuma indicação contrária”.

*** Fábio acrescenta: “acho que vamos ter uma eleição com limitação. O TSE deverá estabelecer regras para preservar a saúde da população, tipo algumas proibições etc”.

*** – Acho que o eleitor saíra da pandemia exigindo mais ação e responsabilidade dos políticos, sobretudo no fortalecimento do nosso SUS, disse.

Gustinho e Edvaldo

O deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) é aliado do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em Aracaju e admitiu que ele “tem desenvolvido um excelente trabalho à frente da Prefeitura da Capital”.

*** – Toda sua trajetória política demonstra que ele é um homem correto e sério e um político comprometido com o futuro do seu povo”, disse.

Petistas assinam carta

O presidente estadual do PT em Sergipe, deputado federal João Daniel, também subscreveu a carta de apoio de lideranças políticas ao prefeito Edvaldo Nogueira.

*** A assinatura de João Daniel foi posta após a martéria chegar à imprensa.
*** Dois petistas importantes saíram em defesa de Edvaldo: Francisco Gualberto e João Daniel.

Com insegurança

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que já defendeu eleições gerais em 2022, acha que as eleições municipais acontecerão mesmo em dezembro.

*** Fábio também admite que o eleitor não se sente seguro e nem motivado a votar nas eleições deste ano.

Quê tem o PSDB?

A pergunta é de um aliado da pré-candidata à prefeita de Aracaju, Danielle Garcia, do Cidadania: “O PSDB tem o quê para oferecer politicamente e fortalecer a chapa encabeçada pela delegada?”

*** Contra a aliança, o ilustre aliado citou apenas o tempo de TV, acrescentando que “nem chapa de vereador os tucanos têm”.

*** Disse ainda que Waltinho é uma “excelente pessoa, mas não acrescenta nada como vice de Danielle”.

E disse muito mais

A mesma fonte disse que o senador Alessandro Vieira até o momento não conversou com o ex-senador Eduardo Amorim e ainda não há pauta para encontro.

*** Acrescentou que “Eduardo procurou um encontro com Alessandro por várias vezes e nunca aconteceu. O senador ainda repensa a composição com indicação do vice”.

Bandidos agradecem

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) cita duas decisões 100% políticas do Judiciário. “Primeiro o ministro Noronha (STJ) concede prisão domiciliar para a foragida mulher do Queiroz”.

*** – Depois Toffoli (STF) determina o envio ao PGR de todos os dados de investigações das Forças Tarefas da Lava Jato do Brasil. Os bandidos agradecem.

Defesa é idêntica

Senador Alessandro Vieira disse que nesta semana foram derrubadas contas de bolsonaristas e petistas em redes sociais. “A defesa deles é idêntica: alegam ser vítimas de perseguição”.

*** – A verdade é que ferramentas criminosas de desinformação e fake news não são ideológicas de direita ou esquerda, elas servem ao dinheiro, disse.

Páginas excluídas

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, indigna-se: “35 contas do Facebook, 14 páginas e um grupo, além de 38 contas do Instagram, foram excluídas”.

*** E relata: “As páginas bombardeavam mentiras e afetaram um público de quase dois milhões de pessoas”.

André em Brasília

O ex-deputado federal André Moura (PSC) tem ido com frequência a Brasília e cumpre agendas para liberação de recursos a municípios e ainda à busca de ordens de serviços provenientes do seu mandato parlamentar.

*** Alguns prefeitos de Sergipe ainda acompanham André Moura em suas idas à Brasília para tratar de interesses dos seus municípios.

Uma boa conversa

JB e Bolsonaro – Jackson Barreto disse ontem que Jair Bolsonaro “é um coveiro para o nosso povo. Um genocida. Trata-se de um desqualificado e irresponsável”.

Inove Notícias – As declarações de Jackson Barreto foram feitas ao Inove notícias. JB também falou sobre as eleições e prováveis vices.

Bons contatos – André Moura (PSC) tem recebido telefonemas do governador do Rio, Wilson Witzel. São amigos e continuam mantendo contatos.

Maria diz – Bolsonaro é o único ser deste planeta contente por ter pegado Covid. Estamos em um filme de terror.

Pode ser vice – Jorginho Araújo (PSD) começa a atuar politicamente e tem aparecido com maior frequência. Pode ser vice de Edvaldo.

Vladimir Aras – Decisão de Noronha a favor de mulher foragida de Queiroz é “muito rara”, dizem ministros do STJ.

Diário do Poder – Justiça liberta fundador da Ricardo Eletro, preso por suspeita de sonegar e lavar R$ 400 milhões.

Estado de Minas – Anvisa diz que ivermectina não tem eficácia contra Covid-19 e pode causar sérios riscos à saúde.

Risco pelo ar – Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece formalmente risco de transmissão do novo coronavírus pelo ar.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também