10/07/20 - 05:24:59

DEPUTADO PEDE SOLICITA QUE A POPULAÇÃO CONTRIBUA COM O ISOLAMENTO SOCIAL

Na Sessão Extraordinária remota realizada na manhã desta quinta-feira, 9 de julho, pela Casa Legislativa,  o deputado estadual, Vanderbal Marinho (PSC), que é médico pneumologista, frisou a importância das medidas de prevenção para o enfrentamento ao coronavírus e incentivou aos gestões públicos  a tomarem medidas cabíveis para conter ainda mais o avanço da Covid-19 em Sergipe.

O  deputado comentou ainda sobre a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e da baixa adesão da população ao isolamento social. Disse que a popular precisa colaborar, cumprindo as medidas padrões de proteção. Principalmente, no que tange ao uso de máscaras e  isolamento social.

“Nós vimos na última reunião das equipes  que formam a retomada da economia de Sergipe que os tempos religiosos não puderam abrir, ficando essa condição para uma próxima fase. O fato se deu  diante de indícios de ocupação de leitos, que  estavam no limite de seu teto, por isso o recuo. Não estamos numa situação confortável. Indicadores apontam para problemas iminentes de ocorrerem na rede hospitalar, diante da taxa de ocupação dos leitos que estão sempre crescendo, e de  forma muito rápida. Tudo isso está ocorrendo devido ao baixo isolamento social, ao índice elevado de contágio. Muitas pessoas estão saindo para as ruas sem necessidade”, lamentou o deputado.

Conscientização

Ele também teceu comentários sobre a luta da equipe de Saúde que está na linha de frente. “Não é justo com eles, estão cansados, estressados. Estão se sacrificando e se arriscando para todos, mas  não deixam de estar no dia a dia nesse combate. Portanto, não saiam de casa! Evitem aglomeração. Vamos evitar o colapso do sistema de saúde. As pessoas que não se preocupam consigo, devem se preocupar com os outros, com os pais e seus avós. A pandemia está em evolução rápida ainda. Estejam em isolamento social, lave as mãos, usem máscaras e só saim se for mesmo necessário”, alertou.

Em aparte, o presidente da Alese, Luciano Bispo, exemplificou a cidade de Itabaiana, onde índice de contágio está alto. E o recuo de algumas atividades comerciais na região foram necessárias.

Medidas

Segundo expôs ainda o parlamentar, não há protocolos anteriores, o vírus é novo, e que portanto, os acertos e erros por parte dos governos foram naturais diante do quadro de pandemia no mundo. Disto isso, o parlamentar salientou que os gestores não devem deixar de tomar medidas e iniciativas com receio de questões judiciais posteriores.

“Não quero que aconteça em Sergipe o que aconteceu e vem acontecendo em alguns municípios do país. Não há protocolos anteriores, vai haver erros e acertos, é uma pandemia. Mas, não é para premiar o gestor que não vai fazer  nada com receio de problemas futuros que possam ocorrer.É preciso que os gestores reajam, que usem uma escala, mas não deixem de tomar decisões de forma rápida”, finalizou o deputado Vanderbal Marinho.

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese