11/07/20 - 07:14:17

MUNICÍPIOS DEVEM PLANEJAR COMBATE A NOVO CORONAVÍRUS ATÉ O PRÓXIMO ANO

Durante o evento on-line realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), através da Escola de Gestão Governador João Alves Filho, o especialista em saúde e supervisor do núcleo de desenvolvimento social da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Denilson Guimarães, alertou de forma detalhada que os municípios precisam realizar um planejamento de enfrentamento ao novo coronavírus para os próximos meses.

O tema do encontro foi para tratar sobre os recursos que estão sendo destinados à saúde pública, assunto que levou o palestrante a falar sobre transferências regulares e específicas para o coronavírus. Além disso, Denilson também destacou saldos financeiros, programa federativo de enfrentamento à Covid-19, emendas parlamentares, orientações quanto a aplicação dos recursos e grupo de despesa do vírus.

O especialista reconhece que os impactos causados pela nova doença afetaram, além da saúde, a economia e o social, bem como as demais pastas administrativas.

Outro ponto importante também destacado pelo especialista, é que, de acordo com estudos realizados por pesquisadores, a transmissão da doença acontece de forma muito rápida, o que faz com que exige ainda mais dos municípios, no sentido de planejamento e ações.

“É preciso que haja um planejamento efetivo para os próximos meses e até mesmo próximo ano, pois ainda não chegamos ao pico da pandemia e não sabemos qual será o próximo cenário”, alertou.

As explicações de Denilson também foram claras quanto à previsão de ações e gastos, destacando que não há a possibilidade de estabelecer algo para mais de quinze dias.

Por Yslla Vanessa/ Ascom FAMES