12/07/20 - 09:33:55

Estude em Casa: alunos já podem consultar programação de videoaulas da 13ª semana

O programa “Estude em Casa” chega a sua 13ª semana na próxima segunda-feira, 13 de julho, com mais uma programação de conteúdos para os alunos dos ensinos Fundamental e Médio. No período de  13 a 17 de julho, os estudantes poderão assistir às aulas com assuntos que contemplam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para quem quiser acompanhar, o cronograma dessa 13ª semana já está disponível no portal Estude em Casa, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc):

As videoaulas seguem uma programação com 4 horas e 40 minutos de aulas por dia. Das 9h às 11h40, o conteúdo é voltado para os estudantes do ensino fundamental maior, e das 16h às 18h, para o ensino médio. Já foram disponibilizadas mais de 160 videoaulas desde início o projeto.

O “Estude em Casa” é uma iniciativa fruto da parceria estabelecida entre o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o Governo do Estado do Amazonas, cuja finalidade é ofertar conteúdo didático aos estudantes do ensino fundamental maior e ensino médio. Pode-se assistir às aulas tanto pelo portal da Seduc, quanto pela TV Aperipê, canal 6.1,

Na segunda-feira, 13, pela manhã, os alunos do ensino fundamental (anos finais) terão aulas dos seguintes componentes curriculares e temas: Arte (O ponto e a linha), Matemática (ângulos complementares e suplementares), Língua Portuguesa (tipos de predicado: verbal e nominal), Geografia (o preconceito em relação aos emigrantes).

Já os estudantes do ensino médio iniciarão a semana com Arte (História da música e Música no Brasil), Biologia (sistema locomotor), Matemática (números complexos, adição e subtração II).

Consulte o cronograma completo das videoaulas do “Estude em Casa” na TV Aperipê nos links: Ensino Fundamental/Anos Finais ; Ensino Médio

Material complementar

Em um hotsite, portal Estude em Casa, a Seduc reuniu centenas de conteúdos didáticos, cuja finalidade é dar apoio aos estudantes durante a suspensão das aulas presenciais. O material disponibilizado é voltado para alunos, professores e pais e/ou responsáveis. O material complementar de apoio aos estudos abrange todas as etapas da educação básica, fundamentadas nas competências da BNCC.

No portal, o visitante pode encontrar ainda todo o material didático do programa Pré-Universitário da Seduc (Preuni). O estudante pode fazer download de todos os cadernos do programa, acessar os simulados online, além de baixar a tabela do Plano de Estudos, no qual o aluno pode organizar seus horários de estudo de acordo com as demandas semanais.

O projeto Aulaflix também faz parte do conjunto de ações do portal Estude em casa. A iniciativa representa uma estratégia voltada para a oferta de suporte pedagógico aos professores por meio da disponibilização de materiais pedagógicos, videoaulas, planos de aula e atividades para os alunos, objetivando o aperfeiçoamento do seu trabalho educacional.

A plataforma “Explicaê” é a mais nova ferramenta de apoio aos estudos que se soma às ações da Seduc, por meio de parceria. De forma online e gratuita, o conteúdo didático será voltado para 75 mil estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual. O material poderá ser acessado no site:, ou no aplicativo para smartphone “Explicaê”, disponível nos sistemas Android e IOS, com recursos que poderão ser utilizados no modo off-line.