13/07/20 - 14:37:32

Prefeitura ajusta retomada dos atendimentos odontológicos eletivos

Nesta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começa a ajustar a retomada de atendimentos odontológicos eletivos. A gestão chegou a anunciar a suspensão do retorno do serviço, seguindo decisão judicial que suspendeu a Portaria 86/2020 do Governo do Estado.

Mas, na sexta-feira (10), a Justiça Federal concedeu liminar atendendo à ação ajuizada pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), determinando o imediato restabelecimento da atividade odontológica em todo o estado.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da SMS, Helena Santana, o alinhamento necessário para o retorno das atividades odontológicas eletivas já está sendo realizado. “É preciso ressaltar que os cidadãos nunca ficaram desassistidos, uma vez que os serviços de urgência e emergência permaneceram porta aberta, seja nas Unidades Básicas de Saúde, com exceção daquelas que foram destacadas para tratar pacientes com síndromes gripais, seja no serviço de urgência odontológica localizado no HPP Fernando Franco” explica.

Até o retorno das atividades eletivas todos os profissionais passaram por um treinamento específico em relação ao momento de crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19. Ou seja, todo o cuidado tem sido gerenciado para que o retorno dos atendimentos eletivos possa ser seguro, tanto para os profissionais quanto para os usuários, uma vez que nossa premissa é promover saúde.

Segundo a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Fernanda Albuquerque Cabral, que ministrou juntamente com a Vigilância Sanitária da SMS cursos de capacitação para os profissionais, enquanto os atendimentos eletivos estavam suspensos, a Secretaria da saúde preparou os profissionais da odontologia para o retorno, adquirindo os equipamentos de proteção individual, concedendo as orientações e delimitando um mprotocolo a ser seguido por todos os profissionais da área.

“Já concluímos a capacitação de seis turmas e, agora estamos diligenciando os agendamentos, pois a odontologia também ofertará a opção de marcação via número 0800, com intuito de evitar aglomerações”, enfatiza Fernanda Cabral.

Fonte e foto assessoria