17/07/20 - 15:01:06

Reforço do sistema imunológico pode inibir infecção por Coronavirus

Ampliação das defesas do corpo devem ser adotadas diariamente

Reforçar o sistema imunológico, com o objetivo de obter mais resistência em tempos de Pandemia é extremamente importante. A ampliação das defesas do corpo devem ser adotadas diariamente e, não somente nesse momento para que surtam efeito em diversas circunstâncias da vida. O número crescente de infectados e mortes, vem provocando mudanças de comportamento, caos social e disseminação de informações nem sempre verdadeiras.

A coordenadora do curso de Enfermagem da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, Silvia Roberta Santana, explicou que a melhor maneira de evitar uma contaminação é seguir as recomendações de prevenção e estar saudável, com a imunidade alta.

“O sistema imunológico serve como uma proteção e uma barreira contra agentes indesejáveis que tentam invadir nosso corpo. Em casos de pandemia, o indivíduo se torna menos vulnerável e o organismo consegue se defende melhor do “ataque”, caso seja infectado”, explicou Silvia.

Ela observou que para criar imunidade é também importante saber o que é, de fato, uma pandemia entendendo que esse fato consiste numa nova doença, o que indica que a enfermidade se espalhou por diferentes continentes com transmissão contínua entre as pessoas.

“Precisamos entender que as pandemias podem acontecer com mais facilidade atualmente, por causa da maior capacidade de deslocamento das pessoas entre os continentes e, consequentemente, o espalhamento de uma doença em diversas áreas. O nível de contágio varia ao longo do tempo em função das medidas sanitárias adotadas (quarentena, medidas de barreira, confinamento) e também das condições climáticas”, disse Silvia.

Medidas – Ela alertou que entre as principais medidas e preciso evitar o contato físico entre as pessoas, sobretudo com as que estiverem doentes ou que apresente sinais da doença. Lavar as mãos frequentemente, evitar ambientes com aglomeração de pessoas, utilizar máscaras adequadas para evitar exposição ao agente infeccioso,

cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar tocar o rosto e olho.

Silvia explicou que o sistema imunológico abrange todos os mecanismos pelos quais o organismo se defende de invasores internos, como bactérias, vírus e parasitas. “As pessoas tem responsabilidade e devem realizar a “limpeza” do organismo, isto é, retirar as células mortas e fazer a renovação imunológica através da assepsia”, atentou Silvia.

Foto assessoria

Por Suzy Guimarães