20/07/20 - 14:58:56

Ações de combate ao Aedes ocorrem nos bairros Getúlio Vargas, Bugio, Cirurgia e Olaria

Seguindo o Plano de Intensificação das Ações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém o trabalho de combate ao Aedes aegypti e divulga, nesta segunda-feira, 20, as atividades de combate ao mosquito que serão desenvolvidas ao longo desta semana.
Até o momento, o Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti já notificou, em Aracaju, 464 casos de dengue, 141 chikungunya, e quatro de zika. De acordo com o gerente do Programa, Jeferson Santana, a mobilização tem como meta combater o vetor, evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
“Nesta terça, 21, o fumacê costal ocorre no Getúlio Vargas. Na quarta, dia 22, no bairro Bugio e dia 23 no Cirurgia. A aplicação do fumacê costal é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É importante destacar que a aplicação do fumacê não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa”, enfatiza.
Colaboração da população
Jeferson reforça que com a reformulação na abordagem das equipes, a atuação dos agentes se baseia na orientação sobre como os moradores podem identificar e eliminar possíveis focos. E nesse período de pandemia e distanciamento social, a colaboração da população é fundamental.
“Durante a semana o trabalho dos agentes continua nas residências, realizando a ação de educação e saúde. Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel, e numa possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí é importante que o morador perceba essa característica desse depósito e elimine”, afirmou.
Mutirão
No sábado, dia 25, com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio Ambiente, a SMS realiza mais um mutirão, desta vez no bairro Olaria, saindo da UBS Walter Cardoso.