Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Eleições ainda em dúvida

Diógenes Brayner diogenesbrayner@gmail.com

As eleições municipais deste ano, já adiadas para novembro, estão distantes do formato de outros pleitos, em relação ao interesse do eleitor e ao ânimo dos próprios candidatos. Não há pré-campanha, ninguém se mexe claramente para formação de composições e o clima está mais para adiamento que realização. Trata-se timidamente sobre isso entre a cúpula política em Brasília, em razão de ações como cancelamentos de carnavais e até de reveillon. Qual o melhor candidato a prefeito ou a vereador? Até o eleitor que tem candidato cativo não sabe.

A pandemia também infectou o pleito e a tendência é ampliar a quarentena e buscar saídas para evitar sua expansão. Sabe-se quem deve se confrontar, não se entende é como isso vai acontecer, inclusive com dificuldade de se ir até \às urnas. A oposição exibe certo inconformismo com o trabalho de quem está com a mão na massa – ou chafurdando sobre ela –, mas para a população, dona do voto que julga ações, certamente ficará em dúvida entre quem faz [mesmo que errado] e quem apenas diz que faria se estivesse à frente da administração.

In dubio pro reo, como se diz no direito penal, que prevê o benefício da dúvida em favor do réu. Buscando adaptar a expressão latina para o pleito, o leitor também terá que tomar decisão dentro desse contexto claro.

Além disso – o que já está se tornando repetitivo – não há um nome que supere todas as expectativas de avaliação do que seja o melhor para continuidade ou mudança. O povo já não faz mais tanto papel de bobo e põe à frente seus interesses, assim como fazem todos que estão em uma ampla composição para comandar o País, o Estado e Municípios. A desesperança também fabricou ídolos e mitos que em nada mudaram a perspectiva de vida dos que depositam o voto, principalmente nestes tempos em que se choram os mortos, se lamenta o desemprego e não se tem uma perspectiva de rearrumar a vida.

Os tempos são outros e a pandemia, com todo o mau que provocou, deixa uma lição que leva à reflexão em relação ao que se pode fazer pelo próximo, principalmente quando “esse próximo” é cada um que obteve marcas profundas e impossíveis de serem esquecidas.

Mantém-se bem

O governador Belivaldo Chagas (PSD) está de quarentena, mas continua despachando através de videoconferência e conversando pelo whatsapp com auxiliares.

*** A única mudança em sua rotina é que despacha do apartamento e não participa de solenidades.

*** Belivaldo fez questão de assinar uma nota pública com outros 19 governadores, em defesa da aprovação no Congresso Nacional do novo Fundeb.

Ficará na fazenda

Belivaldo Chagas está sem sentir dores e vai para sua fazenda em Simão Dias, na quinta-feira, onde cumprirá o restante da quarentena com cuidados médicos.

*** Mesmo que o próximo teste dê negativo, Belivaldo permanecerá usando máscaras e mantendo cuidados para evitar uma recontaminação.

Candidato bolsonarista

O pré-candidato a prefeito de Aracaju, que terá apoio dos bolsonaristas na Capital, sairá do Avante, mas vai depender de conversas com o presidente do partido em Sergipe, Clóvis Silveira.

*** Os nome do partido que aparecem como prováveis candidatos são: Lúcio Flávio, do Brasil 200, e Davi Calazans, secretário executivo do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Já teve conversa

Clóvis Silveira conversou ontem, por telefone, com Davi Calazans, que está em Brasília, e com Lúcio Flávio para analisar a viabilidade e tomar a decisão.

*** Bolsonaro quer candidatos ligados a ele em todas as Capitais e a ministra Damares Lima seria coordenadora do nome bolsonarista em Aracaju.

Viaja a Brasília

Lucio Flávio, inclusive, viaja a Brasília e participa de reunião para discutir viabilidade de candidatura a prefeito de Aracaju.

*** Só depois dessa reunião é que Clóvis Silveira também poderá ir a Brasília.

*** Das conversas é que o Avante em Aracaju vai decidir se apoia alguém ou lança candidato: “é preciso avaliar dificuldades e viabilidade de uma candidatura”.

Decisão sobre aliança

Amanhã vai acontecer reunião do PSB, Patriotas, DEM e Avante para decidir sobre uma aliança para disputar a Prefeitura de Aracaju em novembro deste ano.

*** Os nomes cotados são a delegada Georlize Teles (DEM) e Valadares Filho (PSB).

*** A escolha depende do resultado de uma pesquisa interna que será apresentada sobre o melhor nome para uma decisão final.

Emília não cede

Um dos nomes que também era cotado para integrar o bloco como candidata à prefeita de Aracaju, era o da vereadora Emília Correa (Patriotas), mas está descartado.

*** Emília mantém sua posição de candidata à reeleição e não cede, mesmo que o seu partido ainda tente convencê-la de disputar a Prefeitura.

Márcio critica

O pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, Márcio Macedo, está atuando nas redes em críticas constantes ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), principalmente ao coronavirus.

*** Márcio quer mostrar sua posição de oposição que se coloca contra o prefeito que foi aliado e pretende confirmar que na disputa a situação será outra.

Questões políticas

Há comentários de que mais à frente poderá haver um distanciamento total entre aliados do Governo e o PT em razão das divergências em campanhas diferentes.

*** Tem quem deseje posições para evitar que partidos da base do Governo divirjam na disputa pela Prefeitura de Aracaju, porque termina por atingir politicamente a todos.

Falta muito tempo

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) disse ontem que as conversas para composições a pré-candidatura da delegada Danielle Garcia estão andando bem.

*** Quanto a uma provável indicação do vice pelo PSDB disse que “não definimos nomes, ainda falta muito tempo”

Eliane preocupada

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) disse ontem que via com grande preocupação essa proposta do governo federal, aos 49 do segundo tempo, de realizar uma articulação com os deputados para o adiantamento da discussão da PEC sobre o novo modelo do Fundeb.

*** Eliane pediu aos deputados que tenham muito discernimento.

*** – Estamos falando do acesso à educação básica de milhões de brasileiros e da sobrevivência econômica de inúmeros municípios.

Os Leite e o Covid

O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, 64 anos, seu pai, Jorge do Prado Leite, 94 anos, e sua mãe, com 84 anos, foram infectados pelo coronavirus.

*** – Aos primeiros sintomas, em 17 de junho, febre no meu pai, tomamos os três Hidroxicloroquina (Requinol), Azitromicina, Ivermectina e vitaminas D e Z, contou Ivan Leite.

*** Todos estão bem (IgG+), foram medicados em casa e não tiveram sintomas piores que febre, moleza, perda de paladar e olfato.

Citações científicas

Ao verificar em sites acadêmicos sua produção científica, para iniciar a formação em PhD, o jornalista, biólogo e psicanalista César Gama, de Sergipe, se surpreendeu: 565 trabalhos científicos fazem menção aos artigos científicos e monografias que ele já escreveu.

*** César acredita que uma das causas do grande número de citações está vinculada à monografia sobre a Uncaria tomentosa, planta medicinal conhecida por Unha de Gato, quando fez extensa pesquisa sobre as propriedades antiinflamatórias da planta e a relação com o efeito placebo.

*** Também acha que pode ser o trabalho sobre a legislação florestal ou a monografia sobre a lei de resíduos sólidos. Disse que buscará as citações para ter certeza.

Uma boa conversa

Votar em Emília – Os bolsonaristas poderiam votar na vereadora Emília Correa (Patriotas) caso ela topasse disputar a Prefeitura de Aracaju.

Avaliar aliança – O PT e o Cidadania devem ter uma conversa em Estância para avaliar possibilidade de aliança no município.

Só com vacina – Belivaldo Chagas acredita que essa pandemia só será vencida com a descoberta de uma vacina segura para todos.

Pode disputar – A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) não confirma, mas seus atos e gestos deixam crer que ela tentará a reeleição em 2022.

Agência Brasil – Câmara aprova MP que dá prazo para devolução de auxílio emergencial não utilizados pelo setor cultural.

Homenageia guardas – Prefeitura de Santos homenageou os guardas civis municipais desacatados pelo inqualificável desembargador.

Jovem assintomático – Pesquisa mostra que jovem que tenha sido infectado, sem sentir nada, pode ser um forte retransmissor de Covid-19.

Susta pagamento – A Câmara aprovou a suspensão dos pagamentos mensais de beneficiários do programa residencial Minha Casa, Minha Vida por 180 dias.

Sobre Vacina – Covid-19: vacina de Oxford é segura e induz reação imune, mostram testes preliminares, segundo a revista Crusué.

Leia também