21/07/20 - 15:50:25

Seduc lança Consulta Pública da Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe

Por Ítalo Marcos

A Consulta Pública já está disponível para professores, gestores e comunidade em geral enviar suas contribuições

Após meses de intensas reuniões e muito trabalho, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Ensino Médio, do Departamento de Educação (Semed/DED), apresentou na segunda-feira, 20, o lançamento da Consulta Pública da Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio. O evento aconteceu remotamente, pelo canal do Youtube Educação Sergipe, e teve como público-alvo professores, gestores escolares, diretores de Diretorias Regionais de Educação, profissionais da Educação e pessoas da sociedade civil interessadas em conhecer e contribuir com a construção do Currículo de Sergipe. A Consulta Pública está aberta e pode ser acessada no Portal Estude em Casa, da Seduc, por qualquer pessoa até o dia 23 de agosto.

O lançamento contou com a participação da coordenadora Estadual do Currículo de Sergipe e diretora do Departamento de Educação, professora Ana Lúcia Lima; da presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Luana Silva Boamorte de Matos; da coordenadora de Etapa do ProBNCC Ensino Médio e chefe do Serviço de Ensino Médio da Seduc, professora Isabella Santos, além de redatores que trabalharam na elaboração do documento.

Segundo a coordenadora Ana Lúcia Lima, uma das metas neste ano de 2020 é a conclusão do Currículo do Ensino Médio, e por isso se faz necessária a realização de consultas públicas. A primeira foi realizada em dezembro do ano passado, momento em que a coordenação estadual do Currículo de Sergipe recebeu contribuições para a Formação Geral Básica.

Ana Lúcia abriu a apresentação destacando a importância desse momento. “Estamos abrindo a Consulta Pública para os professores, independentemente da escola ou do município, para que possam colocar a impressão, a regionalização da sua escola e a sua identidade aqui no Currículo de Sergipe. Foi um trabalho árduo, mas apesar do momento de pandemia que estamos vivendo, continuamos caminhando em todos os aspectos, e a equipe do Currículo atendeu ao compromisso para o qual foi constituído. Estão de parabéns todos os redatores, articuladores e técnicos”, disse.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Luana Boamorte, destacou que o lançamento da Consulta Pública era algo muito aguardado pela comunidade escolar. “A consulta é um mecanismo muito utilizado na administração pública como um artifício que traz mais transparência ao processo. Nesse caso da Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio, esperamos que professores, gestores e a comunidade escolar de um modo geral possam enviar sugestões para deixar o documento com a cara do nosso território sergipano, atendendo às expectativas e às necessidades da nossa rede”, declarou.

A mesma opinião foi compartilhada pela coordenadora de Etapa do ProBNCC Ensino Médio, professora Isabella Santos, que conduziu todo o encontro virtual. “Vamos apresentar como os nossos professores podem contribuir com a Consulta Pública, atendendo aos anseios da nossa comunidade escolar, que esperou ansiosamente por esse Currículo. Agora todos poderão contribuir para dar a ele a cara de Sergipe”, afirmou.

Proposta Preliminar

A Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio, documento elaborado por uma equipe de redatores, foi apresentada pelos coordenadores de cada área: Fernanda Araújo (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), Jailson (Matemática e suas Tecnologias), Roseane Santana (Linguagens), e Karine Mendes (Ciências da Natureza e suas Tecnologias). Cada um dos coordenadores começou falando sobre como se deu o processo de construção do documento e mostrou as peculiaridades da proposta para cada área, tanto em relação à Formação Geral Básica, quanto aos Itinerários Formativos.

Os coordenadores mostraram o Organizador Curricular de cada área e lembraram que os professores, quando forem analisar a Proposta Preliminar e enviar as suas contribuições e sugestões, devem levar em conta a necessidade de se fazer um “diálogo” entre as competências, habilidades e o objeto de conhecimento. Eles também fizeram um chamamento para que os professores contribuam com o documento.

Em uma próxima live em data ainda a ser definida, a professora Rivânia Andrade, coordenadora do Serviço de Educação Profissional, vai apresentar os cenários pensados para a Educação Profissional no Novo Ensino Médio.

A fim de acessar e enviar as contribuições para a Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio, basta acessar os links abaixo:

APRESENTAÇÃO E TEXTO INTRODUTÓRIO

https://forms.gle/k7h7GpfuEnaJ4X1H9

TEXTO INTRODUTÓRIO ITINERÁRIOS FORMATIVOS

https://forms.gle/UbLikuFSu4mbTQPE9

TEXTO ITINERÁRIO FORMATIVO TÉCNICO PROFISSIONAL

https://forms.gle/88xjWvq4zaKc6r4r5

ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

Formação Geral Básica

https://forms.gle/BqA2ixtgFLMVgA5q9

Língua Portuguesa

https://forms.gle/qfmwYUMex4CosDcH9

Itinerários Formativos

https://forms.gle/bpgobpMekMxxCERd6

Língua Espanhola

https://forms.gle/rHzGrv2q5ED4UCVq8

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Formação Geral Básica

https://forms.gle/zT6azh6Y1CA6mgVY7

Itinerários Formativos

https://forms.gle/x7P2ZBcG9S3SbNhYA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Formação Geral Básica

https://forms.gle/THGzZwGw4ZeowMVS8

Itinerários Formativos

https://forms.gle/Dq5vovBafuiFeqNB8

ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Formação Geral Básica

https://forms.gle/XcEP9yYWi9TKN56w9

Itinerários Formativos

https://forms.gle/B4jCfdQJxJVuM8Nv6