Aracaju, 28 de março de 2024

Bastidores frios da sucessão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Os bastidores da sucessão municipal, em todos os municípios, estão em banho-maria. Até o momento as conversas giram no “fundo dos gabinetes”, sem qualquer decisão na formação de composições. Em Aracaju tem nomes certos para a disputa, apenas um com o bloco pronto. A maioria põe nomes e rostos nas ruas, mas sem ter segurança da formação de chapa que não seja puro-sangue. Há muita dúvida, nesse momento, se vale à pena disputar mandato.

Circulam firmes conversas de que vários pré-candidatos a vereador já recuaram. Não vêem a mínima perspectiva de conquistar mandato. Tem também nomes a prefeito sem disposição de ir adiante. A maioria acha que está tudo muito intrincado, exatamente em razão da pandemia que atormenta e amedronta a população de todos os municípios. Até os que decidiram por se manter na disputa silenciam sobre o pleito, para não passar ao eleitor que estão pensando em conquistar mandatos, com votos de quem mais sofre as consequências do coronavírus.

Em Aracaju os candidatos se movimentam, conversam, reúnem-se e até se aprofundam no fechamento de composições, mas com uma discrição de virgem em sua primeira noite. Tudo muito escondido e sem consistência. A delegada Danielle Garcia, candidata pelo Cidadania, até o momento [e publicamente] tem como aliados seguros o PSDB e o PL. Não há sinais de que algum outro se aproxime, embora os contatos existam sem muita convicção. O delegado Paulo Márcio é o candidato do DC, talvez em chapa puro-sangue, enquanto Valadares Filho (PSB) será cabeça de chapa de aliança formada pelos Patriotas, Avante e DEM.

O pré-candidato a prefeito pelo PT, Márcio Macedo, faz uma campanha de oposição mais direta e exclusiva ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), apesar de integrar o mesmo grupo político do governador Belivaldo Chagas (PSD) e ter o DNA do seu adversário. Isso causa mal estar nas demais legendas aliadas no apoio ao Governo, assim como em setores do próprio petismo. Afinal vêm de um projeto político definido pelo ex-governador Marcelo Déda, que certamente não aceitaria a desintegração de parte do que montou.

Agora surge o movimento pró Bolsonaro, o Brasil 200, ensaiando lançamento de nomes à disputa da Prefeitura e começa a se movimentar para agitar o pleito em termos de posições estratégicas para 2022. Muita coisa ainda vai rolar, apesar desse recuo em torno da pandemia, que sinaliza para um fim só com a descoberta da melhor vacina, várias já em testes. As eleições deste ano não serão como outras que aconteceram um dia (plagiando Lulu) e fica uma grande interrogação sobre o comportamento do eleitor em novembro próximo. Isso é que pode surpreender e deixar muitos na lona. É esperar…

Caso de Polícia

Um dos hospitais públicos de Aracaju registra fato que pode se tornar em caso de Polícia. Um idoso recebeu alta, mas a família não quer levar o paciente para casa.

*** A direção insiste, mas familiares apelam para o receio de contaminação, mesmo com todos os exames dando negativo.

*** Hoje, diretores do hospital vão entrar na Justiça para que o idoso retorne à sua casa e fique sob os cuidados da família.

Uma boa notícia

Segundo informação da direção de um hospital público em Aracaju, a lista com pedidos de vagas para enfermaria e UTI está reduzindo.

*** As UTI’s estão lotadas ainda, mas a lista para ocupá-las é bem menor.

*** Um dos médicos acha que o Covid-19 está começando a entrar na curva de descida no Estado.

Queda do Covid

O secretário geral do Governo, José Carlos Felizola, diz que nos últimos dias “nosso Sergipe aparece em queda no cenário Covid. Isso é fruto de um trabalho árduo e corajoso do governador Belivaldo Chagas.”

*** – O governo de Sergipe continuará trabalhando para salvar vidas, recuperar a economia e o bem-estar dos sergipanos, disse.

Também no privado

Em um dos hospitais privados de Aracaju há também essa perspectiva de redução: “está lotado, mas a espera na emergência reduziu um pouco”, disse um médico.

*** O mesmo médico falou que em cidades do interior a pandemia ainda preocupa…

Sergipe e isolamento

Sergipe caiu no índice de isolamento social. Está em 11º lugar, com 40,35%, sinal de que a população ainda está nas ruas e aglomerada.

*** Há perspectiva de queda na curva pós platô, mas a sociedade precisa entender que por voltar às ruas, muitos Estados tiveram que endurecer o isolamento.

Marcas da ingratidão

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) acha que Márcio Macedo e o PT devem ser tratados em Aracaju, pelo grupo que apoia o Governo Belivaldo Chagas (PSD), como adversários, “porque é assim que eles nos tratam”.

*** Mitidieri lembra que Edvaldo Nogueira votou no PT em todas as eleições presidenciais, teve o PT como vice em duas oportunidades e foi vice do PT com Marcelo Déda.

*** – Hoje, as críticas que ele recebe são, no mínimo, marcas da ingratidão, disse.

PT é adversário

O deputado Fábio Mitidieri insistiu: “Estou dizendo que em Aracaju, o PT é adversário e sempre nos trata como adversários”.

*** – A gente, até por ter muitos amigos lá, fica evitando críticas. Só que eles não pensam e não fazem assim, concluiu.

Atinge todo o grupo

O desabafo de Mitidieri é porque Márcio Macedo (PT) escolheu exatamente Edvaldo Nogueira, candidato à reeleição, para fazer-lhe criticas duras, que também atingem os aliados do governador Belivaldo Chagas, do qual o PT diz que também é.

*** A posição de Márcio tem apoio dos demais petistas em Aracaju, o que também, de alguma forma, se coloca em posição contrária ao Governo.

Eleições este ano

Sobre o pleito municipal, Fábio Mitidieri diz que o “TSE e o Congresso resolveram que deveremos ter eleições esse ano. Lamento a decisão, mas é o que está decidido”.

*** – Quanto ao PSD, estamos fortes e vamos disputar, em boas condições, em mais de 50 municípios, disse.

Marcio conversa

Os diretórios municipal e estadual do Republicanos terá uma conversa com o pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, Márcio Macedo.

*** O convite foi agendado pelo próprio candidato petista e o Republicanos vai ao encontro, que deve ter como pauta apoio à candidatura petista.

Decisão do candidato

Está marcada para hoje a vídeo conferência entre presidentes do DEM, PSB, Patriotas e Avante para definir o candidato e vice do bloco em formação.

*** A informação que chega à coluna é que uma pesquisa, que seria encomendada pelo DEM para ver o melhor nomes entre Valadares Filho e Georlize Teles, não fora feita em razão do diretor do instituto ter adquirido o coronavírus.

*** Também se fala que o nome será decidido hoje, com ou sem pesquisa…

Não há condição

Candidato da Rede a prefeito de Aracaju, o ex-presidente da OAB, Henri Clay, também acha que a realização das eleições está ameaçada com o avanço do coronavírus.

*** E pergunta: “como fazer campanha sem aglomeração, abraço, aperto de mão, reuniões presenciais, calor humano? Isso não faz parte da nossa cultura”.

Samuel está imune

Deputado Capitão Samuel avisa que depois de 20 dias de isolamento,recebeu resultado do exame e está com imunidade ao Covid-19. “Não estamos mais transmitindo”.

*** Comemora por estar “Liberado!” E diz que histórico de atleta ajudou muito e o “Senhor Jesus cuidou de tudo”.

Emília indignada

A vereadora Emília Correa (Patriota) diz que o trânsito continua matando muito. Ceifa vidas inocentes; devasta famílias.

*** – Que façamos a nossa parte na confecção das leis e na sua aplicação. Minha solidariedade à família que passa por uma dor imensurável… Só Deus!

*** Para ela “não foi só uma irresponsabilidade do condutor embriagado, mas um crime gravíssimo, que teve como consequência a morte do André (ciclista)… Absurdo”!

Suspende pagamento

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, comemora  aprovação de projeto de sua autoria, pela Câmara dos Deputados, que suspende pagamento do Minha Casa Minha Vida para famílias de baixa renda.

*** O senador um “passo importante para garantir assistência para nossa população neste momento difícil de pandemia”.

*** Agora o projeto segue para o Senado Federal.

Renda Básica

Com o apoio de 215 parlamentares de 23 partidos de centro, esquerda e direita, foi criada a Frente Parlamentar Mista da Renda Básica.

*** É um grupo suprapartidário que tem como objetivo centralizar os debates sobre o tema da renda básica no Congresso, discutindo inclusive a proposta a ser apresentada pelo Governo Federal.

*** O presidente é João Campos (PSB-PE), o vice-presidente é Alessandro Vieira (Cidadania-SE), a região Nordeste fica com Humberto Costa (PT-PE).

Uma boa conversa

Clóvis Silveira – Não se torne ruim para atingir uma pessoa ruim, não mude sua essência para se igualar a quem não presta!

Mais atendimento – Prontos-socorros privados realizaram mais atendimentos sem internações, segundo levantamento da ANS reguladora.

Rodrigo disputa – O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) reafirma sua pré-candidatura a prefeito de Aracaju em novembro.

Revista Fórum – Partidos, entidades e educadores comemoram aprovação do Fundeb: ‘vitória da educação’.

Novo é velho – Câmara derruba proposta do Novo e garante 70% do Fundeb para salários de profissionais de educação

Deu em Exame – Tribunal de Justiça de São Paulo confirma absolvição de Fernando Haddad (PT) em processo de suposto caixa 2

Cristóvam Buarque – Declaração memorável do Ministro Marco Aurélio: ”A autoridade na rua é o guarda não o desembargador.”

Poder360 – Boa medida: Caixa Econômica (CEF) bloqueia contas por suspeitas de fraudes no auxílio emergencial.

Deu na Band – Alunos de cursos que exigem mais prática, como medicina ou odontologia, estão conseguindo descontos na justiça enquanto as aulas presenciais não voltam.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também