Aracaju, 29 de março de 2024

Briga de foice no escuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
19

A campanha eleitoral de Socorro promete ser mais barulhenta do que uma briga de foice no escuro. Ao contrário dos demais municípios da Grande Aracaju, onde os prefeituráveis apenas demarcam territórios, em Socorro a disputa já está efervescente. As redes sociais são o melhor termômetro de que o embate político será ferrenho. Diariamente, cabos eleitorais socorrenses defendem seus pré-candidatos e atacam os adversários, muitas vezes fazendo uso de fake news. Como não poderia deixar de ser, o prefeito padre Inaldo (Progressista) é o principal alvo das críticas, porém os ataques também são vigorosos contra Fabio Henrique (PDT) e Samuel Carvalho (Cidadania). Pelo andar da carruagem, quando o jogo começar mesmo pra valer, a Justiça Eleitoral terá muito trabalho para conter os ânimos dos apaixonados torcedores. Calma, gente!

Tá no páreo

O prefeito de Propriá, Iokanaan Santana (PL), recorreu à internet para confirmar sua pré-candidatura à reeleição. Revoltado com a falsa informação de que tinha desistido da empreitada, o gestor ribeirinho gravou um vídeo dizendo que vai enfrentar “esses que se acham poderosos e tentam me intimidar com informações mentirosas e calúnias”. Danôsse!

Curado da Covid-19

Embora esteja há mais de 90 dias sem sair de casa, o ex-governador Albano Franco (PSDB) testou positivo para a Covid-19. Foi há pouco mais de duas semanas, já estando recuperado. Por recomendação médica, o tucano não tomou nenhum remédio e, mesmo já estando curado do coronavírus, permanece em sua residência, no bairro Treze de Julho, zona sul de Aracaju. Esta informação é da jornalista Thaís Bezerra.

Dia de sessão

A Assembleia e a Câmara de Aracaju realizam sessões virtuais nesta quarta-feira. Na pauta do Legislativo estadual apenas quatro indicações propondo recuperação de esgotamento sanitário, isenção de tributo estadual e sinalização de rodovia. A Câmara também não apreciará qualquer projeto relevante, porém os vereadores vão aproveitar a sessão para fazer discursos defendendo melhorias para as comunidades periféricas da capital. Nesta época de pré-campanha é sempre bom mostrar serviço. Marminino!

A educação agradece

Os oito deputados federais de Sergipe votaram favoráveis à PEC tornando permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Apenas seis deputados bolsonaristas votaram contra projeto tão importante para a juventude. Pela proposta aprovada, a contribuição da União para o Fundo crescerá gradativamente de 2021 a 2026, de forma a substituir o modelo cuja vigência acaba em dezembro. Legal!

Ensaiando o improviso

E o prefeiturável Márcio Macedo (PT) começa a apimentar o discurso contra o prefeito e candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PDT). Segundo o petista, o ex-aliado político se voltou ao modelo clássico da direita. Márcio garante que Edvaldo não é um bom gestor: “Ele é incompetente. O povo de Aracaju sofrendo e o prefeito se escondendo atrás do marketing do secretário de comunicação”. Misericórdia!

Chefia interina

O Banese continua sendo presidido interinamente por Helom Oliveira da Silva, que vem a ser diretor de Finanças, Controles e Relações com Investidores. O distinto está no cargo desde o começo de junho, após a renúncia de Fernando Mota. O futuro presidente será o ex-secretário estadual da Fazenda, Ademário Alves, que aguarda a aprovação de seu nome pelo Banco Central. Então, tá!

Casa, separa!

O número de casais que oficializaram a separação vem crescendo ao longo do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Um levantamento do Colégio Notarial do Brasil aponta que os divórcios consensuais cresceram 18,7% entre maio e junho deste ano. Para realizar o divórcio em cartório, o casal deve estar em consenso e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. Vixe!

Chamado na chincha

O deputado estadual Dilson de Agripino (PPS) foi intimado a remover imediatamente de suas redes sociais algumas postagens difamando Diógenes Almeida (MDB), prefeito de Tobias Barreto. No entendimento da Justiça Eleitoral, o parlamentar extrapolou a garantia constitucional de liberdade de expressão ao utilizar palavras difamatórias, além de adotar um discurso que configurou propaganda política antecipada. Crendeuspai!

Compras suspeitas

A Prefeitura de Carmópolis está impedida de fazer qualquer pagamento dos produtos comprados sem licitação para combater a Covid-19. A determinação é da magistrada Sebna Simião da Rocha, com base em denúncia do Ministério Público. O MPE diz que existem fortes indícios de irregularidades nas compras, a exemplo de sobrepreço, direcionamento de contratação e ausência de fundamentação. Homem vôte!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Nordeste, em 3 de maio de 1942.

* É editor do site Destaquenoticias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também