22/07/20 - 07:27:50

Secretaria de Estado da Saúde realiza visita técnica em hospitais particulares

O objetivo foi conferir o fluxo assistencial, bem como o número de leitos de UTI e clínicos disponibilizados para pacientes Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Atenção Pré-hospitalar e Hospitalar (CEAPH) e Centro de Operações Emergenciais, realizou na manhã desta terça-feira (21) visitas técnicas em três hospitais particulares da capital com o objetivo de conferir o fluxo assistencial, bem como o número de leitos de UTI e clínicos disponibilizados para pacientes Covid-19. As visitas foram realizadas nos hospitais São Lucas, Unimed e Primavera como informou a técnica da CEAPH, Anna Cecília Soares.

No Hospital São Lucas a equipe da SES foi recebida pelo diretor e médico  infectologista Jerônimo Araújo, e técnicas da área assistencial. “Nosso objetivo, com esta visita, é o de conferir o quantitativo e distribuição de leitos Covid-19 de UTI e clínicos, bem como verificar a assistência dada aos pacientes após o encerramento do período de transmissibilidade de 21 dias, conforme Protocolo desta instituição e conhecer as dificuldades apresentadas pela instituição”, reforçou Anna Cecília Soares.

Compondo a equipe da SES, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Daniela Teixeira, destacou a importância da visita técnica. “Estamos vivendo uma pandemia, um momento muito grave, de modo que os setores público e privado precisam trabalhar alinhados para que possamos ofertar a melhor assistência possível aos pacientes, garantindo cuidado com qualidade”, disse.

O infectologista e diretor Médico do Hospital São Lucas, Jerônimo Araújo, recebeu a visita com muita tranquilidade. “Nós sempre mantivemos os dados atualizados para a Secretaria, de forma que não temos problema nenhum em receber pessoalmente a visita, até como auditoria, porque os técnicos poderão ratificar os dados que nós passamos, tanto dos leitos de UTI e clínicos, como das nossas dificuldades com escalas e insumos”, declarou.

De acordo com o diretor, o Hospital São Lucas disponibiliza 20 leitos de UTI para pacientes Covid e mais 10 contingenciados. A unidade ainda disponibiliza 30 leitos clínicos dedicados para a Covid.

Fonte e foto SES