23/07/20 - 16:54:17

Roberto Silva é eleito para Coordenação do Fórum das CUTs no Nordeste

Escolhido pela maioria dos dirigentes sindicais, agora Roberto Silva, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe), também é coordenador do Fórum das CUTs no Nordeste subregião sul, que reúne os estados de Alagoas, Sergipe e Bahia. Ainda foi escolhida Lúcia Silveira para a subregião norte (Ceará, Piauí e Maranhão).

A escolha aconteceu durante reunião virtual do Fórum, na última segunda-feira (20/7). Na oportunidade também foi discutido o Seminário Nordeste de Formação, previsto para o dia 29 de julho, que terá como tema ‘Os desafios de Desenvolvimento no Nordeste’.

Valorização do SUS, reforma sindical, políticas públicas, renda básica, proteção social, desenvolvimento regional e retomada das atividades econômicas na pandemia foram outros tópicos debatidos na reunião online.

Roberto Silva explica que o Fórum das CUTs Nordeste é um espaço construído e consolidado na estrutura da central sindical. “As lideranças sindicais dos Estados do Nordeste enfrentam muitos desafios parecidos e com certeza nossa luta avançará com este instrumento de união para a discussão dos problemas comuns e a busca de soluções para a região”, observou.

Messias Vale, da Escola Nordeste de Formação Marize Paiva de Morais, ressaltou que a Escola tem um papel central no Fórum das CUTs no Nordeste.

“O NE possui mais de 40% dos sindicatos filiados à CUT em todo o Brasil. A CUT na região nordeste sempre teve uma atuação muito firme e permanente no campo e na cidade, nos diversos ramos, na região metropolitana e no interior. As ações sempre foram em busca do desenvolvimento da região buscando políticas de inclusão social, políticas afirmativas, de melhoria da qualidade de vida, de geração de renda, enfim, a convivência com o semi-árido e o combate à violência e às injustiças”, destacou Messias Vale.

Nordeste Forte e Unido

Messias Vale resgatou que foi no contexto de planejamento descentralizado e permanente da CUT que surgiu em 1997 a Escola Nordeste de Formação da CUT e, em 2015, numa reunião realizada na Paraíba, foi criado o Fórum das CUTs no Nordeste.

“Nas eleições gerais em 2018, o Nordeste teve uma atuação firme com os movimentos sociais e demais segmentos da sociedade. A sociedade em geral mostrou um resultado extraordinário nas urnas em favor das pautas de interesse da classe trabalhadora e do povo. Depois os governadores do Nordeste, mesmo aqueles que são de direita, mostraram um olhar favorável a um projeto democrático e popular e criaram o Consórcio dos Governadores do NE na busca de políticas públicas unificadas pelo desenvolvimento da região e até mesmo no enfrentamento da agenda nacional de destruição do direito da classe trabalhadora”, avaliou Messias.

Na próxima segunda-feira (27/7) será apresentado o nome do representante da subregião centro que ainda será escolhido pelos companheiros do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

por: Iracema Corso