24/07/20 - 09:12:12

ENSINO HÍBRIDO É UMA REALIDADE QUE CARECE DE AMPLO DEBATE, DIZ SENADORA

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu hoje um debate mais aprofundado sobre o ensino híbrido, modelo que mistura aprendizagem online ao contexto das aulas tradicionais. Ela considera o modal importante para tornar o conteúdo e o processo de aprendizagem mais atrativos, mas entende que é preciso uma discussão ampla, sobretudo, considerando os níveis de desigualdade registrados no Brasil.

“É um modelo que vai predominar, mas é imperativo que ele não seja mais um fator de aprofundamento da desigualdade”, disse Maria. Ao lembrar que a Constituição brasileira coloca a educação no rol de direitos universais dos cidadãos, a democrata chamou a atenção para a necessidade de se pensar “como vamos garantir que esse novo formato não alargue ainda mais essa desigualdade”. Na sua ótica, faz-se necessário um amplo debate com todos os atores para pensar mecanismos que assegurem o direito à educação de maneira igualitária, independente do modal.

A parlamentar ressaltou a defesa feita por especialistas no sentido de que as escolas utilizem o padrão híbrido para que a educação seja personalizada e a criança possa aprender no próprio ritmo, a partir de um conteúdo mais atraente, a exemplo do uso de games e simulações. “Essa mistura do novo com o tradicional é importante, não só na concepção do ensino, mas, também, na entrega de conteúdo que possa gerar interesse e aprendizado por parte dos estudantes”, afirmou Maria.

No seu entender, a proposta do híbrido vem na perspectiva de personalizar a educação, entendendo que a criança pode progredir no seu próprio ritmo, tornando o conteúdo mais envolvente e interessante para o aluno. “Porém, algumas garantias terão que ser afiançadas, dentre elas o acesso à internet de forma coletiva”, disse Maria, acrescentando que “precisamos pensar em algo que estimule a igualdade de direitos, pois sabemos que as tecnologias são imprescindíveis, porém elas têm alargado as diferenças sociais em todos os campos”. A pandemia do novo coronavírus, de acordo com a parlamentar, tem deixado isso muito mais evidente.

“Na prática, temos inúmeros desafios que precisam ser superados, seja na mudança da rotina, seja na adaptação das escolas a essa nova realidade que, há muito já vinha sendo sinalizada”. Para Maria do Carmo, a realidade na qual a humanidade foi colocada a partir do coronavírus, exige reinvenções em todos os campos. “Na educação, estabeleceram-se novas formas de aprender e de ensinar, com alguns elementos que precisam ser considerados”, afirmou.

Fonte e foto assessoria