24/07/20 - 08:53:54

Prefeitura prepara retomada segura das atividades turísticas na Orla Pôr do Sol

Na tarde desta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou uma reunião com empresários e proprietários de embarcações que fazem passeios turísticos, partindo da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, para dar início à retomada das atividades turísticas na capital. Na oportunidade, foram apresentados protocolos de segurança sanitária e o Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, que deverão orientar a retomada das atividades da cadeia no cenário de pós-pandemia da Covid-19. O encontro foi realizado de forma presencial, na sede da Emsurb, obedecendo todas as medidas de segurança (distanciamento, máscara e higienização) e de enfrentamento à pandemia emanadas em decretos governamentais.

Para as apresentações foram convidados o diretor de Orlas e Parques da Emsurb, José Olino de Castro Lima, e a turismóloga, representante da Setur, Sheila Tatiane dos Santos, para destacar a importância do Selo Destino Responsável.

De acordo com o secretário Marlysson Magalhães, a retomada das atividades do turismo é um anseio de todos e a Prefeitura de Aracaju, em trabalho harmônico e coordenado com o Governo do Estado, trabalha para que esse retorno ocorra com diálogo e protocolos que garantam segurança à população e também aos visitantes e trabalhadores. “Todos sabemos dos impactos negativos da doença, tanto do ponto de vista da saúde como da economia, por isso a gestão trabalha esse retorno com serenidade, respeitando dados epidemiológicos, ouvindo os segmentos do setor, e criando protocolos que garantam segurança sanitária na retomada das atividades. Para reforçar nossa imagem neste competitivo mercado, tanto a Prefeitura de Aracaju quanto o Governo do Estado trabalham para mostrar aos nossos visitantes que estamos atentos às questões sanitárias e que somos um destino bom e seguro”, salientou.

O protocolo de segurança elaborado pela Emsurb e apresentado por José Olino Castro dispõe de um conjunto de 17 medidas envolvendo aspectos de higienização, distanciamento social, disciplinamento de embarque e desembarque de turistas, instruções para a não comercialização de bebidas e gêneros alimentícios durante os percursos, desinfecção das embarcações, uso do álcool gel 70%, EPIs para barqueiros e funcionários, e limite de passageiros por embarcação.

“É um protocolo que desenvolvemos com o presidente Luiz Roberto e que não destoa do que vem sendo aplicado em outros destinos do país. Hoje estamos passando em meio físico, mas o protocolo será disponibilizado para todos em meio digital”, garantiu Olino.

Selo Turismo Responsável

Sobre a importância do Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo,  a representante da Setur, Sheila Tatiane, apresentou os objetivos dessa estratégia e destacou a importância do selo como um incentivo para quem desejar viajar no pós-pandemia. “É importante termos não somente a adesão, como também a efetiva implantação desses protocolos, tornando ainda mais atrativos os destinos sergipanos, gerando um diferencial pela adoção de medidas de segurança através das boas práticas de higienização e biossegurança que o “Selo Turismo Responsável” oferece. Temos a Orla Pôr do Sol como um grande cartão-postal para o Brasil e para o mundo, mas ela será mais atrativa e fator de decisão na escolha pelo turista a partir de medidas de segurança que são definidas pelo Selo, por isso quanto mais destinos aderirem ao selo, mais fortalecido ele estará. Mas uma condição para ter acesso ao selo é que os prestadores de serviços turísticos se cadastrem no Cadastur e esse é um dos trabalhos que estamos  desenvolvendo”, explicou a turismóloga.

Marlysson Magalhães finalizou explicando que “esta primeira etapa de apresentação do protocolo terá sequência com capacitações que serão feitas com a Emsurb para barqueiros e trabalhadores que atuam diretamente com os turistas, além de estender também para outros segmentos do turismo”.

Participaram da reunião Manuela Simões Leite e Lucas Garcez (Solares Catamarã), Paulo Roberto Oliveira Sobral (Pôr do Sol Turismo), Genilson Brito dos Santos (Prego Turismo), Darlan de Melo Ferreira (Associação Sergipana Proprietária de Embarcações de Transporte de Turismo – Aspetur), Luciana Kariny e Viviane Castro (Semict), Raphael Barreto e Janilson Pereira (Emsurb).

AAN

Foto: Felipe Goettenauer