Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Pesquisa imprestável

19

Por Adiberto de Souza *

O Instituto Dataform fez uma pesquisa eleitoral pra lá de suspeita, pois omitiu os nomes de vários pré-candidatos a prefeito de Aracaju. Até mesmo a delegada de polícia Georlize Teles (DEM), entrevistada como prefeiturável na mesma edição do jornal Cinform que publica a consulta, não foi citada pelo instituto. Também foram esquecidos nomes como o ex-prefeito Almeida Lima (PRTB), o professor Alexis Pedrão (PSOL), o advogado Henri Clay Andrade (Rede) e o empresário Marcos Pinheiro (Progressista). Diante da grande repercussão negativa, o semanário Cinform se apressou em publicar uma nota afirmando que “por um lapso na elaboração do formulário para a pesquisa eleitoral alguns nomes foram omitidos”. Faltou dizer que em função deste vacilo a consulta ficou com cara de marota e se tornou imprestável. Marminino!

Banco dos réus

O recém empossado secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, André Moura (PSC), voltou a sentar no banco dos réus. Por unanimidade, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe manteve a condenação dele e da esposa, prefeita Lara Moura (PSC), por improbidade administrativa. O distinto casal é acusado de ter usado o dinheiro da Prefeitura de Pirambu para comprar bebidas alcóolicas, alimentação, etcétera e tal. Por causa disso, os dois estão impedidos de ocupar cargos públicos por oito anos. Home vôte!

Eleição de imortais

A Academia Sergipana de Letras deve publicar nos próximos dias, editais convocando eleições para preencher as cadeiras dos imortais Estácio Bahia Guimarães e de Antônio Amaral Cavalcante, falecidos recentemente. Segundo o presidente da ASL, Anderson Nascimento, a vaga aberta com a morte do jornalista João Oliva Alves foi ocupada com a posse do acadêmico Porfírio de Matos Neto.  Ah, bom!

PF na porta

E a Polícia Federal bateu novamente na porta da Prefeitura de Aracaju. Foi cumprir um mandado judicial determinando o afastamento cautelar de um servidor municipal. O dito cujo é acusado de ter fornecido informações sigilosas à empresa que montou o Hospital de Campanha da capital.  No começo deste mês, a PF já tinha dado um baculejo na Secretaria da Saúde de Aracaju visando colher documentos para apurar suspeitas de desvio de recursos federais. Crendeuspai!

Agora vai!

A jornalista Lurian da Silva, filha do ex-presidente Lula (PT), é a coordenadora do programa de governo do pré-candidato a prefeito de Itabaiana, advogado Olivier Chagas. O documento deverá estar pronto em dois meses para ser apresentado aos itabaianenses e registrado na Justiça Eleitoral. Lurian será secretariada pelo militante petista Rômulo Rodrigues. O prefeiturável pediu aos dois para fazer um programa caprichado, sem fantasias. Então, tá!

Assédio em debate

Assédio sexual é o tema da entrevista que a tenente-coronel Camila Paixa, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, concederá à rádio web Águia Dourada. Será às 18h da próxima quinta-feira, no programa Sergipe em Foco, apresentado pela jornalista Patrícia França, com a participação do advogado Márlio Damasceno. A oficial alagoana tem se destacado por denunciar pelas redes sociais casos de assédio sexual. Prestigie!

Borrachas de dinheiro

O prefeito Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), teria dito que não está preocupado com a Covid-19, mas em conseguir borrachinhas para amarrar o dinheiro enviado pelo governo federal. A grave acusação foi feita pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Luciano Bispo (MDB). Segundo o emedebista, Valmir teria feito essa triste revelação à secretária estadual da Saúde Mércia Feitosa que, naturalmente, ficou estarrecida. Danôsse!

Grana garantida

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) renovou o convênio financeiro com o Confiança e o Sergipe. O Termo de Fomento ao Futebol foi firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a Federação Sergipana de Futebol. Cada dos clubes da capital contará com uma ajuda de R$ 100 mil no decorrer deste ano. Em agradecimento, o presidente do Confiança, Hyago França, e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) presentearam o prefeito com uma camisa do time proletário. Vixe!

Delegada condenada

E a pré-candidata a prefeita de Aracaju, delegada Danielle Garcia (Cidadania), foi condenada pela Justiça Eleitoral por ter feito propaganda política fora de tempo. Segundo a denúncia do PCdoB, a moça divulgou o número de seu partido numa publicação feita no Facebook e no Instagram. A cidadanista se defendeu, dizendo que não se tratava de um pedido explícito de voto, mas não convenceu o juiz José Pereira Neto, que a multou em R$ 5 mil. Aff Maria!

Lampião vive

O Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, promove nesta terça-feira, a 23º Missa do Cangaço. Marcado para às 17h, o ato religioso será transmitido pelo instagram e o youtube do Museu. Originalmente realizado no Monumento Natural Grota do Angico, em Poço Redondo, o evento deste ano foi cancelado por conta da pandemia do coronavírus. A Missa do Cangaço marcará os 82 anos da morte de Lampião, executado em 28 de julho de 1938 na Grota do Angico, sertão de Sergipe, ao lado da esposa, Maria Bonita, e de seu bando. Orai por eles!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 29 de julho de 1938.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Leia também