Aracaju, 18 de abril de 2024

Oposição ainda atordoada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Brayner diogenesbrayner@gmail.com

Há rebuliço em torno de conversas não concluídas para formação de alianças políticas na disputa pela Prefeitura de Aracaju. A oposição sabe que com candidatos exclusivos a disputa não fará sentido. Tenta entendimentos, mas não define objetivos ou calcula de forma equivocada as perspectivas para chegar ao segundo turno. Ontem, o presidente do Patriotas, Uezer Licer Márquez, chegou a dizer que houve uma parada nas conversas, depois que o publicitário Lúcio Flávio entrou no jogo e o Avante vai tentar abraçar sua candidatura.

Para Uezer, o nome de Lúcio Flávio não tem força eleitoral em Sergipe, lembrando que a ministra Damares Lima não convence que o seu nome é o de preferência do presidente Bolsonaro para Aracaju. Aliás, essa opinião sobre a candidatura de Lúcio não é exclusiva de Uezer. Um outro líder político, com circulação em Brasília e filiado a uma legenda que tem vínculos com o presidente Jair Bolsonaro, endossa que a ministra não tem forças para expor candidaturas e acrescenta que o movimento “Brasil 200 não é de Bolsonaro, mas do empresário Flávio Rocha, dono da Riachuelo”.

A mesma fonte disse, também, que a ministra Damares não consegue empolgar eleitores de Bolsonaro para votar em nome sugerido por ela: “além do mais, o presidente não fará nenhum áudio ou vídeo indicando um candidato a prefeito por Aracaju, porque vai primeiro ouvir políticos ligados a ele e que atuam na Capital sergipana”. Admite que tudo isso seja “fogo de monturo” e lembra que o Avante não é o único partido em Sergipe que está ligado ao presidente. De qualquer forma, a presença de Lúcio Flavio como um possível pré-candidato a prefeito mexeu com a direita em Aracaju, que também inicia um processo de ‘caçar’ nomes que mereçam endosso do Planalto.

O Patriotas tende a manter uma composição com o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB), também pré-candidato a prefeito. Uezer já comunicou isso a ele em conversa ontem e já nesta quarta-feira estará com o presidente do DEM, José Carlos Machado, para tratar de uma aliança que tenha força e representatividade para a disputa. Há uma visível tentativa de ‘queimar’ Valadares Filho à busca da formação de um outro bloco e tem quem imagine que a delegada Danielle Garcia (Cidadania), com a sua total inexperiência e sem maturidade para atuar na política, vai liderar a oposição.

Inclusive, políticos mais experientes perguntam: “quem vai indicar o vice para Danielle Garcia passando por cima dos Amorins, que dominam o PSDB e o Partido Liberal (PL)”? Toda essa barafunda, para encaixar bem valores políticos a um bloco sólido, ainda passará por muitas conversas, desistências e reencontros para um bater de martelo definitivo. Tudo isso, dentro de um clima em que o povo é atingido por uma pandemia, lamenta os mortos, sofre com o desemprego e ainda está atordoado com uma situação de extrema dificuldade. Nem sempre uma eleição salva…

Belivaldo está positivo

O governador Belivaldo Chagas (PSD) avisa que testou positivo para Covid-19 e que cumpriu a quarentena recomendada pelos médicos: “graças a Deus, sem sintomas, retornarei às atividades presenciais hoje pela manhã”.

*** Segundo Belivaldo, “o trabalho contra o Coronavírus não para e, mesmo de casa, acompanhei os processos remotamente”.

Reúne-se com Comitês

Hoje a amanhã, Belivaldo Chagas participará das reuniões com os comitês Gestor de Emergência e de Retomada Econômica, “com as precauções sanitárias que são necessárias neste momento”.

*** – Meu compromisso é com a saúde de todos os sergipanos e com uma retomada econômica segura e responsável, disse.

Abertura mais ampla

Hoje à tarde o governador Belivaldo Chagas vai se reunir com o Comitê Gestor para avaliar toda a situação e analisar propostas para abertura de segmentos da economia.

*** Vai analisar sobre o funcionamento de setores do comércio para uma abertura mais ampla, mas um novo decreto só será anunciado amanhã à tarde.

*** Belivaldo vai adotar medidas de acordo com a situação do atendimento nos hospitais e da situação dos leitos de UTI e enfermagem.

*** O quadro sugere abertura mais ampla e só haverá recuo se a pandemia retornar a situação inicial.

Conversas no Cidadania

Circula informação, nos bastidores políticos, de que o senador Alessandro Vieira (Cidadania) não estaria atuando para a formação de uma aliança com outros partidos, para apoio à pré-candidatura da delegada Danielle Garcia.

*** O presidente municipal do PL, Milton Andrade, é que faz todos os contatos com partidos para apoio à Danielle e está obtendo resultados.

*** Segundo a mesma fonte, o senador Alessandro “tinha dificuldades em conversar com outras legendas e a própria Danielle reclamou”.

Alessandro explica

Foi o próprio senador Alessandro Vieira quem desfez esses comentários. Segundo ele, “as conversas seguem muito bem, sempre com tranquilidade e transparência”.

*** E mais: “Milton é o presidente municipal do PL e nosso parceiro. Emerson preside a municipal do Cidadania. Nenhuma tratativa acontece sem acordo geral e conhecimento de todos”, disse Alessandro.

*** E concluiu: “meu papel neste cenário é de coordenação estadual, sempre com construção coletiva”.

*** Alessandro acha que a próxima eleição “será com pouca atividade de rua, infelizmente. Isso dará mais relevância para o horário eleitoral e para as redes sociais”.

Sair de uma vez

Uma liderança política que se ausentou por três meses da mídia, retornou ontem para sugerir uma posição ao senador Alessandro Vieira.

*** Disse bem claro: “o senador deve se afastar da imprensa e deixar de emitir opinião, para ajudar à pré-candidata Danielle Garcia a crescer mais”.

Rogério fará sua parte

O líder do Governo no Senado, Rogério Carvalho (PT) disse que vai fazer nossa parte na CPMI das Fake News. Diz que espera que a Polícia Federal, o MPF, a PGR e STF estejam atentas ao que está ocorrendo.

*** Segundo Rogério, “em poucas horas milhares de Fake News contra Felipe Neto, numa tentativa de intimidar oponentes do Governo”.

Fabio e agressões

O deputado federal Fábio Henrique (PDT) diz que “a estratégia do prefeito de Socorro é botar o secretário de comunicação para me agredir diariamente.”

*** Para Fábio, “o objetivo é desviar o foco do caos na saúde e dos gastos excessivos com empresas que servem para empregar cabos eleitorais”.

*** – Prefeito, ponha a mão na consciência e respeite o nosso povo, sugere Fábio.

PT puro-sangue

O Partido dos Trabalhadores ainda não discutiu a questão do candidato à vice na chapa de Márcio Macedo, que disputa a Prefeitura de Aracaju, mesmo que ainda esteja em conversas com outros partidos.

*** Internamente se discute uma chapa puro-sangue e que a vice seja uma mulher que integra a legenda.

*** Segunda-feira o PT fará uma reunião de cúpula em Aracaju e vai tratar sobre as eleições na capital e interior.

Conversa por telefone

O presidente regional do Republicano, ex-deputado Jony Marcos, teve uma conversa com a delegada Danielle Garcia e ficaram de ter uma nova conversa mais à frente.

*** O projeto do Republicanos é indicar Jony para vice da delegada, diante do crescimento do partido.

Uma boa conversa

Não atende – Ontem a vereadora Emília Corrêa fez aniversário. Foi muita cumprimentada mas alguns dos seus amigos reclamou porque ela não atendeu aos telefonemas.

Sobre eleições – A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) tem tratado sobre eleições municipais em municípios de Sergipe, principalmente em Aracaju.

Priscilla Leite – Se o “centrão” estiver mesmo desmoronando, será que o Bolsonaro perde apoio na Câmara dos Deputados?

Maia e o DEM – Ciro Gomes fez um convite a Rodrigo Maia para ele filiar-se ao PDT, mas a maioria do partido não acredita que ele deixe o DEM.

Marcelo Tass – “Cruel mas verdadeira, a resposta do Leandro Lehart: a vida trancada é um parque de diversões desligado.”

Sobre vacina – Deputado estadual Capitão Samuel (PSC) diz que cerca de 15 milhões de doses da vacina para o coronavius de Oxford devem chegar em dezembro.

Talvez arquive – Olha o Tóffoli mexendo com o colega Gilmar Mendes: Pediu informações sobre inquérito contra Aécio Neves. Mas, talvez seja para arquivar.

Do Brasil 247 – “Quem entregou a Vale não tem moral para defender meio ambiente”, diz Stédile sobre FHC.

Emir Sade – “PDT virou propriedade pessoal e foi mutilado”, diz o brizolista Vivaldo Barbosa, fundador do partido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também