Aracaju, 29 de março de 2024

Voo cego eleitoral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
19

Por Adiberto de Souza *

Políticos e partidos não sabem por onde começar a campanha eleitoral que se avizinha. A pandemia da Covid-19 sepultou a tradicional forma de pedir votos, de cativar o eleitor. As tradicionais caminhadas estão proibidas, não se pode apertar as mãos dos eleitores, distribuir “santinhos”, nem fazer comícios em praça pública. A princípio, só restaram para os candidatos o rádio, a televisão e a internet, com as suas polêmicas redes sociais. Mas isso é muito pouco para quem estava acostumado com a política tradicional, do tapinha nas costas, da conversa de pé de ouvido. Decididamente, o coronavírus transformou a próxima campanha num voo cego, sem qualquer garantia de vitória aos que se aventurarem nessa incógnita política. Misericórdia!

Lava Jato defendida

E o senador Alessandro Vieira (Cidadania) promete denunciar a atuação da Procuradoria Geral da República contra a Operação Lava Jato. Segundo ele, o procurador Augusto Aras tenta esconder, “sob o manto de um garantismo de araque, os reais interesses de quem sempre quis estancar a sangria e zerar o jogo, beneficiando os bandidos que roubam este país desde sempre”. Vieira afirma, ainda, que a corrupção não é questão de ideologia, mas de caráter. “A soma de corrupção e impunidade destrói os sonhos de um Brasil mais justo”, frisa. Cruzes!

Cobras e lagartos

A Operação Rattus, desencadeada em Aracaju pela Polícia Federal visando resgatar animais silvestres em cativeiros, deixou muita gente assustada. Segundo a PF, desde a prisão de duas pessoas e a apreensão de cobras, lagartos e jabutis, vários criadores procuraram saber o que fazer com os bichinhos de estimação. A orientação da Polícia Federal é que entreguem os animais voluntariamente ao Ibama ou a Adema, evitando assim sanções administrativas ou penais. Danôsse!

Cortando na carne

A depender do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), os orçamentos do governo, da Justiça e do Legislativo para 2021 serão congelados. O Ministério Público e o Tribunal de Contas também receberiam no próximo ano a mesma grana a que tiveram direito agora em 2020. Passos afirma que, diante da crise econômica causada pela Covid-19, todos os poderes precisam cortar na carne para ajudar Sergipe sair do buraco em que se meteu. Crendeuspai!

Projeto verde

O Partido Verde pensa em disputar eleições majoritárias em cerca de 20 municípios sergipano, indicando candidatos a vice e a prefeito. Em Aracaju, o PV concorrerá apenas com uma chapa proporcional, mas pode apoiar um candidato majoritário de outro partido. No começo do ano, os verdes chegaram a lançar a pré-candidatura de Almeida Lima à Prefeitura da capital, mas desistiram do projeto sob o argumento de que o prefeiturável não moveu uma palha para fortalecer o PV no estado. Home vôte!

Volta ao batente

E quem está de volta ao batente é o governador Belivaldo Chagas (PSD). Após cumprir a quarentena para se curar da Covid-19, ele está retornando às atividades presenciais nesta quarta-feira. Hoje e amanhã Chagas já participará presencialmente das reuniões com os comitês Gestor de Emergência e de Retomada Econômica. Mesmo após ter testado positivo, Belivaldo continuou trabalhando em casa, acompanhando remotamente as ações do governo visando conter a pandemia do coronavírus no estado. Vixe!

Prefeitura colabora

A Prefeitura de Aracaju informou em nota que, em atendimento a determinação da Justiça, afastou o servidor ligado ao setor de licitação. O afastamento do cidadão faz parte das investigações sobre a dispensa de licitação para a montagem do hospital de campanha. A Prefeitura ressaltou que os aspectos contraditórios do processo identificados pela Procuradoria do Município já foram questionados e dirigidos ao Poder Judiciário. Por fim, a Prefeitura reafirma a sua disponibilidade para colaborar com órgãos de fiscalização e controle. Então, tá!

Asa dura

A Passaredo Linhas Aéreas começa a operar em Aracaju a partir do dia 31 de agosto. A empresa fará o trecho Aracaju-Salvador, com voos de ida e volta. Em Sergipe, a Passaredo atuará em parceria com a Gol Linhas Aéreas e as vendas de passagens e chek-ins serão realizados através dos balcões de atendimento da Gol. Segundo o secretário estadual de Turismo, Sales Neto, a chegada de mais uma empresa é um indicativo da confiança do mercado aéreo no destino Sergipe. “O turismo ganha muito com essa conexão com a Bahia, o principal mercado emissor de turistas para nosso estado”, frisa Sales. Legal!

Sessões mistas

A partir do próximo dia 11, a Assembleia realizará sessões mistas. Segundo Luciano Bispo (MDB), presidente do Legislativo, os deputados que puderem vão ao plenário e os que acharem perigoso por causa do coronavírus participam da sessão de forma remota. Desde o dia 8 de abril que o Parlamento realiza sessões remotas, a exemplo da que acontecerá nesta quarta-feira. Ah, bom!

Gabinete do ódio

O senador Rogério Carvalho (PT) disse que o partido vai reagir contra os articuladores do chamado Gabinete do Ódio, nome dado à rede bolsonarista que atua na internet. “Destruir reputações é especialidade deste grupo criminoso que espalha terror e ódio para despertar o caos na sociedade”, afirmou Carvalho. O senador condenou os ataques contra o youtuber Felipe Neto, alvo de uma série de disparos de conteúdos falsos, inclusive, ligando-o a pedofilia. Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 23 de dezembro de 1931

* É editor do Portal Destaquenotícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também