Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

GOVERNO ABRE NOVOS LEITOS DE UTI PARA TRATAMENTO DA COVID-19 EM ESTÂNCIA

8

Com a instalação, o Estado passa a ter 209 UTIs. Desde o início da pandemia a ampliação equivale a quase 774%.

O Governo do Estado disponibiliza oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento exclusivo de pacientes diagnosticados com a Covid-19 no Hospital Regional Jessé de Andrade Fontes, em Estância, no Sul sergipano. Os leitos estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (30), quando já poderão receber pacientes. De 27 leitos existentes no início da pandemia, a rede pública passa, agora, para 209 leitos de UTI exclusivos para combater o novo coronavírus.

O governador Belivaldo Chagas pontuou que, apesar do esforço, a dificuldade hoje não é mais a criação de leitos. “Nossa dificuldade atual é na contratação de profissionais específicos para atuar nos leitos de UTI. Com esses novos leitos em Estância, nós continuamos o nosso principal objetivo, que é salvar vidas”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) viabilizou o repasse de respiradores, monitores, medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares. A secretária da SES enfatizou a importância das implantações. “Além de seguir uma programação, a abertura desses novos leitos favorece a acessibilidade do usuário à UTI, além de reduzir a taxa de ocupação na rede pública”, pontuou Mércia Feitosa.

De acordo com a superintendente do Hospital Regional, Luara Carvalho Araújo, para receber os oito novos leitos, a unidade passou por reforma. Só no Jessé Fontes, são 20 leitos de UTIs. A unidade possui, também, 5 leitos de observação, 4 leitos de estabilização e 15 leitos de enfermaria para a Covid-19.

Fonte e foto SES

Leia também