Aracaju, 29 de março de 2024

Qual a melhor saída para o quebra-cabeça?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Com a provável curva decrescente da pandemia prevista para agosto e a abertura de segmentos importantes da economia, que será anunciada ainda hoje pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), é natural que as articulações políticas estejam mais presentes no dia a dia das cidades. Evidente que ainda haverá precauções e moderação nesses entendimentos e conversas presenciais, mas já não será uma discussão mantida abaixo de sete capas, para não passar às pessoas a impressão que a política está acima de problemas graves que afetam a saúde de uma população refém de um vírus que ataca para matar.

Lideranças política já se movimentam muito na Capital e Interior. Ainda discretamente, mas com frequência natural a um período grave que ainda se depara com o coronavírus. Uma única candidatura está com o bloco fechado: a do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que manteve a aliança montada em 2010 e que se diluiu, em parte, após 2018, com a saída do Partido dos Trabalhadores, que se mantém participando do Governo e se afastou do prefeito, ao lançar candidatura própria à Prefeitura de Aracaju, tendo como cabeça de chapa o ex-deputado federal Márcio Macedo.

Paralelo, segue o Podemos. A legenda tem até o líder do Governo, deputado estadual Zezinho Sobral, como candidato a prefeito de Aracaju. O parlamentar diz que essa sua posição é uma exigência do partido, mesmo que busque apoio de legendas que são de oposição e demonstre absoluta determinação em ir às urnas. Há apelo para que isso não aconteça, mas as conversas que vêm acontecendo, mostram que a candidatura do Podemos não será de “faz de conta”. Como ainda não há uma posição definitiva das lideranças maiores do bloco de esquerda e centro-esquerda, não se tem definição absoluta de como esse quadro será posto no cenário definitivo para a disputa. Há muitas decisões que podem ser tomadas, após exaustivo e paciente jogo de reconciliação…

A oposição ainda titubeia sobre formação de blocos. Há conversas à exaustão e um excesso de especulações que até podem se tornar verdadeiras. A mais recente é o encontro entre os pré-candidatos a prefeito, o do PSB, Valadares Filho, e a do Cidadania, delegada Danielle Garcia. Foram ao diálogo e ambos exaltaram o bom começo, embora esse não tenha sido o primeiro papo. Dele fixou-se um fato que sequer foi debatido: “Valadares teria topado ser o vice de Danielle”. Isso vem se espalhando como erva daninha.

O fato incomoda ao ex-deputado, mas deixa a delegada em silêncio e até adubando a mentira. Valadares Filho é um político experiente e que tem potencial político comprovado. A Danielle é uma amadora, sem qualquer vocação, inexperiente e que tem como melhor diálogo o “teje preso”. É muito mais fácil – e lógico – ela ser vice dele. Entretanto, pode acontecer um entendimento em que o PSB indique outro nome para vice e tenha no deputado um coordenador de campanha, que também se estenda ao interior, com objetivo de tentar retornar à Câmara Federal em 2022.

Aliás, isso não está descartado, embora seja necessário um outro entendimento, para que o PSDB e Partido Liberal abram mão da vice. Essa possibilidade já foi vista como “muito possível” por um tucano adormecido. Entretanto, ainda há um trabalho, através do Patriotas, de refazer o bloco que vinha se fixando, que seria PSD, DEM, Patriotas e Avante, para apoiar Valadares a prefeito e Georlize Teles à vice. Apenas um aparte: “o Avante hoje está empolgado com a possibilidade de lançar Lúcio Flávio a prefeito, com o apoio da ministra Damares Alves e do presidente Bolsonaro”.

Abertura do comércio

O governador Belivaldo Chagas (PSD) reúne-se hoje com o comitê de recuperação da economia, para analisar o momento e baixar decreto ampliando a abertura do comércio.

*** A perspectiva dos empresários é que haja uma abertura total, já que a pandemia está sob controle em relação aos leitos de UTI e enfermaria.

*** Tensão maior demonstram os lojistas dos shoppings sobre a abertura desses centros comerciais. Mas não há muito otimismo sobre essa possibilidade.

Comércio da Treze

Dezenas de lojas estão fechadas nos shoppings Jardins e Riomar e não vão reabrir. Um dos lojistas disse que a maioria dos empresários não suportou pagar condomínio e aluguel com tudo fechado.

*** O que vai crescer é o comércio no bairro 13 de Julho. Muitos lojistas dos shoppings alugaram salas na região e vão montar seus negócios. Lá não pagam condomínio.

PT precisa analisar

A conversa ocorreu entre três políticos que integram o bloco do Governo. O resumo é de que o PT precisa fazer uma análise, até o final de agosto, para avaliar se a candidatura de Márcio Macedo a prefeito vai fortalecer o partido.

*** E mais: ou se seria mais viável o PT se unir ao grupo político de sempre e apoiar a candidatura que tem o apoio do Governo ao qual o partido integra.

Não tem sentido

A dedução de um dos políticos é que dentro do PT “esse recuo não tem a menor chance, porque a candidatura de Márcio Macedo foi decidida e indicada pela Direção Nacional”.

*** – Além disso, o PT quer retomar o seu protagonismo, que só conseguiu durante o período Marcelo Deda, disse.

Cegueira ideológica

A mesma fonte diz que o “radicalismo de setores do PT está levando a legenda a uma cegueira ideológica que torna difícil a recuperação política”.

*** Acha ainda que “o PT tem que fazer uma reflexão para se impor a uma direita radical e ideológica, que está visível e crescente no País”.

*** E conclui: “o PT tem que buscar um projeto político amplo e não que atenda a interesses pessoais”.

Lurian em Itabaiana

Lurian Lula da Silva, filha do presidente Lula que reside em Aracaju, está empenhada no marketing de campanha do pré-candidato a prefeito por Itabaiana, Olivier Chagas (PT).

*** Lurian é jornalista e atua nesta área já há algum tempo.

Atuação da PGR

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) diz que vai denunciar “a atuação cínica da Procuradoria Geral da República (PGR) como porta-voz dos ataques à Lavajato”.

*** Diz que com isso a PGR tenta esconder sob o “manto de um garantismo de araque os reais interesses de quem sempre quis ‘estancar a sangria’ e zerar o jogo”.

*** E conclui: “beneficiando os bandidos que roubam este país desde sempre”.

Usando o Lava Jato

Alessandro pergunta: “onde estão aqueles que se elegeram defendendo o combate à corrupção ou usando a imagem da Lava Jato?”

*** E responde: “muitos estão desaparecidos, talvez escondidos pelos respectivos rabos presos ou pela conveniência política rasteira”.

*** E conclui: “é preciso reagir aos mais fortes ataques do sistema corrupto”.

Conversas para aliança

O senador Alessandro Vieira recusa as informações de que ele não está dialogando com partidos para formação de aliança para fortalecer a candidatura da delegada Danielle Garcia à prefeita de Aracaju.

*** Diz que “das legendas que estão distantes do governo municipal, só não conversamos com o PT. Com os demais, creio que conversamos por mais de uma vez, sem nenhum tipo de problema”.

Seguindo à risca

Diante de uma pergunta mais intrincada, Alessandro disse que “perguntar é livre. E a resposta também”, mas não se recusou a falar: “todos os diálogos e acordos [de composição com o Cidadania] são realizados com conhecimento de todos do grupo”.

*** – Qualquer coisa fora disso não corresponde à verdade. E estamos seguindo à risca nosso planejamento original, disse.

Valadares e Danielle

O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) insiste que é pré-candidato a prefeito de Aracaju e revela que na conversa com a delegada Danielle Garcia o assunto foi direto em relação a uma composição.

*** Segundo Valadares, ninguém tratou sobre a formação de chapa e nem de quem seria o candidato a prefeito ou a vice.

*** Na próxima semana uma nova conversa pode acontecer e – ninguém ainda sabe – seja tudo decidido.

Fantasma da inflação

Líder do PT no Senado, Rogério Carvalho diz que o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes desvalorizaram o real, implodiram a economia e agora resgatam o fantasma da inflação.

*** – Um Governo que não é capaz de propor nada positivo ao Brasil, imagine você, comerciante, se a de R$ 100 já é difícil trocar, pense uma nota de R$ 200?

Acesso a Crédit

Rogério Carvalho comemorou porque o Senado aprovar medida que facilita o acesso a crédito para pequenos e médios empresários, diante dos impactos econômicos decorrentes da pandemia de coronavírus.

*** – O objetivo é proteger os empregos e a renda dos brasileiros, disse.

D. Maria e Zezinho

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) conversou – por telefone – com o deputado Zezinho Sobral, pré-candidato do Podemos à Prefeitura de Aracaju.

*** A senadora chegou a pensar que Zezinho havia desistido da candidatura. A conversa girou sobre uma composição em que o deputado propôs a indicação de Georlize como vice.

*** D. Maria disse-lhe que iria conversar com o presidente regional do DEM, José Carlos Machado, para tratar do assunto.

Reunião do Podemos

Segunda-feira passada, o Podemos fez uma reunião virtual com da direção nacional com os presidentes estaduais. Zezinho Sobral participou.

*** Nesse encontro a direção nacional deixou claro que quer Zezinho candidato a prefeito de Aracaju.

Regime de urgência

Foi aprovado ontem, na Câmara Federal, requerimento de urgência para trazer a plenário a Lei do Gás, que trará benefícios para a economia sergipana.

*** O deputado federal Laércio Oliveira (PP) se mostrou muito feliz com a aprovação. Laércio é o relator e admite que ainda em agosto haverá votação.

Uma boa conversa

Sâmia Bomfim – nova nota de 200 vai ser raridade pra maioria das pessoas. Agora, pra quem costuma fazer 48 depósitos de 2 mil reais na conta do amigo, facilita bastante.

Vídeo conferência – Quinta-feira o presidente do Avante em Sergipe, Clóvis Silveira, participa de uma vídeo conferência com a ministra Damares Lima.

Avante e aval – Nesse encontro Damares pode sugerir a Clovis Silveira o nome de Lúcio Flávio a prefeito de Aracaju pelo partido. Mas o Avante só fará lançamento com aval de Bolsonaro.

Tubaína Paschoal – “Se uma lésbica tem atração por outra mulher, por que ela ficaria com uma mulher que quer ser homem?”

Agência Brasil – Câmara aprova Medida Provisória sobre cancelamentos de eventos e reservas nos setores de turismo e cultura.

Volta ao normal – Vôos diretos – ida e volta – de Aracaju a Brasília voltando à normalidade, o que alivia parlamentares federais que viajavam via Salvador.

Diogo Mainard – O silêncio dos filhos de Jair Bolsonaro e de deputados aliados no Congresso sobre as declarações de Augusto Aras contra a Lava Jato é ensurdecedor.

Deu na Band – O ministro do Supremo, Marco Aurélio Mello, negou um pedido da câmara dos deputados para anular buscas feitas em gabinetes.

Loucura total – Bolsonaro, via PGR, está atendendo interesses de Lula. Será que Bolsonaro pensa em Lula como vice em 2022? Loucura total.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também