30/07/20 - 00:56:27

Qual a melhor saída para o quebra-cabeça?

Diógenes Brayner[email protected]

Com a provável curva decrescente da pandemia prevista para agosto e a abertura de segmentos importantes da economia, que será anunciada ainda hoje pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), é natural que as articulações políticas estejam mais presentes no dia a dia das cidades. Evidente que ainda haverá precauções e moderação nesses entendimentos e conversas presenciais, mas já não será uma discussão mantida abaixo de sete capas, para não passar às pessoas a impressão que a política está acima de problemas graves que afetam a saúde de uma população refém de um vírus que ataca para matar.

Lideranças política já se movimentam muito na Capital e Interior. Ainda discretamente, mas com frequência natural a um período grave que ainda se depara com o coronavírus. Uma única candidatura está com o bloco fechado: a do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que manteve a aliança montada em 2010 e que se diluiu, em parte, após 2018, com a saída do Partido dos Trabalhadores, que se mantém participando do Governo e se afastou do prefeito, ao lançar candidatura própria à Prefeitura de Aracaju, tendo como cabeça de chapa o ex-deputado federal Márcio Macedo.

Paralelo, segue o Podemos. A legenda tem até o líder do Governo, deputado estadual Zezinho Sobral, como candidato a prefeito de Aracaju. O parlamentar diz que essa sua posição é uma exigência do partido, mesmo que busque apoio de legendas que são de oposição e demonstre absoluta determinação em ir às urnas. Há apelo para que isso não aconteça, mas as conversas que vêm acontecendo, mostram que a candidatura do Podemos não será de “faz de conta”. Como ainda não há uma posição definitiva das lideranças maiores do bloco de esquerda e centro-esquerda, não se tem definição absoluta de como esse quadro será posto no cenário definitivo para a disputa. Há muitas decisões que podem ser tomadas, após exaustivo e paciente jogo de reconciliação…

A oposição ainda titubeia sobre formação de blocos. Há conversas à exaustão e um excesso de especulações que até podem se tornar verdadeiras. A mais recente é o encontro entre os pré-candidatos a prefeito, o do PSB, Valadares Filho, e a do Cidadania, delegada Danielle Garcia. Foram ao diálogo e ambos exaltaram o bom começo, embora esse não tenha sido o primeiro papo. Dele fixou-se um fato que sequer foi debatido: “Valadares teria topado ser o vice de Danielle”. Isso vem se espalhando como erva daninha.

O fato incomoda ao ex-deputado, mas deixa a delegada em silêncio e até adubando a mentira. Valadares Filho é um político experiente e que tem potencial político comprovado. A Danielle é uma amadora, sem qualquer vocação, inexperiente e que tem como melhor diálogo o “teje preso”. É muito mais fácil – e lógico – ela ser vice dele. Entretanto, pode acontecer um entendimento em que o PSB indique outro nome para vice e tenha no deputado um coordenador de campanha, que também se estenda ao interior, com objetivo de tentar retornar à Câmara Federal em 2022.

Aliás, isso não está descartado, embora seja necessário um outro entendimento, para que o PSDB e Partido Liberal abram mão da vice. Essa possibilidade já foi vista como “muito possível” por um tucano adormecido. Entretanto, ainda há um trabalho, através do Patriotas, de refazer o bloco que vinha se fixando, que seria PSD, DEM, Patriotas e Avante, para apoiar Valadares a prefeito e Georlize Teles à vice. Apenas um aparte: “o Avante hoje está empolgado com a possibilidade de lançar Lúcio Flávio a prefeito, com o apoio da ministra Damares Alves e do presidente Bolsonaro”.

Abertura do comércio

O governador Belivaldo Chagas (PSD) reúne-se hoje com o comitê de recuperação da economia, para analisar o momento e baixar decreto ampliando a abertura do comércio.

*** A perspectiva dos empresários é que haja uma abertura total, já que a pandemia está sob controle em relação aos leitos de UTI e enfermaria.

*** Tensão maior demonstram os lojistas dos shoppings sobre a abertura desses centros comerciais. Mas não há muito otimismo sobre essa possibilidade.

Comércio da Treze

Dezenas de lojas estão fechadas nos shoppings Jardins e Riomar e não vão reabrir. Um dos lojistas disse que a maioria dos empresários não suportou pagar condomínio e aluguel com tudo fechado.

*** O que vai crescer é o comércio no bairro 13 de Julho. Muitos lojistas dos shoppings alugaram salas na região e vão montar seus negócios. Lá não pagam condomínio.

PT precisa analisar

A conversa ocorreu entre três políticos que integram o bloco do Governo. O resumo é de que o PT precisa fazer uma análise, até o final de agosto, para avaliar se a candidatura de Márcio Macedo a prefeito vai fortalecer o partido.

*** E mais: ou se seria mais viável o PT se unir ao grupo político de sempre e apoiar a candidatura que tem o apoio do Governo ao qual o partido integra.

Não tem sentido

A dedução de um dos políticos é que dentro do PT “esse recuo não tem a menor chance, porque a candidatura de Márcio Macedo foi decidida e indicada pela Direção Nacional”.

*** – Além disso, o PT quer retomar o seu protagonismo, que só conseguiu durante o período Marcelo Deda, disse.

Cegueira ideológica

A mesma fonte diz que o “radicalismo de setores do PT está levando a legenda a uma cegueira ideológica que torna difícil a recuperação política”.

*** Acha ainda que “o PT tem que fazer uma reflexão para se impor a uma direita radical e ideológica, que está visível e crescente no País”.

*** E conclui: “o PT tem que buscar um projeto político amplo e não que atenda a interesses pessoais”.

Lurian em Itabaiana

Lurian Lula da Silva, filha do presidente Lula que reside em Aracaju, está empenhada no marketing de campanha do pré-candidato a prefeito por Itabaiana, Olivier Chagas (PT).

*** Lurian é jornalista e atua nesta área já há algum tempo.

Atuação da PGR

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) diz que vai denunciar “a atuação cínica da Procuradoria Geral da República (PGR) como porta-voz dos ataques à Lavajato”.

*** Diz que com isso a PGR tenta esconder sob o “manto de um garantismo de araque os reais interesses de quem sempre quis ‘estancar a sangria’ e zerar o jogo”.

*** E conclui: “beneficiando os bandidos que roubam este país desde sempre”.

Usando o Lava Jato

Alessandro pergunta: “onde estão aqueles que se elegeram defendendo o combate à corrupção ou usando a imagem da Lava Jato?”

*** E responde: “muitos estão desaparecidos, talvez escondidos pelos respectivos rabos presos ou pela conveniência política rasteira”.

*** E conclui: “é preciso reagir aos mais fortes ataques do sistema corrupto”.

Conversas para aliança

O senador Alessandro Vieira recusa as informações de que ele não está dialogando com partidos para formação de aliança para fortalecer a candidatura da delegada Danielle Garcia à prefeita de Aracaju.

*** Diz que “das legendas que estão distantes do governo municipal, só não conversamos com o PT. Com os demais, creio que conversamos por mais de uma vez, sem nenhum tipo de problema”.

Seguindo à risca

Diante de uma pergunta mais intrincada, Alessandro disse que “perguntar é livre. E a resposta também”, mas não se recusou a falar: “todos os diálogos e acordos [de composição com o Cidadania] são realizados com conhecimento de todos do grupo”.

*** – Qualquer coisa fora disso não corresponde à verdade. E estamos seguindo à risca nosso planejamento original, disse.

Valadares e Danielle

O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) insiste que é pré-candidato a prefeito de Aracaju e revela que na conversa com a delegada Danielle Garcia o assunto foi direto em relação a uma composição.

*** Segundo Valadares, ninguém tratou sobre a formação de chapa e nem de quem seria o candidato a prefeito ou a vice.

*** Na próxima semana uma nova conversa pode acontecer e – ninguém ainda sabe – seja tudo decidido.

Fantasma da inflação

Líder do PT no Senado, Rogério Carvalho diz que o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes desvalorizaram o real, implodiram a economia e agora resgatam o fantasma da inflação.

*** – Um Governo que não é capaz de propor nada positivo ao Brasil, imagine você, comerciante, se a de R$ 100 já é difícil trocar, pense uma nota de R$ 200?

Acesso a Crédit

Rogério Carvalho comemorou porque o Senado aprovar medida que facilita o acesso a crédito para pequenos e médios empresários, diante dos impactos econômicos decorrentes da pandemia de coronavírus.

*** – O objetivo é proteger os empregos e a renda dos brasileiros, disse.

D. Maria e Zezinho

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) conversou – por telefone – com o deputado Zezinho Sobral, pré-candidato do Podemos à Prefeitura de Aracaju.

*** A senadora chegou a pensar que Zezinho havia desistido da candidatura. A conversa girou sobre uma composição em que o deputado propôs a indicação de Georlize como vice.

*** D. Maria disse-lhe que iria conversar com o presidente regional do DEM, José Carlos Machado, para tratar do assunto.

Reunião do Podemos

Segunda-feira passada, o Podemos fez uma reunião virtual com da direção nacional com os presidentes estaduais. Zezinho Sobral participou.

*** Nesse encontro a direção nacional deixou claro que quer Zezinho candidato a prefeito de Aracaju.

Regime de urgência

Foi aprovado ontem, na Câmara Federal, requerimento de urgência para trazer a plenário a Lei do Gás, que trará benefícios para a economia sergipana.

*** O deputado federal Laércio Oliveira (PP) se mostrou muito feliz com a aprovação. Laércio é o relator e admite que ainda em agosto haverá votação.

Uma boa conversa

Sâmia Bomfim – nova nota de 200 vai ser raridade pra maioria das pessoas. Agora, pra quem costuma fazer 48 depósitos de 2 mil reais na conta do amigo, facilita bastante.

Vídeo conferência – Quinta-feira o presidente do Avante em Sergipe, Clóvis Silveira, participa de uma vídeo conferência com a ministra Damares Lima.

Avante e aval – Nesse encontro Damares pode sugerir a Clovis Silveira o nome de Lúcio Flávio a prefeito de Aracaju pelo partido. Mas o Avante só fará lançamento com aval de Bolsonaro.

Tubaína Paschoal – “Se uma lésbica tem atração por outra mulher, por que ela ficaria com uma mulher que quer ser homem?”

Agência Brasil – Câmara aprova Medida Provisória sobre cancelamentos de eventos e reservas nos setores de turismo e cultura.

Volta ao normal – Vôos diretos – ida e volta – de Aracaju a Brasília voltando à normalidade, o que alivia parlamentares federais que viajavam via Salvador.

Diogo Mainard – O silêncio dos filhos de Jair Bolsonaro e de deputados aliados no Congresso sobre as declarações de Augusto Aras contra a Lava Jato é ensurdecedor.

Deu na Band – O ministro do Supremo, Marco Aurélio Mello, negou um pedido da câmara dos deputados para anular buscas feitas em gabinetes.

Loucura total – Bolsonaro, via PGR, está atendendo interesses de Lula. Será que Bolsonaro pensa em Lula como vice em 2022? Loucura total.