Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

A dança para formação de blocos

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Ainda no decorrer desta semana, conversas políticas vão acontecer com objetivo de se chegar a uma composição definitiva, na oposição, para tentar levar o pleito ao segundo turno, contra o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Por parte da situação há absoluta confiança de que tudo caminha em ordem e isso será comprovado com toda a tranquilidade. “Tanto é que nas pesquisas internas que vêm sendo realizadas não se registrou qualquer tipo de influência que levasse à preocupação”, revelou um deputado federal que integra o grupo político que apoia o prefeito.

A oposição, de qualquer forma, se aproveita do momento para avançar no diálogo com o objetivo de se fortalecer através de alianças. Mas também são registrados arranhões que prejudicam ajustes finais, como os do bloco que se formava entre o DEM, PSB, Patriotas e Avante, interrompidos por uma aleivosia de João Tarantella (DEM) que atingiu o pré-candidato a prefeito pelo PSB, Valadares Filho – e que teria apoio do grupo –, sem que houvesse uma única reação do partido. Foi através desse mal entendido que as conversas se encerraram.

O Patriotas está tentando retomar as conversas para fechar a aliança. Dialoga com o PSB e com o DEM, e vai tentar trazer de volta o Avante, hoje empolgado com a possibilidade de lançar uma candidatura a prefeito de Aracaju, tendo possível apoio do presidente Jair Bolsonaro. O nome escolhido é o do publicitário Lúcio Flávio, que teria ligações com a ministra Damares Lima, responsável pelo endosso presidencial. Há uma tentativa de desiludir o Avante dessa proeza, mas há euforia sobre o sucesso desse projeto político.

Há possibilidade de que se forme um bloco com outros partidos, inclusive com a presença da vereadora Emília Corrêa para consolidação. Emília tem potencial eleitoral firme em Aracaju e pode empolgar para um novo entendimento. Mas há um detalhe: sem o DEM o Patriotas não entra, assim como também não topa participação em caso de uma composição com a delegada Danielle Garcia (Cidadania). Entretanto, há possibilidade de que haja um reencontro das siglas que iniciaram a formação do bloco, a partir da ação de integrantes das legendas, mesmo com o desvio de rota provocado há 15 dias.

A conversa do ex-deputado Valadares Filho com a delegada Danielle Garcia, semana passada, deve ter prosseguimento na próxima, mesmo que o primeiro encontro tenha sido apenas para “reconhecimento do campo”. Valadares não abre mão da candidatura a prefeito e aceita a delegada como vice. Nesse caso ficam fora o DEM e o Patriotas, embora entrem em campo o PSDB e o Partido Liberal, que já estão ao lado da Danielle.

Amplia abertura

O governador Belivaldo Chagas (PSD) ampliou bem a abertura do comércio, inclusive templos religiosos e outras atividades econômicas. Um alívio para comerciantes.

*** Para determinar a abertura, o Governo analisou a situação do declínio da pandemia e ouviu técnicos e cientistas da Saúde, para adotar a medida.

Sobre shoppings

A abertura dos shoppings será avaliada terça-feira, para analise das condições sanitárias e medidas para evitar risco de um avanço em razão de aglomeração.

*** Lojas e restaurantes estavam esperando que a autorização sairia ontem, mas não chiaram com a prorrogação para a próxima terça.

Extra – Danielle vice

Na conversa entre o os pré-candidatos a Valadares Filho (PSB) e Danielle Garcia (Cidadania) houve proposta para formação de um bloco, desde que a delegada topasse ser a vice de Valadares.

*** No início da conversa, uma Danielle solícita e educada sugeriu a Valadares que indicasse o vice. O deputado respondeu que não podia porque disputaria a Prefeitura.

*** Daí, Valadares sugeriu: “por que você (Danielle) não vem ser minha vice”? A delegada ficou de pensar e terão nova conversa nos próximos dias.

Reforma tributária

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, disse ontem que “a proposta de Reforma Tributária enviada por Guedes ao Congresso Nacional mantém maiores taxas aos que ganham menos no país”.

*** Rogério, a reforma “piora a vida de quem já paga muitos impostos em forma de salário e consumo”!

É para valer

Não é balela e nem falta de assunto, é fato: um nome forte, ligado a um grupo político que ainda não se manifestou, pode ser candidato a prefeito de Aracaju.

*** O nome certamente criará burburinho pelo apoio que terá de cima (?).

Tem outro nome

O nome do publicitário Lúcio Flavio (Avante) é bem citado pela ministra Damares Lima, mas ainda não será candidato que Bolsonaro apoia a prefeito.

*** Está em jogo um político que agrada ao Planalto, é de outro partido e, caso queira disputar o mandato, também terá apoio da própria ministra.

Henri e o momento

O ex-presidente da OAB em Sergipe, Henri Clay (Rede), acha que o momento político ainda é de definições. A pandemia dificulta e atrasa as conversas  políticas.

Para ele, “as eleições serão atípicas e sem precedentes na história. Estamos avaliando as condições e as formas de fazer a campanha”.

Fortalece partido

Henri Clay diz que está organizando e fortalecendo o partido para lançarmos uma chapa completa e competitiva de candidatos à Câmara de Vereadores.

*** – A nossa prioridade é lançar candidatura própria para prefeito de Aracaju. Estamos confiantes e vamos surpreender. Não há cogitação de composição para vice, disse.

Esconde senador

O pré-candidato Paulo Márcio (DC) reafirmou ontem que o marketing da pré-candidata Danielle Garcia (Cidadania) está escondendo o senador Alessandro Vieira (Cidadania), porque ele “tira votos”.

*** Lembrou que a delegada não anda em companhia do senador e evita inclusive falar que é sua aliada.

*** Paulo Márcio é pré-candidato a prefeito pelo Democracia Cristã e só cederia para uma composição ampla se fosse ele o cabeça de chapa.

Opinião pessoal

Presidente do Avante, Clovis Silveira diz: “chegou o tempo em que falar que a grama é verde, que homem é homem, mulher é mulher e cachorro é cachorro virou crime”.

*** – Hoje mulher é símbolo do dia dos pais e homem é a mulher mais sexy do Brasil, inversão de valores!

Tarantela arquiteta

João Tarantela (DEM), pré-candidato a vereador, deixa claro que não aceita que a pré-candidata à prefeita Georlize Teles (DEM) seja vice de qualquer outro nome e que vá para a disputa.

*** Defende inclusive chapa puro sangue, com ele deixando de disputar a Câmara e sendo o vice de Georlize.

Cabeça de chapa

Entretanto, em caso de Georlize definir-se como candidata definitiva, ele pensa em articular para convencer que a delegada seja vice e ele (Tarantela) o candidato a prefeito.

*** Tarantela acha que atrai votos dos bolsonaristas de Aracaju.

Acessório inútil

O PSDB já deixou claro que está em composição com o Cidadania, apoia a delegada Danielle Garcia à Prefeitura de Aracaju, mas não abre de indicar o vice.

*** Um ilustrado tucano deixou claro que o partido não servirá de “acessório inútil”.

Operação de armas

A Polícia Federal errou feio na operação realizada em um condomínio, com objetivo de vasculhar o apartamento de um advogado, que “integrava uma quadrilha internacional de vendas de armas”.

*** O advogado era colecionador, praticava tiro ao alvo, inscrito no Exército e provou que comprou todas as armas no site ‘Mercado Livre’.

Quem indeniza?

O advogado apenas prestou esclarecimentos, não teve nenhuma arma apreendida, mas a polícia levou computador e celular, mesmo que a operação tenha sido um erro.

*** A operação constrangeu o advogado, o atingiu profissionalmente e a PF, até ontem à tarde, mão havia devolvido seu material de trabalho. Quem indeniza isso?

Tempestade sem fim

O sanitarista Antônio Samarone desengana sobre o coronavirus: “nenhuma vacina nos salvará! O que precisamos é reagir para enfrentarmos juntos a tempestade, que parece não ter fim”.

*** Sugere “que a gente comece a pensar, conversar com os amigos, para encontrarmos uma solução. Estamos todos no mesmo barco e ele está afundando”!

Uma boa conversa

Haverá surpresas – As conversas estão acontecendo nos bastidores e cada dia há um rumo diferente. Mas o caminho final haverá a queda de quem nunca subiu.

Nome cresce – Um dos nomes que mais cresce para disputar a Prefeitura é o da vereadora Emília Corrêa. Só há um problema: ela não aceita de jeito nenhum.

Primeiro turno – Partidos aliados ao prefeito Edvaldo Nogueira, candidato à reeleição, estão firme com ele e admitem que pode ocorrer vitória no primeiro turno.

Força pelo povo – Admitem que estão tentando fazer um jogo político sujo contra Edvaldo, mas que não vão conseguir reduzir a força do trabalho que ele faz pelo povo.

Racha na igreja – Carta de mil padres com críticas a Bolsonaro esquenta racha político na Igreja. Ontem um padre fez discurso duro contra a CNBB, chamando-a de esquerdopata.

Verba para combate – Senado aprova Medidas Provisórias que repassam verba a ministérios para enfrentamento da pandemia de Covid.

Portal Terra – O presidente Jair Bolsonaro revelou que está tomando antibiótico para combater uma infecção no pulmão, depois do coronavirus.

Canhoto petista – Advogado KaKay sobre Moro: o maior escândalo da história do judiciário brasileiro é esse Juiz que comandou a operação Lava Jato.

Sobre Lava Jato – O Brasil tende a piorar na questão moral e no combate à corrupção. Ninguém pode se queixar de Bolsonaro nesse seu gesto absurdo.

Leia também