Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

MARINHA DO BRASIL ADVERTE PARA VENTOS FORTES NO LITORAL DO ESTADO DE SERGIPE

7

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ventos de até 60 km/h na faixa litorânea de Sergipe e outros estados do Nordeste. O aviso é válido para até a manhã da terça-feira (4) e, além de Sergipe, se estende para o norte de Salvador, Alagoas e Rio Grande do Norte, ao sul de Natal. Desde o dia 18 de julho, a Marinha do Brasil vem emitindo alertas de ventos fortes em alto-mar e ressaca marítima no litoral do Nordeste.

O Centro de Hidrografia da Marinha explicou que essas ondas também são normais e esperadas para os meses de inverno. O primeiro critério para que um alerta seja emitido são os ventos atingirem em torno de 50 km/h no mar. Algo fora do comum seria esses ventos atingirem, por exemplo, 80 km/h. Mas não é esse o caso.

De acordo com o Centro, nessa época de inverno há uma intensificação dos ventos alísios de que o sistema de alta pressão que fica no oceano fica mais forte, então os ventos ficam um pouco mais intensos na área marítima da região Nordeste. Quando esses ventos ficam com uma intensidade um pouco maior eles agitam o mar e as ondas podem chegar na costa. O critério para a Marinha passar um aviso de ressaca é quando as ondas atingem ou há a previsão de, pelo menos, elas chegarem a 2,5 próximo as praias que ficam mais desabrigadas.

Marinha atenta

A Marinha do Brasil informa que permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, a Capitania dos Portos de Sergipe poderá ser acionada, em qualquer horário, pelo telefone (79) 3711-1646. Pedidos de auxílio também podem ser realizados também pelo telefone 185, Emergências Marítimas e Fluvias, ou ao Salvamar Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, por meio do telefone 08002843878.

Destaque Noticias

Leia também