Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

A força do discurso

19

Por Adiberto de Souza *

A campanha eleitoral que se avizinha terá alguns diferenciais. Por conta da pandemia da Covid-19, o contato físico com os eleitores está terminantemente proibido, assim como os tradicionais comícios, carreatas e passeatas. Esse distanciamento do cidadão forçará os candidatos a usarem da lábia como nunca, pois o discurso será a grande arma deste embate eleitoral. Tendo a internet como principal instrumento para chegar ao eleitor, os prefeituráveis e postulantes à vereança terão que convencer pelo que dizem. Diferente da distante e fria televisão, a web é interativa, permite a participação do eleitor, atento e pronto para desmascarar os demagogos. Portanto, quem possuir um passado limpo, serviço prestado à sociedade e um bom discurso para apresentar propostas convincentes, terá muito mais chance de convencer o cidadão a sair de casa para ir votar nos dias 15 e 29 de novembro. Quem viver verá!

Missão cumprida

Criada em 2016, a Comissão da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo” concluiu sua missão. Tanto isso é verdade que seis de seus integrantes já foram exonerados, em atos do governo de Sergipe publicados no Diário Oficial. Durante os pouco mais de quatro anos de atividade, a Comissão ouviu cerca de 30 depoimentos de vítimas e testemunhas da violenta repressão militar registrada no período de 1946 a 1988, quando ocorreram flagrantes violações aos direitos humanos. Ainda este mês, a editora oficial Segrase concluirá a edição do Relatório final, que será disponibilizado num e-book. A história agradece!

Meia volta, volver!

O Avante retrocedeu em sua recente decisão de não disputar a Prefeitura de Aracaju. Segundo Clóvis Silveira, presidente da sigla em Sergipe, o nome do empresário Lúcio Flávio surgiu como uma candidatura viável, fato que fez o Avante repensar o projeto majoritário. O mais novo prefeiturável pretende conquistar a simpatia dos bolsonaristas, que ficaram órfãos após o empresário João Tarantella ter se bandeado para o DEM. Vixe!

Sem segurança

Os consumidores ainda compram em camelôs artigos que não têm controle de segurança. Cerca de 32,1% dos entrevistados pela pesquisa do Instituto MDA relataram ter adquirido um produto no mercado informal nos últimos 12 meses, com destaque para brinquedos (37,1%). Mesmo assim, a consulta destaca que em relação à segurança, 65,1% das pessoas disseram dar preferência a produtos que trazem o selo de identificação do Inmetro. Menos mal, né?

Bateu, levou

E Almeida Lima (PRTB), pré-candidato a prefeito de Aracaju, nega ter partido para o ataque contra a também prefeiturável Danielle Garcia (Cidadania). Segundo ele, ao comparar a distinta a “um embrulho que representa o engodo, a mentira e a enganação”, apenas estava rebatendo críticas feitas por ela. Almeidinha diz ter ficado invocado porque Danielle acusou todos os pré-candidatos de pertencerem “à velha política” e serem discípulos de práticas condenáveis, a exemplo da corrupção. Para Lima, generalizar esse tipo de crítica é uma desonestidade, uma tentativa de enganar o povo. Crendeuspai!

Amizade reatada

Ficaram no passado as desavenças entre o ex-presidente da Emsurb, Mendonça Prado, e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Ninguém mais vai ouvir Mendoncinha dizer que o ex-chefe “é um fraco e precisa aprender a ser homem”. Tanto isso é verdade, que Prado trocou o DEM pelo PDT para subir no palanque do prefeito como candidato a vereador. Após ter perdido para Edvaldo, em 2008, e para Belivaldo Chagas (PSD), em 2018, Mendonça deve ter cansado das disputas majoritárias. Marminino!

Blá-blá-blá tucano

Cerca de trinta empresários de Sergipe vão participar de uma vídeo conferência com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Será às 12h da próxima sexta-feira. Segundo o blog Primeira Mão, os assuntos da live variarão de economia a um pouco de política. Resta saber se FHC também falará sobre os aliados tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, que estão sendo processados por esquemas de corrupção, caixa dois e lavagem de dinheiro. Desconjuro!

Carnificina

Os homicídios representam quase metade das causas de morte entre jovens de 16 e 17 anos. Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil, 46% dos jovens mortos nessa faixa de idade foram assassinados e que 93% das vítimas são homens. O estudo revela ainda que os homens negros morrem três vezes mais que os brancos. Além disso, a arma de fogo foi usada em 81,9% dos homicídios de adolescentes de 16 anos e em 84,1% dos homicídios na faixa de 17 anos. Santo Cristo.

Beabá eleitoral

Essa notícia interessa aos pré-candidatos e os seus respectivos assessores: O escritório ER Advocacia acaba de finalizar uma cartilha para auxiliar os candidatos na campanha deste ano. Idealizada pelos advogados Eduardo Ribeiro e Gustavo Costa, a edição traz tudo sobre a disputa política que se avizinha. Nela é possível encontrar informações sobre o calendário eleitoral, as convenções, a propaganda partidária, o financiamento eleitoral e a prestação de contas. Legal!

Dúvida atroz

O governador Belivaldo Chagas (PSD) está uma arara com o empresário Walter Franco. Tudo porque o dono da televisão Atalaia quis envolvê-lo com a Operação Navalha, desencadeada pela Polícia Federal há mais de 10 anos. Belivaldo disse não entender por qual motivo o empresário ressuscitou um assunto tão antigo. Por fim, Chagas insinuou que Walter Franco deve andar contrariado porque o governo estadual distribui a verba de comunicação de forma igualitária com todos os veículos. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 6 de agosto de 1886.

* É editor do site Destaquenoticias

Leia também