Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

PMA disponibiliza ferramenta para auxiliar na prevenção frente às mudanças do tempo

6

Para auxiliar tanto a gestão municipal como também a população a se prevenir frente às variações do tempo, por intermédio do Comitê de Gerenciamento de Crise, a Prefeitura de Aracaju disponibilizou uma ferramenta pioneira no país, a qual monitora a incidência de chuva, em tempo real: o ClimAju.

Apresentada na  última terça-feira (28), a ferramenta é prática e pode ser acessada a partir de um aparelho celular ou computador, de forma simples, direta e atualizada. Esse serviço possibilita à população planejar melhor sua rotina em função do tempo, até mesmo na escolha da melhor rota a seguir para chegar à determinada localidade da cidade.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destaca que o recurso possibilita o refinamento de informações, favorecendo não apenas os processos de gestão, mas também possibilitando que o cidadão não seja pego de surpresa. “Levando em consideração que as variações do tempo, em regiões específicas da capital, podem oscilar, o recurso abastece a população de informações para a tomada de decisões mais assertivas ou para a adoção de medidas que sejam necessárias em conformidade com a situação apontada no mapa. O recurso assegura maior tranquilidade para o dia a dia”, indicou.

“Por meio do ClimAju, a população pode acompanhar as informações do tempo em exatidão, qual a probabilidade de chuva em determinada região, o quanto choveu em um bairro específico em um período de tempo também específico, por exemplo. Nenhuma outra cidade do Brasil possui uma ferramenta própria como essa, então, é um avanço de informações precisas e na maneira de se prevenir quanto à situação climática na cidade”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.

É por meio do site da Prefeitura que a população tem acesso ao link (https://www.instarain.com.br/mapa) que direciona ao ClimAju. Nele, estão dispostas quatro abas: Mapa, Clima, Gráficos e Estação. De maneira específica, cada uma delas apresenta os dados do clima e do tempo detalhadamente. E, para que isso pudesse se tornar viável, estão integrados dezoito pluviômetros, sete câmeras de clima, ao vivo, cinco sensores de alagamento e dois sensores de movimentação de terra. São estes equipamentos que possibilitam identificar as regiões em que o céu está limpo, nublado, ou que registram chuvas fortes, moderadas ou fracas.

“Clicando na aba ‘Mapa’, a pessoa tem acesso aos 18 pluviômetros. Por ele, é possível saber se está nublado ou parcialmente nublado, se está chovendo (fraco, forte ou moderado), céu limpo, isso em tempo real. A atualização é feita a cada minuto. Tem temperatura, umidade, entre outras informações do tempo no exato momento. Cada pluviômetro tem informações próprias. Na aba ‘Clima’, temos acesso a todos os pluviômetros de uma só vez, só que de uma maneira tabelada, começando pelo bairro onde mais choveu no mês. Em ‘Gráficos’, temos acesso, por meio de cada pluviômetro, o quanto choveu a cada hora, o quanto choveu por dia e por mês. Ou seja, tem um filtro mais detalhado. Na aba ‘Estação’ são dados das sete câmeras que temos disponíveis, sendo duas na Zona na Sul, duas na zona Norte, duas na região Centro-oeste, e duas no Centro”, detalha o coordenador.

Silvio Prado destaca ainda que a ferramenta é de extrema funcionalidade e acompanha, inclusive, as necessidades atuais da população. “Hoje em dia temos aplicativos e sistemas para praticamente tudo. As pessoas têm prezado cada vez mais pela praticidade e a funcionalidade das coisas, e o ClimAju vem a cumprir essa finalidade no que tange o tempo em nossa cidade. Podemos comparar, por exemplo, aos aplicativos de trânsito, que fornecem informações que possibilitam ao motorista planejar melhor o trajeto que vai seguir. Assim é o ClimAju. Os aracajuanos têm essa ferramenta que fornece dados e torna possível uma melhor organização do dia, com base no tempo”, ressalta.

O ClimAju se soma a outros serviços ofertados pela Prefeitura, relacionados ao tempo, como os alertas via SMS emitidos pela Defesa Civil, os quais notificam os números cadastrados sobre a previsão do tempo ou para algumas situações de risco.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a ferramenta é, ainda, um auxílio importante para a tomada de decisão dos órgãos da Prefeitura. “No ClimAju, há uma área restrita que somente os órgãos competentes têm acesso. Por meio dela, temos acesso a informações técnicas que permitirão identificar se determinados pontos da cidade podem ser impactados pelo volume de chuvas com deslizamentos de terra, inundações e/ou alagamentos. A área restrita também permite ao órgão municipal mensurar a velocidade dos ventos, antecipando situações adversas. Ou seja, podemos nos preparar ainda melhor e de forma preventiva”, destaca o major Silvio.

AAN

Foto: Marcelle Cristinne

 

Leia também