Aracaju, 17 de abril de 2024

PMA segue realizando testes rápidos para hepatites virais mesmo após Julho Amarelo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

O Julho Amarelo foi o mês de controle das hepatites virais e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aproveitou para reforçar a necessidade da prevenção da doença e segue realizando testes rápidos durante todo ano. Na rede municipal de Aracaju, até julho, foram feitos 1.879 testes rápidos para detecção das hepatites B e C.

Foram notificados e confirmados, em Aracaju, 30 casos. Entre esses casos, 21 foram do sexo masculino e nove do sexo feminino. Os bairros com maiores notificações foram Atalaia, São Conrado, Jabotiana e Centro. Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, a SMS garante a continuidade dos testes rápidos para detecção das hepatites virais.

Segundo a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde e do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da SMS, Débora Oliveira, a orientação é fundamental no processo de prevenção da doença, visto que se trata de uma doença silenciosa e que, possivelmente, acomete mais cidadãos do que os apresentados nos números, ou seja, os que não realizam testes rápidos para identificação da doença.

“A principal arma na batalha contra as hepatites virais é a detecção por meio dos testes rápidos para hepatites B e C, que são gratuitos e estão disponíveis em toda Rede da Atenção Primária do município de Aracaju. Os testes rápidos para hepatite B e C também são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento de Aracaju (CTA), localizado no Cemar Siqueira Campos, que funciona com portas abertas”, explica.

Doença

Hepatite é um termo genérico que significa inflamação do fígado. Ela pode ser causada por medicamentos, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, álcool, substâncias tóxicas e vírus. É importante saber que a hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata, mas se for diagnosticada precocemente, tem cura.

Prevenção

De acordo com a referência técnica das hepatites virais, Fabiana Fonseca, o grande embate para a saúde pública é conscientizar a população para o diagnóstico da doença. O desafio é descobrir a presença do vírus e conter a doença antes que ocorram os danos que acarretam o fígado.

“A hepatite A, por exemplo, é uma infecção aguda, transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são infecciosas e transmitidas por meio do sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas e objetos cortantes. Não se devem compartilhar escovas de dente, seringas e agulhas. É aconselhável levar os seus próprios utensílios devidamente higienizados ao ir à manicure ou pedicure e usar camisinha nas relações sexuais”, orienta.

Fonte e foto SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também