04/08/20 - 06:17:21

PMA investe  na Saúde e já são mais de 20 mil recuperados da covid-19

Quase cinco meses após o registro do primeiro caso de covid-19 na capital, a Prefeitura de Aracaju continua desenvolvendo ações e estratégias para o enfrentamento da pandemia, com o objetivo principal de garantir atendimento de qualidade, capaz de viabilizar a recuperação das pessoas  infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com o último boletim divulgado, nesta segunda-feira, 3, dos 29.603 aracajuanos diagnosticados com a doença, 20.022 já estão recuperados.

A maior parte dessas pessoas receberam atendimento por meio das diversas portas de acesso da rede municipal de saúde, seja pelo serviço de monitoramento ‘MonitorAju’, pelas oito Unidades Básicas de Saúde exclusivas para síndromes gripais, pela Rede de Urgência e Emergência [Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva] ou ainda, pelo Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar.

Já passaram pelo HCamp 394 pessoas, das quais 277 receberam alta médica. Entre elas está o senhor Gilson Batista, de 57 anos, que testou positivo para o coronavírus e precisou ficar internado por uma semana no Hospital de Campanha, recebendo alta no dia 10 de julho.

O ex-paciente se diz mais tranquilo após a alta médica, por estar em casa, mas não esquece a forma como foi atendido no HCamp. “Estou muito bem, graças a Deus, e fui muito bem tratado o tempo todo que fiquei lá. Nem se fosse pago eu teria sido tão bem cuidado. Todos ali trabalham com muito amor e cuidam bem, o hospital está de parabéns!”

Após cinco dias internado no HCamp [entre 24 e 28 de junho], Cleber José Polito da Silva passou a enxergar a pandemia de outra forma. Logo após sua recuperação, ele fez questão de agradecer a todos os profissionais que cuidaram para que sua saúde se restabelecesse, e enviou uma mensagem a uma das supervisoras do hospital, estendendo-a a todos da equipe.

“São guerreiros vestidos de branco. Heróis, às vezes anônimos, que me deram tanta atenção, tanto amor. A estrutura de onde fiquei [Hospital de Campanha] é algo impossível de descrever. Fui maravilhosamente bem tratado. Eu não, todos lá. Não poderei jamais deixar de agradecer, pois sou um sobrevivente, vi com os meus próprios olhos o que temos para combater. Entendo perfeitamente agora, que o nosso maior problema está na quantidade e não qualidade. Muitas pessoas estão se contaminando, controlar realmente é muito difícil. Renasci. Obrigado a todos mais uma vez e se cuidem, pelo amor de Deus!”, reconhece.

‘Aracaju pela Vida’

Outra estratégia que tem contribuído para um melhor monitoramento e recuperação dos pacientes com covid-19 é o projeto Aracaju pela Vida, implementado há pouco mais de dois meses, pela administração municipal e gerido pela Secretaria da Saúde (SMS). Já passaram pelas equipes 566 pacientes, que receberam visitas domiciliares, com o intuito de evitar agravamentos da doença e um melhor atendimento a essas pessoas.

Atualmente, seis equipes compõem o programa: três realizam as visitas pela manhã e três à tarde. As equipes são compostas por médicos e enfermeiros e acompanhadas por agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do território em que o paciente reside. Durante a visita, os profissionais fazem a reavaliação da condição clínica dessas pessoas.

“Como tive a doença, já estava recebendo as ligações do monitoramento, mesmo não apresentando sintomas. Esse atendimento também foi muito bom, porque eles me examinaram e a minha prima, que também testou positivo. Além disso, ainda fizeram exame no meu avô”, afirmou o usuário José Igor da Silva Santos, que recebeu visita da equipe na no início do mês de julho.

Após receber a visita da equipe médica, o usuário Jorge Andrade elogiou a iniciativa. “O atendimento foi maravilhoso. Minha esposa e minha mãe foram casos confirmados e eles fizeram todos os testes comigo, inclusive aferição de pressão e oximetria, e me deram todas as orientações do que eu deveria fazer. A equipe que nos visitou está de parabéns”.

Fonte e foto assessoria