Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Valadares, o futuro como vice?

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A segunda-feira foi movimentada com a notícia sobre o fechamento de aliança entre PSB e Cidadania. Nem tanto os partidos, mas o fato de Danielle Garcia ser a cabeça de chapa e o ex-deputado federal Valadares Filho ficar com a vice. Muita especulação, confirmações precipitadas, comentários sem fundamento e ‘danielistas’ comemorando em grupos sociais. Portais dando manchetes com exclusividade, outros desmentindo o que se especulava, sem que houvesse uma verdade definitiva.

Incentivados pela própria Danielle, muitos dos seus aliados se excederam para fazer valer o fechamento de uma aliança que favorecia exclusivamente a ela, uma delegada competente, mas que jamais disputou mandato, sem nenhuma prática política e sem jogo de cintura para quebrar determinados protocolos moralistas que o seu partido impõe. E como confirmar tudo isso, se Valadares Filho, presidente regional do PSB em Sergipe, viajara a Brasil para reunião da Direção Nacional?

Alguns dos seus aliados – e políticos experientes que o conheciam – não acreditavam que ele deixaria de ser candidato a prefeito de Aracaju, para por seu nome como vice de uma aprendiz? O argumento é que Valadares Filho fora deputado federal por dois mandatos e ampliou sua liderança política na Capital em 2012 e 2016, ao disputar a Prefeitura de Aracaju e ir ao segundo turno. Foi mais adiante: em 2018 esteve na disputa pelo Governo do Estado e também chegou ao segundo turno, tendo como adversário Belivaldo Chagas.

Um dos seus aliados mais próximos, chegou a comentar – em off – que, “depois de tudo isso, Valadares Filho deixar de ser candidato à Prefeitura este ano, para integrar a chapa da delegada Danielle Garcia como vice, não sei como o eleitor vai entender”! Pode interpretar como “um político em queda vertiginosa”. Na realidade muita gente não levou a sério todas essas especulações e boatos, inclusive pré-candidatos a vereador e à sucessão municipal, que o viam como o nome politicamente forte para um novo enfrentamento à Prefeitura de Aracaju.

Em meio a todas essas especulações, a última dizia que o PSDB, que tem à frente Eduardo Amorim, só aceitaria que o seu partido não indicasse o vice, se o indicado fosse Valadares Filho.

Bom, e daí? Daí que todas essas especulações extensas – e até controversas – previram a verdade. Segundo fonte bem avisada de Brasília, o PSB Nacional não fez nenhuma objeção a uma aliança com o Cidadania e ainda esta semana – provavelmente hoje – os dois partidos terão uma nova conversa para aprofundar o entendimento, já para formação da chapa. Há uma surpresa nisso: “existe a possibilidade real de Valadares Filho ser o vice de Danielle Garcia”. Aliás, o PSB Nacional – segundo a fonte – “acha a ideia interessante para uma caminhada ao futuro”.

Apesar de todas as evidências, ainda não existe definição, mas há uma aliança em formação, que também contará com outros partidos e participarão das discussões. Então, fica a dúvida: como um político, com histórico de disputas eleitorais, vê uma retomada ao caminho do futuro sendo candidato a vice? Fica claro que o projeto será 2022 e o objetivo é retornar a Brasília como deputado federal, dedução que não é difícil, em razão da expectativa de um novo mandato parlamentar. Com isso está praticamente decidido que Valadares recua de sua candidatura à Prefeitura, entra na chapa majoritária como vice e aduba o caminho para retornar à Câmara Federal.

Mas nem tudo são flores. Se o projeto esbarrar no pleito deste ano, em caso de derrota, o projeto para e fica difícil uma recomposição para vislumbrar o futuro. De qualquer forma, também é um risco.

Imunidade de rebanho

Diretor do Hospital de Cirurgia, o neurocirurgião Rilton Moraes, disse ontem que em Sergipe o Covid-19 chegou ao platô na segunda quinzena de julho e está em queda nesta quinzena de agosto.

***Segundo Rilton, o esvaziamento total da pandemia se dará a partir de setembro, com a chamada ‘imunidade de rebanho’.

*** NR) – Imunidade de rebanho é um termo que se refere a método indireto de proteção individual. Isso acontece quando uma grande porcentagem da população está imune a uma doença e, portanto, aqueles que não se contaminaram têm probabilidade menor de infecção.

Ainda é crítica

Rilton Moraes disse que a situação de vagas para UTI ainda é critica – está acima de 80 por cento –, mas é menor a demora nas filas de atendimento.

*** Os pacientes não estão mais esperando muito nas filas dos postos de saúde e nem nas enfermarias dos hospitais públicos.

Abertura de shoppings

A abertura dos shoppings, a partir do próximo sábado, foi uma decisão correta adotada pelo governador Belivaldo Chagas, em razão da queda da pandemia no Estado.

*** Ultimo segmento do comércio a abrir, os shoppings devem ter toda uma estrutura de higienização, controlar frequência e evitar aglomerações.

Obedece a critérios

A abertura dos shoppings obedece a critérios analisados por técnicos, para oferecer segurança a quem vai frequentá-lo. As praças de alimentação ainda não vão abrir.

*** Todas as lojas dos shoppings já estão preparadas para a abertura no sábado e terão apenas 20 horas para aproveitar as vendas do Dia dos Pais.

Por que tanto medo?

“O quê a Lava Jato tem a esconder da PGR”? A pergunta é do líder do PT no Senado, Rogério Carvalho: “Qual o motivo de tanto medo de integrantes da Lava Jato em divulgar os dados das investigações com a Procuradoria Geral da República”?

*** E repete: “Por que tanto medo? O Brasil exige transparência”!

Em cima de mentiras

Rogério diz também que “Bolsonaro foi construído em cima de mentiras. Ele travou uma guerra contra investigações que combatem Fake News porque sabe que na luz da verdade ele não vive politicamente”.

*** – Para o clã Bolsonaro ter vida política precisa da escuridão! – disse.

Alessandro vê absurdo

Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania) acha que Fachin corrigiu o absurdo articulado pelo procurador Aras e o ministro Toffoli.

*** – É preciso garantir a continuidade do combate à corrupção e preservar a independência dos integrantes do MPF, disse.

*** Para ele, “o sistema sujo não vai desistir. Outras tentativas virão, mas vamos combater a impunidade com todas as forças”.

Jogada de mestre?

Ontem pela manhã, nos grupos sociais, um assessor do PT disse que a troca feita pelo Cidadania – tirar da chapa de Danielle Garcia o PSDB e colocar o PSB – fora jogada de mestre do senador Alessandro Vieira e da própria candidata.

*** Essa troca, segundo o assessor, manteria o discurso do Cidadania sobre uma nova política. O ex-senador Eduardo Amorim refutou a versão e defendeu os tucanos.

Implodiu aliança

Pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo DC, delegado Paulo Márcio discordou do que dissera o assessor petista, em relação à manutenção do discurso e lembrou que “em 2018 foi Alessandro Vieira que implodiu a aliança entre Valadares e Dr. Êmerson, em defesa da nova política”.

*** – Além disso, o desembarque da Valadares Filho na chapa de Danielle Garcia não retira o PSDB e o PL da aliança, concluiu Paulo Márcio.

Jony e Georlize

O presidente regional do Republicanos, Jony Marcos, e a pré-candidata Georlize Teles (DEM) conversaram demoradamente na sexta-feira passada.

*** Há possibilidade de Jony disputar a Prefeitura e ter Georlize como vice. Nesse caso, a recíproca é verdadeira.

*** Georlize confirmou a conversa, mas disse que não tratou sobre formação de chapa.

Com 27 empresário

Ontem, em Aracaju, quando estava reunido com 27 empresários, o pastor Jony Marcos recebeu telefonema do também pastor e deputado federal Marcos Feliciano, do Republicanos.

*** – Feliciano disse que era um “soldado do partido” e que se colocava à disposição de Jony para trabalhar sua candidatura a prefeito de Aracaju.

*** Quem também ligou foi à ministra Damares Alves, para saber do projeto que o Republicanos estaria trabalhando.

Zezinho com partidos

Já o deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos) conversa com outros partidos para manter sua candidatura a prefeito de Aracaju. Esteve com o DEM, com o Patriotas, com o PMN e conversou via telefone com o PT.

*** Procurado por Márcio Macedo. Zezinho foi rápido: “o meu objetivo é ser cabeça de chapa”.

*** Para Zezinho, “até agora não tem ninguém fechado com ninguém. Todos conversam e não existe favoritismo”.

Sobre as pesquisas

Pré-candidato a prefeito do PT, Márcio Macedo diz que não costuma comemorar nem lamentar pesquisa. “Já vi (Marcelo) Déda ter 2% nas pesquisas e acabar eleito no primeiro turno”.

*** – Estou muito centrado no projeto, acredito no nosso crescimento e as pesquisas internas nos mostram isso, disse.

Rocha e Umbaubá

Coronel Rocha, pré-candidato a prefeito por São Cristóvão, conversou, quinta-feira, com dois integrantes do grupo político dos Umbaubás, que tem como pré-candidata a prefeita Gedalva Umbaubá (PSC).

*** – Fomos convidados a nos somarmos ao grupo para o pleito deste ano,

Também com PDT

No domingo, Coronel Rocha, através de Betão (PDT), pré-candidato a vice prefeito de São Cristóvão, na chapa de Adilson Júnior (PSD), que estava presente, também foi convidado a fazer parte do agrupamento político visando as eleições municipais.

*** Segundo Rocha, “o Cidadania em seu Cristóvão irá submeter os convites ao seu diretório, pré-candidatos e filiados.

Uma boa conversa

Clóvis Silveira – Saudades do tempo, dos velhos momentos, dos anos passados que se foram com o vento, sorrisos, lembranças, belos sentimentos!

Reduz isolamento – Segundo  o boletim ‘Bussola’, o Estado de Sergipe reduziu o isolamento social na segunda-feira. Ficou com 46,46% da população.

Mantém-se estável – Ainda na segunda-feira, Sergipe também manteve a estabilidade no número de mortes, com 3,5 por cento.

Valor Econômico – Ministério Público Federal (MPF) tenta obrigar SUS a oferecer cloroquina a pacientes de covid-19.

Roda Viva – no programa Roda Viva, da TV – Cultura, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que “é uma ilusão a gente acreditar que um novo imposto vai resolver os problemas do Brasil”.

Lava Jato – O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, anulou o compartilhamento da base de dados da Lava Jato.

Dia dos Pais – O Dia dos Pais está chegando e mesmo com a reabertura do comércio e a procura por presentes a comemoração ainda vai ser à distância para muita gente.

Hildegard Angel – Cantor Gusttavo Lima tirou chapéu pra Bolsonaro “por ter levado a água pro Nordeste”. Como pode?

Metrópoles – O país contabilizou uma média diária de 1.006 mortes, 4,2% a menos em relação aos últimos 14 dias imediatamente anteriores.

Leia também