Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

EM ARACAJU JÁ FORAM TESTADOS 48.397 PESSOAS PARA DETECÇÃO DA COVID-19

8

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante a realização dos testes para detecção da covid-19, especialmente das pessoas sintomáticas. Na capital, mais de 48.397 pessoas já foram testadas. Desses, 18.525 foram testes RT-PCR, feitos pela Rede Municipal de Saúde.

Ao apresentarem sintomas leves de síndromes gripais, por exemplo, a orientação é buscar alguma das oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que foram adaptadas para serem referência a esse tipo de ocorrência: a UBS Augusto Franco, localizada no conjunto Augusto Franco; UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa; UBS Fernando Sampaio, no Castelo Branco; UBS Cândida Alves, no Santo Antônio; UBS Eunice Barbosa, no Coqueiral; UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont, e a UBS Onésimo Pinto, no Jardim Centenário.

Segundo a assessora técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Ana Régia Andrade, as UBS são portas de entrada para a rede municipal. “No entanto, se você apresenta sintomas como falta de ar, é preferível que busque uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionam 24h, que pode ser tanto a Fernando Franco (zona Sul) quanto Nestor Piva (zona Norte), as quais são destinadas ao atendimento de urgência”, orienta.

Exame

Com relação ao exame para detecção, ou não, da covid-19, o disponibilizado pela SMS para a população é o RT-PCR, que pode ser feito tanto nas UBSs de referência em síndromes gripais, como nas UPAs, sempre considerando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e após avaliação médica.

“A disponibilização do resultado do exame tem variado de acordo com a demanda e capacidade de processamento pelo Lacen. Nós enviamos a amostra, que é coletada em uma das unidades para o Laboratório Central, que faz a análise e, através de um sistema ao qual temos acesso, disponibiliza o resultado. Após isso, nossas equipes entram em contato para informar o resultado positivo ou negativo e, em caso positivo, realiza o acompanhamento remoto do paciente”, detalha.

Este acompanhamento é feito pela equipe do MonitorAju, serviço ofertado através do número 0800-729-3534. O usuário também pode solicitar o resultado do exame pela plataforma AjuInteligente, que oferta alguns serviços municipais de forma remota.

Fonte e foto AAN

Leia também