Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Mais de duas mil empresas serão beneficiadas com soluções de inovação

8

Objetivo é ajuda-las a melhorar a produtividade e aumentar o faturamento

O Sebrae está oferecendo aos empresários uma oportunidade para estimular a adoção de práticas inovadoras em seus negócios focadas no aumento de produtividade. O apoio é disponibilizado por meio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que promove a inovação como instrumento para reduzir os custos e aumentar o faturamento das microempresas e empresas de pequeno porte a partir da instrumentalização e experimentação de ferramentas ágeis e do compartilhamento de experiências entre os empresários.

Até março de 2022 o programa pretende atender mais de dois mil pequenos negócios de diversos segmentos sediados nas regiões de Aracaju, Lagarto, Itabaiana, Propriá, Estância e Nossa Senhora da Glória. A participação no ALI é 100% subsidiada pelo Sebrae e as inscrições já estão disponíveis no site www.sebraesergipe.com.br/ali.

A cada três meses serão disponibilizadas 400 vagas para acompanhamento. Neste primeiro ciclo serão atendidos os setores de autopeças, bem estar, construção civil, moda, petróleo e gás, saúde e turismo.

Os empresários terão três meses para participar da Jornada da Inovação e receberão durante este período a orientação de bolsistas capacitados pelo Sebrae, os ALIs. Eles terão o papel de apresentar ferramentas que oportunizam melhoria da capacidade gerencial, mensuração de indicadores, acesso a mercados, interação com ecossistema de inovação, troca de experiências.

A metodologia utilizada no atendimento está baseada nos métodos mais avançados e atuais de inovação, utilizando conceitos e ferramentas que são aplicados por grandes empresas inovadoras, bem como startups de rápido crescimento, permitindo assim validar a inovação com potenciais clientes, escalar o negócio e reduzir os riscos inerente à inovação.

Como funciona

Os empresários interessados em participar do programa deverão inicialmente fazer um autodiagnostico para avaliar o seu empreendimento. Essa análise será realizada com o uso de uma ferramenta conhecida como Radar da Inovação para a Produtividade. Eles irão responder questionamentos sobre temas como gestão por indicadores, operações, marketing, práticas sustentáveis, inovação e transformação digital.

Após a análise do autodiagnostico, um ALI irá entrar em contato com os empresários para apresentação da jornada do cliente, adesão ao projeto e devolutiva do radar. Confirmada a adesão, tem início o ciclo de melhoria da produtividade que consiste no mapeamento do problema, validação da solução, implementação dessa solução e mensuração dos resultados.

Durante o ciclo serão realizados encontros individuais e coletivos, bem como aplicados sprints de inovação buscando a resolução do problema definido. Os empresários terão ainda a oportunidade de participar de encontros setoriais e estaduais, participar de rodadas de negócio e receber consultorias individualizadas.

O primeiro ciclo de atendimento será realizado a partir do mês de agosto. Novos grupos de empresários serão beneficiados com o programa a cada três meses, sendo que a última etapa será realizada em janeiro de 2022.

Para mais informações sobre o Programa ALI os empresários podem ligar para o (79) 2106-7710 ou enviar um email para kattiussya.alves@se.sebrae.com.br

Foto assessoria

Por Wellington Amarante

Leia também