Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Política desfalca o rádio

19

Por Adiberto de Souza *

A partir desta terça-feira, o rádio sergipano será desfalcado de vários comunicadores, que vão se ausentar do microfone para disputar as eleições de novembro. Segundo a legislação eleitoral, o pré-candidato que não se afastar do rádio e da TV neste dia 11 de agosto terá o registro cassado e a emissora será punida com multa. Em Aracaju, vão se afastar das rádios e televisões, entre outros, os radialistas Douglas Magalhães, Marcos Couto, Ricardo Marques, Barroso Guimarães, Fábio Teles, Miro Ribeiro, Fabiano Oliveira, Fábio Henrique, Emília Corrêa, Mendonça Prado, Jason Neto e Daniella Fortes. Em Lagarto, os pré-candidatos Prefeitinho, JC e Vilânio Santos se ausentarão das rádios Juventude, Aparecida e 13/FM, todas comunitárias. Em Itabaiana, os radialistas pré-candidatos a vereador são Roosevelt Santana, Alex Henrique e Iran Gonsalves. A ausência de todos eles das emissoras de rádio e TV não significa que o público deixará de ouvi-los e vê-los. Na condição de candidatos, estes comunicadores vão estrelar o horário eleitoral gratuito, entre 27 de setembro a 12 de novembro, além de marcarem presença na internet. E haja discurso!

Goela abaixo

Ainda pode aparecer um novo nome para disputar a vaga de candidato a vice na chapa do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Pelo menos foi o que insinuou o ex-governador Jackson Barreto (MDB), ao ser ouvido pelo portal JLPolítica. Segundo ele, o pedetista e seus aliados devem ter “maturidade suficiente para compreender que, de uma hora pra outra, possa aparecer um pré-candidato a vice que nem seja algum desses que estão aí pensados. Tudo pode acontecer”. Esta afirmação de JB fez muita gente suspeitar que ele pode querer enfiar goela abaixo um postulante a vice na chapa de Edvaldo. Será? Danôsse!

Conta gotas

O governo de Sergipe conclui, nesta segunda-feira, o calendário de pagamento referente ao mês de julho. Recebem hoje o salário do mês e a 7ª parcela do 13º Salário de 2019, os servidores ativos, aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 3 mil. Também botam a mão na grana todos comissionados sem vínculo com o Estado. O governo iniciou o calendário de pagamento da folha de julho, em 31 daquele mês, pagando quem ganham menos de R$ 3 mil. É o famoso pinga-pinga. Crendeuspai!

Bolsonaro vem aí

Os bolsonaristas estão radiantes com a anunciada visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Sergipe. Convidado pelo deputado federal Laércio Oliveira (Progressista), o capitão vem na próxima segunda-feira (17). Participará na Barra dos Coqueiros da inauguração da Termoelétrica Porto de Sergipe da CELSE e do primeiro terminal de GNL privado do País. Também visitará a Fafen, em Laranjeiras, que deverá ser reativada em janeiro de 2021. Nem precisa dizer que os bolsonaristas pré-candidatos farão de tudo para subirem no palanque do presidente. Misericórdia!

Lula também vem!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também deve dar com os costados em Sergipe. Ainda não há uma data definida, contudo a sua assessoria confirmou que ele pretende fazer um périplo pelo Nordeste. A ideia é dar apoio aos pré-candidatos a vereador e prefeito da região. Em Aracaju, Lula manterá contato com lideranças para pedir empenho na campanha do pré-candidato a prefeito Márcio Macedo. Também deverá gravar mensagens para pré-candidatos a prefeito do interior sergipano, a exemplo do itabaianense Olivier Chagas (PT). Marminino!

Cuspindo fogo

O sempre elegante ex-senador Eduardo Amorim, presidente do PSDB, expos toda sua indignação numa mensagem postada nas redes sociais. O tucano não revelou o pecado, nem o nome do pecador, mas rasgou o verbo contra o dito cujo: “Existem malandros, desocupados e ratos que só viviam rastejando atrás do meu irmão [Edvan Amorim]. Por que será que esses malandros, ratos hoje cospem no prato que lambiam???!! Pelo visto, cuspiu e jogou fora também o DNA de caráter que o pai tinha!!”, fuzilou Eduardo. Home vôte!

Correios reprovados

Dependesse do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) os Correios já tinham sido vendidos há muito tempo. O parlamentar faz questão de dizer que não é um simpatizante da privatização, “mas os Correios já passaram do limite da paciência da população. Segundo Mitidieri, o serviço prestado é caro, ruim e muito demorado. O deputado pede que não botem a culpa na pandemia, porque a atuação dos Correios já era ruim muito antes da Covid-19. Vixe!

Recorreu à Justiça

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) não concorda que a Assembleia retome as sessões presenciais. E para impedir que isso ocorra enquanto durar a pandemia da Covid-19, ele acionou a Justiça, pedindo que impeça o Legislativo de realizar sessões mistas. A direção da Assembleia pretende que os deputados possam participar das plenárias pela internet ou comparecendo ao Parlamento. Gilmar acha isso perigoso tanto para os deputados quanto para os servidores da Assembleia. Então, tá!

Quer comprar?

A Petrobras deu início à fase vinculante para vender sua participação no campo de Tartaruga, localizado no litoral norte de Sergipe, no município de Pirambu. A produção média do campo, de janeiro a junho deste ano, foi de 609,76 barris por dia de óleo leve (37º API). A petrolífera informa que essa operação está alinhada à estratégia de otimização de seu portfólio e à melhoria de alocação do capital. A Petrobras detém 25% no campo de Tartaruga e a Maha Energy Brasil Ltda é a operadora, com 75% de participação. Aff Maria!

Nossos 200 anos

A Assembleia vai promover mais uma palestra dentro das comemorações pelos 200 anos da Independência de Sergipe. Será na próxima segunda-feira, tendo como palestrante o professor doutor Petrônio José Rodrigues. Ele falará sobre a resistência negra à luz do bicentenário da Independência sergipana. O Legislativo já recebeu uma série de historiadores para falar sobre esses dois séculos de Sergipe independente. Prestigie!

 Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 31 de dezembro de 1938.

* É editor do site Destaquenoticias

Leia também